Categories: Análise/ReviewiPhone

Review: Espgaluda II (iPhone)

Um gênero pouco jogado hoje em dia é Shoot ’em up (jogos são popularmente conhecidos como “jogos de navinha”). Este gênero fez muito sucesso antigamente, sendo um dos alicerces fundamentais dos jogos Arcade. Se você se assusta com a quantidade de FPS hoje em dia, deveria ver nos anos 70 a 90 onde choviam balas literalmente.

O jogo da resenha de hoje não é exatamente um jogo novo, Espgaluda II foi lançado originalmente para máquinas arcade em 2005, sendo a sequência direta de Espgaluda. A Cave, empresa responsável pelo game, é uma das poucas que ainda alimentam esse estranho gosto de ver um sem número de balas na tela. O game não é apenas um shoot ’em up, ele se enquadra em um gênero específico, denominado Bullet hell (inferno de balas) ou Maniac Shotter.


Game em sua versão original! Terapia para “maníacos”

História

O jogo acontece em uma terra fictícia denominada Shinra, três anos após uma guerra maciça conhecida como, “A Grande Guerra de Shinra”, devastou o planeta. A humanidade é forçada a se retirar em prol da sobrevivência do planeta.

Publicidade

Porém existem aqueles que querem o domínio das máquinas, eles chamam o país agora de Soma. Um alquimista chamado Hiodoshi liderou um projeto chamado Espgaluda, que reuniu jovens para lutar por Shinra. Eles foram então chamados de Galuda (ou Garuda, em referência a mitologia Hindu).

Ageha e Tateha foram os dois protagonistas do jogo anterior. No final de Espgaluda I, eles se reuniram com sua progenitora e viviam em paz. Porém em Espgaluda II, eles são descobertos.

Protagonistas

  • Asagi (12 anos) – Foi a terceira “garuda” desenvolvida no projeto e protagonista de Espgaruda II. Ela tem o tiro normal mais fraco dos três personagens principais. Ela é dublada por Ikumi Fujiwara, enquanto seu homólogo masculino é dublado por Yuki Fuji.
  • Ageha (21 anos) – Irmão mais velho de Tateha. Foi o protagonista do primeiro jogo. Seu tiro é reto é muito forte. Ele é dublado por Shuya Kishimoto, e sua contraparte feminina é dublada por Aiko Igarashi.
  • Tateha (19 anos) – Também é protagonista do jogo anterior. Ela é irmã mais nova de Ageha. Seu tiro é o que ocupa a maior parte da tela. Ela é dublada por Emi Kawauchi, e sua contraparte masculina é dublado por Kyo Sakai.

Chefões

  • Tsubame (10 anos) – Principie de Soma. Ele é o filho do governante do Soma e é o primeiro chefe do jogo.
  • Madara (27 anos) -É um maníaco do exército de Soma que você enfrenta no meio da segunda fase e novamente na 4ª fase.
  • Janome (11 anos) – Princesa de Soma, chefe da 3ª fase.
  • Seseri (15 anos) – Uma sobrevivente da Grande Guerra Shinra, Soma salvou sua pátria à beira da destruição. Seseri é a chefe da 5ª fase.
  • Kujaku é o segundo chefe da fase 6, formado a partir de uma fusão dos irmãos Tsubame e Janome.

Gráficos e Jogabilidade

A versão para iPhone ficou muito semelhante ao jogo original. Os gráficos receberam um leve “downgrade” e não ficam tão limpos quanto a versão para Arcade. Mas a trilha sonora alucinante manteve-se a mesma.

Na parte de comandos, Espgaluda II para iPhone inova por trazer um controle direcional diferente. Com apenas um dedo, você usa uma área de tela como um trackpad e a personagem vai seguindo seus movimentos. Graças a isso, a tela do jogo fica bem limpa com apenas um botão de pause e outro botão: o Perception button.

A jogabilidade é dividida em “iPhone mode” e “Arcade Mode”. Com o botão de Awakening Mode presente em ambos. No iPhone mode, quanto esse botão é pressionado, você pode lançar ataques direcionados tocando (com o dedo mesmo) os inimigos. Já no Arcade mode o jogo retorna o modo original – ao pressionar o botão de Awakening Mode as balas inimigas ficam mais lentas e seu ataque melhora substancialmente. Em ambos os modos, o Awakening Mode depende de quantidade de cristais que você coleta.

Sabendo de tudo isso. só nos resta explodir tudo que vier pela frente nos 6 curtos níveis do jogo – e tentar escapar das milhares de balas que virão em padrões hipnóticos e calendoscópicos, fazendo quem não conhece o jogo ficar um pouco assustado. Porém, o jogo tem um pequeno macete explicado pela imagem abaixo:

Apenas a esfera brilhante que seu personagem carrega nas costa é a chamada “hit-box” ou área de colisão. É apenas ela que não pode se colidir com nenhuma bala.

Com isso você pode até imaginar: “ah, o jogo não é tão difícil assim” – e na verdade não é! Em fácil e normal é possível zerar sem problemas, com um continue apenas. O mesmo não pode ser dito do modo hard. Podemos dizer que ele cumpre mais do que promete e deveria se chamar modo impossível. Ao perder um continue você perde todos os pontos e esse é o mote do jogo. O único objetivo do jogador é fazer mais pontos e se deleitar desviando das balas.

Veredito

EspagaludaII para iPhone é basicamente um inferno de balas onde você tenta fazer a maior pontuação possível. É um excelente jogo para testar suas habilidades em desviar de balas, mas perde alguns pontos em ser apenas isso e não trazer todo o polimento da versão para Arcade ou Xbox 360.

Nota: 7.5

Nome: Espgaluda II
Produtora: Cave
Plataforma: iPhone, Xbox 360 e Arcade
Gênero: Shoot ’em Up!
Versão: 1.0.6
Lançamento: 2010

Bonus:

Dario Coutinho

O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: dario@mobilegamer.com.br

View Comments

  • Ou! Ou! Eu preciso discordar da pouca profundidade da qual você diz sofrer o jogo, embora baseado no primeiro jogo. Fazer um score relevante é coisa que requer treinamento e não basta só fazer bullet time e sair matando todo mundo. Você deve converter o máximo de tiros em barras de ouro durante o Awakening mode. Só que no II parece que ao fazer isso, as naves que explodem liberam ainda mais tiro, logo o fator risco-recompensa sobe muito mais. Garanto que, se você focar no score, não sobre lá muito tempo para se preocupar em outras coisas. Isso se o jogo for tão bom ou melhor que o primeiro. E eu te invejo por você ter um iPhone...

  • @Cris Spiegel Não tenho iPhone, comprei um iPod 4G que custa um terço do preço e roda os mesmos jogos...[trollface]Te confesso que não joguei muito por score, pois no Game Center (aka xboxlive do iphone) nenhum dos meus amigos tem esse jogo e o ranking mundial é impossível.. só tem monstro...

Recent Posts

Light of Motiram ultrapassa 5 milhões de pré-registros e promete recompensas para lançamento

A Tencent Games anunciou hoje que Light of Motiram, seu novo jogo de sobrevivência em…

9 horas ago

Arknights: Endfield inicia novo teste fechado no mobile na China

A Hypergryph anunciou hoje (28) que Arknights: Endfield iniciou o processo de convite para seu…

10 horas ago

Como a Criptomoeda Está Moldando o Futuro dos Jogos Móveis

Nos últimos anos, os jogos móveis se tornaram uma das formas mais populares de entretenimento…

10 horas ago

Odin: Valhalla Rising é lançado globalmente para Android, iOS e PC

Após anos de expectativa e inúmeros testes beta, Odin: Valhalla Rising foi lançado oficialmente hoje,…

10 horas ago

World of Goo 2 é lançado para Android e iOS

A aguardada sequência de um dos maiores clássicos dos puzzles mobile finalmente chegou! World of…

10 horas ago

Overwatch Mobile será um MOBA

Blizzard Entertainment anunciou uma parceria inédita com uma empresa de jogos sul-coreana para a publicação…

10 horas ago