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Um fenômeno retrô, cabines de arcade para iPad

Quem disse que os arcades morreram?

 

Um fenômeno estranho toma conta de um dos gadgets mais modernos e desejados dos últimos tempos, sim, estamos falando do iPad. O tal fenômeno é a popularização de cabines inspiradas nos antigos arcades, conhecidos também por “fliperamas”.

O que começou como uma brincadeira de 1º de abril terminou virando um produto de verdade.

Fliperama é um estabelecimento destinado ao uso de máquinas do tipo “pinball” , o nome “flipper” vem das alavancas usadas para controlar a bola em pinball[1]. O termo pode remeter ainda às máquinas de “arcade” propriamente ditas[2]. Apesar desta última definição ser a mais distante da original, é atualmente a mais utilizada, devido ao fato das máquinas do tipo “arcade” serem em maior número do que as máquinas de “pinball” em quase todos os fliperamas.

 

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Diversões eletrônicas

Como sou do tempo das “diversões eletrônicas” isso não parece me causa nenhum estranhamento, a não ser saudade. O que é a novidade para mim é a quantidade de cabines que começam a chegar no mercado (já são três).

Tudo começou com uma brincadeira de primeiro de abril no site ThinkGeek. O que parecia mentira, repercutiu tanto que virou realidade e a cabine pode ser comprada diretamente no site. Ela vem com 8 botões e um manche, tudo num estilão bem arcade mesmo. O aparelho faz conectividade com o iPad através do bluetooh e funciona com duas pilhas AA (podem ser recarregáveis). Basicamente ele é um teclado Bluetooth.

Configurado apenas para alguns jogos com uma certa idade, o iCade pode ser usado também pelo emulador de Arcade iMame4All, existente apenas no Cydia (aparelho precisará ser Jailbroken).

 

Depois do iCade foram anunciados um controle arcade da Atari e outra cabine da Taito.

 

De todos, nem preciso dizer que o meu favorito é o iCade. Mas uma dúvida me consome, ainda não entendi, por que o suporte a estas cabines não é amplamente empregado por jogos recentes e por que ainda não saíram versões para iPhone ou iPod Touch. Seria demais jogar Street Fighter 4 Volt ou King of Fighter i sem ter nossos polegares na tela.

 

Dario Coutinho

O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: dario@mobilegamer.com.br

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