A história dos jogos de celular começa em 1994, com o lançamento do Hagenuk MT-2000 pela Cetelco. O celular dinamarquês faria história ao colocar em sua programação de baixo nível um game bastante viciante na época, Tetris. Entretanto, mesmo com o lançamento do viciante Tetris, o celular não ficou tão popular e a fabricante foi comprada por outra empresa em 1995.
Em 1997, o ramo de telefonia móvel andava a passos largos. Falar de qualquer lugar em um celular era algo rotineiro, porém um pouco desengonçado. As bolsinhas e pochetes de celular reinavam, pois sempre tínhamos que carregar uma bateria extra. Entretanto, uma empresa da Finlândia, chamada Nokia, agregava cada vai mais valor ao seus aparelhos celulares finos e pequenos que executavam outras funções (além de falar) e tinha como grande atrativo, a enorme autonomia da bateria sobre seus concorrentes.
O Nokia 6110 foi lançado em 1997, seguido pelo Nokia 5110, em 1998. Eram os primeiros celulares onde era possível fazer outra coisa além de falar e enviar SMS. Estes aparelhos trouxeram ícones bem apresentados, melhor visualização de mensagens e possibilidade de ver desenhos. Apesar de ambos os aparelhos serem GSM, eles só chegariam no Brasil em 1999, funcionando ainda sob redes TDMA.
Estes dois lançamentos tinham o enfoque no público jovem adulto. Em especial o 5110 que tinha a possibilidade de trocar as carcaças por outras coloridas, vendidas separadamente.
Para as crianças de todas as idades o que chamava atenção no aparelho era a presença inédita de 3 jogos: Memory, Snake e Logic. Colocado despretensiosamente nestes celulares, um jogo fez enorme sucesso, Snake! Relativamente simples, praticamente o básico dos gráficos, Snake era um diversão casual, contudo, rotineira na vida de muitas pessoas.
A facilidade com que o aparelho se apresentava disponível, era a mesma facilidade de iniciar o jogo. Quem tinha um 5110 ou 6110 jogava casualmente e quem não tinha pedia emprestado. A competição era o grande lance e era comum as pessoas competirem para ver quem fazia mais pontos. Acredito que parte da febre do jogo Snake , deve-se também aos “brickgames” que fizeram muito sucesso no Brasil no final do século. Um dos jogos presentes nos “brickgames” era Snake, as pessoas já estavam familiarizadas com o jogo.
O sucesso rendeu frutos e nos telefones seguintes a Nokia adicionaria mais jogos como: Snake EX, Snake II, Bumper, Dance 2 Music, Link5, Magic Draw, e Space Impact. Veja imagens de alguns desses jogos abaixo:
Apesar de outras empresas como Siemens e Sony Ericsson seguirem o exemplo da Nokia, já era um pouco tarde, a febre havia passado e apenas Snake e Space Impact sobreviveram aos anos monocromáticos e embargados dos jogos para celular, todos os outros jogos desaparecem. Uma nova plataforma despontava.
Em 2002 os primeiros celulares com suporte a Java (J2ME) chegavam ao mercado, eram eles, Nokia 3410 e Siemens M50. Apesar de ainda possuírem displays monocrimáticos, ambos tinham a capacidade de fazer o download de um aplicativo (apenas um) para ser executado no celular. Isto abriu a oportunidade para que não apenas os fabricantes, mas outras empresas ou até mesmo qualquer pessoa desenvolve-se um jogo e o coloca-se em seu celular.
Snake é muito semelhante a jogos antigos para pc (anos 70) como: MILES, Blockblade e Nibbles.
Snake fez sua primeira aparição no Nokia 5110/ 6110 e era apenas uma linha e quatro pontos reunidos que simulavam a comida.
Depois veio Snake II para o Nokia 3310 (também monocromático). Com um pouco mais de detalhes, paredes e labirintos, também era possível passar de um lado para outros da tela como em pac-man. O jogo saiu em uma extensa lista de telefones como o Nokia 1100, famoso lanterninha.
Vieram em seguida:
1º Acessório Joystick para celular:
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muito interessante a matéria, espero a 2ª parte!
eu tbm curti nuito!
Que nostálgico esse post, ansioso pela parte dois.
que legal esse acessorio joystick manow.. devia ter desses pra jogar nos celulares touch..
alguem sabe se ja tem a parte 2??
Saiu já, vou colocar um link no fim do texto para ficar mais fácil.