Um ano após ter sido lançado para consoles e portáteis, Sonic e sua turma chegam para os aparelhos da Apple em uma ótima conversão. Sonic & Sega All-Star Racing (SSASR) cumpre vários requisitos e presenteia os usuários com muita diversão.
O que chama atenção em SSASR é o esmero da produção. A Sumo Digital trouxe um grande jogo com quase zero de bugs, bem balanceado e com requinte, tanto nos gráficos como na parte sonora.
A abertura é um show a parte, porém ela mostra personagens que não estão presentes no jogo, e isso me deixou um pouco decepcionado. Na versão para Nintendo DS são 20 personagens, no iPhone são apenas 10.
Os gráficos estão dentro da capacidade de qualquer versão do iPhone e ainda sim, surpreendentes até no iPhone 4. Na parte do áudio, apesar do game não contar com músicas nostálgicas, as trilhas ficaram muito boas e combinam com o clima do jogo que é de festa.
Os comandos se dividem em dois tipos: touch e com o acelerômetro. Como sempre, jogar pelo acelerômetro torna o jogo bem mais difícil de controlar e às vezes quase impossível. Já com os comandos no modo touch tudo vai bem.
A dificuldade do jogo é moderada e os Power-ups são bem legais e funcionais. Minha única reclamação é a quantidade exagerada de tiros que você leva quando está no primeiro lugar (muito mesmo) parece até um “todos contra um”. Algumas coisas ficaram obvias demais. Só podemos pegar o item SUPER quando estamos em último lugar, e sempre é assim, joguei por horas e nunca peguei ao estar no quinto, nem no quarto lugar.
O Time Trial é praticamente sacanagem. Os criadores do jogo
s colocaram lá seus “ghosts” (seus tempos) para mostrar para o pessoal como se joga. É quase impossível quebrar algum recorde.
As pistas oferecidas são as mesmas da versão do Nintendo DS e também não contam com modo mirror (presente em muitos jogos de kart).
Em contra partida uma das grandes características de SSASR é ter um modo mutiplayer online/offline muito bom e que exige pouca conexão. É possível customizar as corridas, escolher os oponentes ou aceitar quem aparecer primeiro (Quick Race+) . Existe ainda o modo batalha, perfeitamente configurável, assim como o modo vs race.
Realmente um grande jogo, aqui no meu iPod Touch 4 rolou um pequeno lag em algumas corridas, coisa pouca, mas que aconteceu também no iPhone 3G, como um amigo meu relatou. Este lag não chega a incomodar, ele acontece apenas uma ou duas vezes durante uma corrida e não chega a atrapalhar. Como ambos usamos iOS 4.1 e 3.1, pode ser que nas versões atualizadas não aconteça este lag.
+Prós
- Melhor jogo de kart para iPhone!
- Menus bem trabalhados
- Modo multiplayer customizável (tanto nas corridas como no modo batalha)
- Comandos simples
- Cenários bem construídos (embora sinto falta de alguns atalhos)
- Muitos personagens para escolher
- Muito desafio no modo time attack
-Contras
- Jogar pelo acelerômetro pode não ser interessante
- Pequeníssimo lag (pode não acontecer)
- Alguns ambientes ficaram muito escuros
- Faltou o Alex Kid!!!!
- Poderia ter mais pistas ou um modo mirror para aumentar o fator replay
Nome: Sonic & Sega All-Star Racing
Produtora: Sega
Plataforma: iPhone, iPad e iPod Touch
Gênero: Corrida
Versão: 1.0
Lançamento: junho de 2011
Curiosidade
Como é de costume nos jogos de kart, o protagonista nunca é o melhor personagem. Aqui a regra se repete, os melhores personagens são Dr. Robotinik e Chuih.
Sem Alex Kid? o_O Caramba! Logo o Alex q foi o primeiro mascote da SEGA antes do Sonic Aparecer XD
Vinny Nettoparece que a SEGA "abandonou" o Alex Kid, nunca mais citou sobre ele e depois que surgiu o SONIC, fez ele sumir de vez, uma pena…
Pena mesmo, a Capcom por exemplo nunca deixou nem o Ghost 'n Goblins de lado.
André Augusto da SilvaRealmente é uma pena! A Sega começo a sua ascenção na area de games domesticos com Alex Kid. O game do Sonic sairia 6 anos depois. Olha acho que a Sega deveria ter dado mais atenção para o Alex. Se vc for comparar, a Sega desenvolveu apenas 5 games do Alxe enquanto os do Sonic é de perder de vista. Além disso, axcho que foi precipitação demais da Sega em não acreditar no potencial do Alex Kid e concentrar forças no ouriço azul……Enfim, Alex Kid é lenda e inesquecivel, assim como o Sephiroth ou o Cloud do Final Fantasy VII por exemplo
Vinny NettoAlex Kid daria um jogo de exploração e "magia" incrível, se feito com os recursos atuais. Algo como o novo Rayman para consoles.
Dário CoutinhoCom certeza! Imagine por exemplo um "Alex Kid and The Miracle World" em HD ou um remake do mesmo? Garanto que faria sucesso e seria bem recebido pelos gamers old school como nós.