Um gênero pouco jogado hoje em dia é Shoot ’em up (jogos são popularmente conhecidos como “jogos de navinha”). Este gênero fez muito sucesso antigamente, sendo um dos alicerces fundamentais dos jogos Arcade. Se você se assusta com a quantidade de FPS hoje em dia, deveria ver nos anos 70 a 90 onde choviam balas literalmente.
O jogo da resenha de hoje não é exatamente um jogo novo, Espgaluda II foi lançado originalmente para máquinas arcade em 2005, sendo a sequência direta de Espgaluda. A Cave, empresa responsável pelo game, é uma das poucas que ainda alimentam esse estranho gosto de ver um sem número de balas na tela. O game não é apenas um shoot ’em up, ele se enquadra em um gênero específico, denominado Bullet hell (inferno de balas) ou Maniac Shotter.
História
O jogo acontece em uma terra fictícia denominada Shinra, três anos após uma guerra maciça conhecida como, “A Grande Guerra de Shinra”, devastou o planeta. A humanidade é forçada a se retirar em prol da sobrevivência do planeta.
Porém existem aqueles que querem o domínio das máquinas, eles chamam o país agora de Soma. Um alquimista chamado Hiodoshi liderou um projeto chamado Espgaluda, que reuniu jovens para lutar por Shinra. Eles foram então chamados de Galuda (ou Garuda, em referência a mitologia Hindu).
Ageha e Tateha foram os dois protagonistas do jogo anterior. No final de Espgaluda I, eles se reuniram com sua progenitora e viviam em paz. Porém em Espgaluda II, eles são descobertos.
Protagonistas
Chefões
Gráficos e Jogabilidade
A versão para iPhone ficou muito semelhante ao jogo original. Os gráficos receberam um leve “downgrade” e não ficam tão limpos quanto a versão para Arcade. Mas a trilha sonora alucinante manteve-se a mesma.
Na parte de comandos, Espgaluda II para iPhone inova por trazer um controle direcional diferente. Com apenas um dedo, você usa uma área de tela como um trackpad e a personagem vai seguindo seus movimentos. Graças a isso, a tela do jogo fica bem limpa com apenas um botão de pause e outro botão: o Perception button.
A jogabilidade é dividida em “iPhone mode” e “Arcade Mode”. Com o botão de Awakening Mode presente em ambos. No iPhone mode, quanto esse botão é pressionado, você pode lançar ataques direcionados tocando (com o dedo mesmo) os inimigos. Já no Arcade mode o jogo retorna o modo original – ao pressionar o botão de Awakening Mode as balas inimigas ficam mais lentas e seu ataque melhora substancialmente. Em ambos os modos, o Awakening Mode depende de quantidade de cristais que você coleta.
Sabendo de tudo isso. só nos resta explodir tudo que vier pela frente nos 6 curtos níveis do jogo – e tentar escapar das milhares de balas que virão em padrões hipnóticos e calendoscópicos, fazendo quem não conhece o jogo ficar um pouco assustado. Porém, o jogo tem um pequeno macete explicado pela imagem abaixo:
Apenas a esfera brilhante que seu personagem carrega nas costa é a chamada “hit-box” ou área de colisão. É apenas ela que não pode se colidir com nenhuma bala.
Com isso você pode até imaginar: “ah, o jogo não é tão difícil assim” – e na verdade não é! Em fácil e normal é possível zerar sem problemas, com um continue apenas. O mesmo não pode ser dito do modo hard. Podemos dizer que ele cumpre mais do que promete e deveria se chamar modo impossível. Ao perder um continue você perde todos os pontos e esse é o mote do jogo. O único objetivo do jogador é fazer mais pontos e se deleitar desviando das balas.
Veredito
EspagaludaII para iPhone é basicamente um inferno de balas onde você tenta fazer a maior pontuação possível. É um excelente jogo para testar suas habilidades em desviar de balas, mas perde alguns pontos em ser apenas isso e não trazer todo o polimento da versão para Arcade ou Xbox 360.
Nota: 7.5
Nome: Espgaluda II
Produtora: Cave
Plataforma: iPhone, Xbox 360 e Arcade
Gênero: Shoot ’em Up!
Versão: 1.0.6
Lançamento: 2010
Bonus:
A NetEase Games anunciou o roadmap de desenvolvimento para Once Human em 2025, trazendo grandes…
A Tencent Games anunciou o lançamento de One Piece: Ambition, um RPG de ação em…
A Tencent Games fará um teste fechado de Light of Motiram, aquele de sobrevivência em…
A NetEase Games anunciou que o jogo Dead by Daylight Mobile será encerrado em 20…
No último vídeo de "Pergunte qualquer coisa" de Delta Force, o primeiro após o lançamento…
A Riot Games fez uma postagem no X (antigo twitter) com uma mensagem sugerindo uma…
View Comments
Ou! Ou! Eu preciso discordar da pouca profundidade da qual você diz sofrer o jogo, embora baseado no primeiro jogo. Fazer um score relevante é coisa que requer treinamento e não basta só fazer bullet time e sair matando todo mundo. Você deve converter o máximo de tiros em barras de ouro durante o Awakening mode. Só que no II parece que ao fazer isso, as naves que explodem liberam ainda mais tiro, logo o fator risco-recompensa sobe muito mais. Garanto que, se você focar no score, não sobre lá muito tempo para se preocupar em outras coisas. Isso se o jogo for tão bom ou melhor que o primeiro. E eu te invejo por você ter um iPhone...
@Cris Spiegel Não tenho iPhone, comprei um iPod 4G que custa um terço do preço e roda os mesmos jogos...[trollface]Te confesso que não joguei muito por score, pois no Game Center (aka xboxlive do iphone) nenhum dos meus amigos tem esse jogo e o ranking mundial é impossível.. só tem monstro...