Categories: Análise/ReviewiPhone

[Review] Silent Hill The Escape (iPhone)

Sillent Hill é uma série icônica do mundo dos games. Detentora de uma indescritível trilha sonora, um tipo de narrativa envolvente (quem não curte horror e suspense), grandes efeitos sonoros e consequentemente, excelentes jogos, inclusive nos celulares comuns, com Silent Hill Mobile 1,2 e 3. Por causa disso, e principalmente devido ao sucesso nos celulares Java, podemos pensar que teríamos um grande jogo quando a série chegasse ao iOS.

Lançado ainda em 2008, Silent Hill The Escape, foi um dos primeiros jogos para iPhone a serem desenvolvidos. Depois da experiência com um game exclusivo (Metal Gear Solid Mobile) para N-Gage 2.0. Tudo indicava que a Konami iria lançar grandes jogos para o novo “console” que despontava. Mas a coisa não foi bem assim.

Esse é um jogo antigo, eu sei (lançado no finalzinho de 2008). Na época, ninguém sabia direito no que o iPhone se tornaria. Por conta disso é comum ver reviews pontuando como um bom jogo. Porém, depois de todos esses anos, fica claro como ele envelheceu mal (minha opinião real é que ele sempre foi um jogo ruim). Cinco minutos são o suficiente para qualquer pessoa constatar isso.

Publicidade

Controles, gráficos, jogabilidade, desafio, quase nada nesse jogo me agradou. A Konami se tornou especialista em adaptações “não usuais” no iPhone. Por conta disso a jogabilidade em Silent Hill The Escape é bem estranha, rasa e repetitiva. São 10 estágios dentro de labirintos pequenos onde você tem que encontrar a chave e a saída. Os inimigos do jogo são os de sempre: Enfermeiras “gostosas”, monstros voadores e cadeiras! O jogo não é um adventure (como os do Java) e nem Survival Horror, não há história nem puzzles nem nada. É só um shooter mal projetado.

Se isso não é problema para você, vá em frente. Mas eu senti um grande potencial desperdiçado, principalmente pelo áudio, que é de longe, a melhor coisa do jogo.

Silent Hill the Escape foi um experimento da Konami que não deu certo. Isso é tão evidente que o jogo usa fontes padrão de texto do XCode, plataforma de desenvolvimento do iOS. E Mesmo custando $0,99, o nível de frustação é muito grande, se tivesse saído de graça eu ainda teria ficado frustado.

+Prós

  • Efeitos Sonoros

-Contras

  • Controles
  • Jogabilidade
  • É um mini-game, não é um jogo de verdade!
  • Uso precário do acelerômetro

 

Nome: Silent Hill The Escape
Produtora: Konami
Plataforma: iPhone e iPod Touch
Gênero: Shooter
Versão: 1.0 (versão testada em um iPod Touch 4G )
Lançamento: Dezembro de 2008

Dario Coutinho

O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: dario@mobilegamer.com.br

View Comments

Recent Posts

Honey: Extensão de Navegador “Roubou” Dinheiro de Influenciadores por Anos – E Eles Mesmo a divulgaram

Desde 2017,  a extensão de navegador Honey foi promovida como uma ferramenta indispensável para economizar…

16 horas ago

Esse é o começo do fim de Tower of Fantasy …

O MMORPG de mundo aberto Tower of Fantasy passará por grandes mudanças em 2025. A…

2 dias ago

Football Club Manager 2025 inicia beta aberto para Android e iOS

O Invincibles Studio, conhecido por seus jogos de futebol mobile, lançou a fase de beta…

2 dias ago

FC 25: Quais as novidades e o que esperar, vale a pena?

FC 25 ou ‘’fifa 2025’’ para os veteranos é o mais novo jogo anual de…

2 dias ago

Once Human: incrível jogo de mundo aberto chega ao mobile em abril de 2025

A NetEase Games anunciou o roadmap de desenvolvimento para Once Human em 2025, trazendo grandes…

4 dias ago

One Piece: Ambition – novo jogo APK

A Tencent Games anunciou o lançamento de One Piece: Ambition, um RPG de ação em…

4 dias ago