Categories: iPhoneNotícias

Grandes produtoras de jogos reagem a iniciantes do iPhone

Empresas investem publicidade para melhorar no ranking de aplicativos.
Maioria dos 13 mil jogos na App Store são de pequenas produtoras.

Jogos desenvolvidos por pequenas produtoras para iPhone são os mais procurados na App Store. (Divulgação)

Publicidade

À medida que o iPhone se torna um aparelho popular para jogos, grandes

produtoras de videogames estão ampliando a competição com empresas menores que encontraram sucesso inicial no celular da Apple.

Com marcas conhecidas e bons recursos financeiros, produtoras como Electronic Arts, Gameloft e Glu Mobile desfrutam de grandes vantagens. Mas as empresas ascendentes, tais como ngmoco, Digital Chocolate e Tapulous, se provaram competentes em desenvolver suas marcas, até o momento.

A App Store, da Apple, oferece cerca de 13 mil jogos – muitos criados por pequenas produtoras –, e conquistar a atenção dos consumidores é um desafio. Os rankings de download são essenciais para o sucesso, já que os usuários tendem a procurar jogos nas listas dos mais populares.

“Ainda que os principais jogos para o iPhone sejam hoje trabalho de produtoras independentes, as grandes companhias vão contra-atacar”, disse Jeremy Liew, diretor executivo da Lightspeed Venture Partners, uma empresa de investimentos que injetou recursos em produtoras de jogos sociais.

“O iPhone só oferece uma maneira dos jogos serem descobertos, hoje, e isso favorece as grandes produtoras, dotadas de mais recursos”, acrescentou.

Briga

As grandes produtoras “dispõem de verbas consideráveis de marketing. No minuto em que um aplicativo começa a cair no ranking, elas investem em publicidade para levá-lo a subir de novo”, disse Krishna Subramanian, co-fundador da Mobclix, uma empresa de análise.

Em contraste, as produtoras menores tendem a oferecer mais jogos gratuitos ou por US$ 1 (cerca de R$ 2), a fim de ajudar a elevar o número de downloads.

Desde o seu lançamento, um ano atrás, a App Store deu origem a todo um novo setor de criadores de software. Histórias sobre empresários que enriqueceram com um aplicativo para o iPhone, trabalhando em suas garagens, reforçaram a lenda.

E ainda há recursos de investimento disponíveis, especialmente junto ao iFund, de US$ 100 milhões (cerca de R$ 200 milhões), estabelecido pela Kleiner Perkins Caufield & Byers. O fundo de capital investiu em criadoras de aplicativos como a ngmoco.

fonte: G1

Dario Coutinho

O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: dario@mobilegamer.com.br

Recent Posts

Once Human: incrível jogo de mundo aberto chega ao mobile em abril de 2025

A NetEase Games anunciou o roadmap de desenvolvimento para Once Human em 2025, trazendo grandes…

1 dia ago

One Piece: Ambition – novo jogo APK

A Tencent Games anunciou o lançamento de One Piece: Ambition, um RPG de ação em…

1 dia ago

Light of Motiram terá teste no Natal, mas apenas na China

A Tencent Games fará um teste fechado de Light of Motiram, aquele de sobrevivência em…

1 dia ago

Dead by Daylight Mobile será encerrado 2025

A NetEase Games anunciou que o jogo Dead by Daylight Mobile será encerrado em 20…

1 dia ago

Delta Force NÃO terá modo Battle Royale, revela produtor

No último vídeo de "Pergunte qualquer coisa" de Delta Force, o primeiro após o lançamento…

3 dias ago

Riot Games faz postagem sugerindo atualização sobre Valorant Mobile

A Riot Games fez uma postagem no X (antigo twitter) com uma mensagem sugerindo uma…

3 dias ago