Categories: Notícias

Jogos para celulares ampliam vida social no Japão

São 127 milhões de japoneses que utilizam 112 milhões de celulares – 90% deles têm conexão à internet

Tóquio – Em silêncio, teclando em todos os cantos do país, milhões de japoneses mantêm uma intensa vida social graças a seus telefones celulares, porta de entrada a um variado mundo de comunidades online.

No Japão, um país com 127 milhões de habitantes e 112 milhões de celulares – quase 90% com acesso à internet -, é mais frequente a utilização dos telefones móveis que a dos computadores para navegar na rede, o que explica o sucesso de aplicativos para os keitai denwa (telefones celulares, em japonês).

Entre eles, destacam-se as redes sociais para celulares, ao estilo dos famosos “Facebook” ou “MySpace”, mas com funções específicas para as telas dos aparelhos japoneses.

Publicidade

O número um no Japão no setor é o “Mixi”, um site que nasceu há seis anos e que hoje conta com 25 milhões de usuários, quase 20% da população japonesa.

O “Mixi” foi criado em 2004, para ser acessado pelos computadores, mas cresceu logo em seguida até conquistar os celulares japoneses, a partir dos quais atualmente recebe cerca de 11 milhões de visitas diárias, frente aos 4 milhões de acessos pelo computador.

Através do keitai e respeitando os costumes de silêncio e educação que reina nos lugares públicos no Japão, os usuários do serviço para celulares do “Mixi” aproveitam as pausas em sua rotina diária para trocar fotos, conselhos, comentários, vídeos ou notícias.

Mas o que se tornaram verdadeiras minas de ouro no Japão foram os jogos sociais para celulares, aplicativos que misturam socialização e entretenimento.

Os jogos vão desde simples competições de golfe ou de pesca até a construção de cidades virtuais com a ajuda de outros usuários.

A característica comum destes aplicativos é que, além de simplesmente competir, os jogadores podem comunicar-se entre si com mensagens curtas ou por meio da troca de “presentes” virtuais.

Além do “Mixi”, outro sucesso é “Mobage Town”, um site criado em 2006 e que já conta com 17 milhões de usuários, e o cada vez mais popular “Gree”, com mais de 16 milhões.

O segredo de sua abrangente difusão é a gratuidade para baixar os jogos, e sua rentabilidade é garantida por objetos virtuais têm que ser comprados para ganhar pontos ou para serem trocados com outros jogadores.

Assim, em um dos jogos do “Gree”, o usuário pode, por alguns centavos de dólar, comprar uma vara de pescar virtual que ajuda a ganhar pontos capturando os peixes mais importantes ou que pode ser dada de presente a outro jogador.

“Os preços são baixos, mas temos muitos usuários, portanto temos grandes lucros”, disse, recentemente, em entrevista ao canal “NHK”, Taisei Yoshida, produtor executivo do site.

No caso do “Mobage Town”, a moeda para as transações virtuais é o chamado Moba Gold, que é obtido, quando, por exemplo, o jogador clica em um anúncio publicitário, se registra no site do anunciante ou convida novos usuários a conhecerem a página.

Aproximadamente 30% do total pago pelos usuários vai para as operadoras de telefonia, enquanto o restante é distribuído entre os criadores dos jogos.

Prova do sucesso, é o fato de que o jovem fundador do “Gree”, Yoshikazu Tanaka, se tornou, aos 32 anos de idade, um dos 20 homens mais ricos do Japão, com uma fortuna de US$ 1,6 bilhão, segundo a última lista divulgada pela revista “Forbes”.

O fundador do “Mixi”, Kenji Kasahara, está na 33ª posição da lista, com US$ 720 milhões.

fonte: portalexame

Dario Coutinho

O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: dario@mobilegamer.com.br

Recent Posts

Free Fire foi o jogo mobile mais baixado do mundo em 2024, segundo relatório

O Free Fire continua sendo um dos maiores fenômenos do mundo dos games para celular.…

8 horas ago

Jogos da Netflix já tem quase 300 milhões de downloads, GTA: San Andreas é o título mais popular

O serviço de jogos por assinatura da Netflix tem o que comemorar. Desde o seu…

1 dia ago

Roblox dá início ao seu desafio de US$ 1 milhão para jogadores

A Roblox Corporation anunciou o início de A Busca: Mega Edição, um desafio global dentro…

1 dia ago

Apple Arcade revela os jogos que chegam ao catálogo em abril de 2025

O Apple Arcade anunciou seus novos jogos que serão lançados em abril de 2025. Ao…

1 dia ago

Crunchyroll adiciona mais dois JOGOS MOBILE ao seu catálogo

A Crunchyroll segue expandindo seu serviço Game Vault, trazendo novas opções para os assinantes do…

1 dia ago

Star Wars: Hunters será encerrado pela Zynga

A Zynga anunciou que vai encerrar Star Wars: Hunters, o game no estilo hero shooter,…

1 dia ago