Ultimamente, algumas produtoras vem adotando um novo sistema de compra em seus aplicativos, chamados de “Freemium” (ou Free+/Free Plus) que consiste basicamente no modo “Free 2 Play“.
Como assim?
Simples, o jogo não custa nada, você pode baixa-lo gratuitamente, instala-lo em seu Smartphone ou Tablet sem gastar um centavo se quer com o jogo, MAS aí é que vem o diferencial, o jogo é grátis, mas seu conteúdo , pelo menos grande parte dele é pago com dinheiro real, sim, alguns itens do jogo podem ser comprados com o dinheiro virtual que você obtém durante o jogo, mas é muito mais trabalhoso juntar todo o dinheiro virtual necessário para comprar determinado item se comparado a investir dinheiro real no jogo para progredir muito mais rapidamente.
Mas no que isso implica?
A um tempo atrás, todos os jogos eram vendidos por um preço fixo, por exemplo, você pagava US$ 4,99 em um jogo, mas pronto! Ele é seu, completo, com todos os itens e tudo mais que você tem direito, você paga pelo jogo e tem tudo que ele pode te oferecer, mas hoje em dia, os jogos parecem estar seguindo outro rumo…
- Jogos saem “de graça”, se você não gostar, pode apaga-lo sem ter gasto um centavo
- Por serem “grátis”, você estará baixando ele oficialmente, e será Original
- Pode tentar jogar sem investir dinheiro real
- Boa opção contra a pirataria
- Jogos praticamente que te obrigam a adquirir conteúdo pago
- Quem investe dinheiro real, é obvio que tem um progresso melhor
- Uso de “Hack’s”/Programas ilegais por alguns jogadores
- Se você não investir dinheiro real no jogo, completa-lo será um desafio extremo somente com o dinheiro virtual