No Review de hoje, vamos falar sobre ShadowGun, jogo produzido pela MadFinger Games (a mesmas por trás de “Samurai II“), o jogo é um TPS (Third Person Shooter / Tiro em Terceira Pessoa) muito parecido com o famoso “Gears of War” da Epic Games.
OBS: Jogo testado em um iPhone 3G[S]
OBS²: Não se deixe levar pelas notas e opiniões aqui expostas
O jogo se passa no ano de 2350, você controla John Slade, um famoso caçador de recompensas que vaga pela galáxia na sua nave ROOK juntamente com S.A.R.A., uma avançada interligência artificial Robô que te ajuda em suas missões. John Slade é um famoso “ShadowGun”, que são os melhores caçadores de recompensa da galáxia, até um dia receber uma missão desafiadora para caçar o Dr. Edgar Simon, cientista brilhante, mas maquiavélico, que está criando seu próprio exército formado por criaturas geneticamente modificadas e armamentos robóticos avançados.
O jogo apresenta uma história simples, sem muitos diálogos, com vários clichês, mas de fácil compreensão, é uma pena o jogo não possuir o idioma Português do Brasil, mas se você entender um pouco de Inglês, já vai facilitar.
O único problema no quesito “GRÁFICOS” de ShadowGun é que apesar do jogo possuir bons gráficos, os cenários foram mal aproveitados, você vai reparar que todos os cenários são praticamente idênticos, sempre com o mesmo tom de “dourado”, se não algo verde para dar um destaque, somente na segunda fase que a maior parte é a céu aberto, se nota a qualidade visual surpreendente do game, a nível de console, fora isso, os cenários acabam “perdendo a graça” por serem praticamente todos idênticos.
Um ponto que merece destaque, a MadFinger Games, ao contrário das demais produtoras (como a GAMELOFT por exemplo) não se dedicou especialmente ao iPad 2 para a produção do game, o jogo rodou perfeitamente no iPhone 3G[S] com gráficos lindos e sem queda no framerate ou problemas de funcionamento, como ficar saindo sozinho do jogo.
MAS nada é perfeito, as vezes você pode se incomodar com o controle da mira e o “andar forçado” do personagem, sem contar na Inteligência Artificial (IA) dos inimigos, que só vão perceber que você está por perto se você atacar eles ou se aproximar demais. O arsenal de armas é fraco, com apenas 4 tipos de armas disponíveis (Metralhadora, Shotgun, Lança-Granadas e um Lança-Foquetes) e quem é acostumado com jogos como o da GAMELOFT por exemplo, vai se incomodar um pouco com a forma de recarregar a arma, que ao invés de toca-la, existe um botão somente para isso, mas não podemos culpar o jogo por isso. Uma coisa que sem dúvida nenhuma você vai sentir falta é a famosa “coronhada”, em “ShadowGun” quando um inimigo está cara a cara com você, não tem nenhuma maneira de bater nele com sua arma, você terá que descarregar suas balas sobre ele, o que irrita um pouco.
Os sons das armas, principalmente os da Shotgun, são muito reais e até parecem de verdade, sem contar “efeito Surround” dos tiros que vem ao fundo ou em qualquer lugar espalhado pelo cenário.
A Dublagem do jogo também é um ponto forte! Uma dublagem de primeira, apenas por um erro, o “cara” que te oferece as missões é quem tem a voz de vilão ao invés do Dr. Simon, mas isso não tira a graça do jogo.
- Gráficos surpreendentes à nível de console
- Dublagem ótima
- História simples, mas de fácil compreensão
- Controles fáceis
- Dificuldade moderada
- Tempo de jogo respeitável (cerca de 5 ~ 6 horas)
- IA dos inimigos é baixa
- Falta de um botão para “coronhada”
- Cenários repetitivos
- Arsenal de armas fracos
- Falta de um Modo Multi-Player (por enquanto…)*
É impossível negar… a semelhança é grande!