Em 2007 era lançado God of War Betrayal para celulares Java. Ao contrário do que você possa imaginar, esse não era nem um mod ou jogo indie. Era um autêntico jogo da Franquia God of War autorizado pela própria Sony e que seria o primeiros de três jogos lançados para plataforma Java. Mas infelizmente devido a guinadas no mercado de smartphones, apenas este viu a luz do dia.
História
Em God of War Betrayal (traição) o enredo gira entre God of War: Ghost of Sparta (PSP) e God of War 2 (Playstation 2). Kratos já está com os poderes do deus da guerra e parte para conquistar e destruir, o básico para ele, porém ele é interrompido por alguém invejoso que irá colocar a culpa em Kratos por seus atos. Nos celulares o papo é “muito reto” portanto ação domina do princípio ao fim.
A Jogabilidade
Como dito acima, o ano era 2007 e estávamos no auge dos jogos Java, porém, temos que lembrar que estamos falando de um jogo em Java e por mais que os fãs quisessem um jogo tridimensional ou algo que se equiparasse a versão do PSP eu já sabia (na época) que era impossível.
Independente disso e embora seja totalmente em 2D, God of War Betrayal possui tantos elementos da série God of War que é impossível considerá-lo um spin-off. Kratos possui as Blade of Chaos, a cabeça da medusa, os poderes de Hades. Embora possua apenas um combo, os mini-games na hora de matar um inimigo também deram o ar da graça.
Os continues são ilimitados, mas o jogo compensa essa facilidade com alguns desafios de plataforma, exploração do ambiente e duração, já que ele não é um jogo tão curto como muitos imaginam.
Avaliação
À primeira vista o jogo parece meio trancadão, e é! Os sprites de animação não são tão flúidos como em games da Devalley, por exemplo, e em alguns momentos com a animação do cenário, acontece várias quedas na taxa de frames. O efeito de “tremer” o chão, utilizado em alguns golpes de Kratos também ajudam a deixar o jogo lento em vários momentos.
Os efeitos sonoros são de longe o ponto mais fraco do jogo, nem comensa ligá-los, pois apenas uma música enfadonha será executada e se dependesse dela eu nem jogaria.
A diversão do game está justamente na carnificina, controles fáceis e história, exatamente como um game de God of War deveria ser. Saber quem é o traidor, é o que motiva, principalmente, um fã de série a terminar o game.
Após terminar o jogo, o fator replay fica por conta de um modo Arena e o upgrade das armas.
Diferentes Versões
Assim como quase todo jogo Java, God of War Betrayal possui diferentes versões, no caso joguei a que é considerada completa. Mas em diversos aparelhos os gráficos podem estar mais simplificados e muitos elementos do jogo são removidos em prol da compatibilidade.
Conclusão
God of War Betrayal era para ter sido uma trilogia na plataforma Java, mas pelo motivos mencionados acima e apesar da boa recepção não rendeu frutos para a produtora. Contudo outra empresa (Gameloft) aproveitou o barco e lançou dois excelentes jogos com a mesma temática, Hero of Sparta.
O jogo Streetball Allstar: DUELO foi lançado no Brasil, Disponível gratuitamente para Android e iOS…
Genshin Impact, o famoso RPG de aventura de mundo aberto da HoYoverse, trará o Festival…
A febre fashionista Dress to Impress, uma das experiências mais populares da Roblox, está entrando…
Desde 2017, a extensão de navegador Honey foi promovida como uma ferramenta indispensável para economizar…
O MMORPG de mundo aberto Tower of Fantasy passará por grandes mudanças em 2025. A…
O Invincibles Studio, conhecido por seus jogos de futebol mobile, lançou a fase de beta…
View Comments
Se num me engano, Betrayal se encaixa pouco antes do GoW2. A morte do filho de Hermes no final deste sendo uma das razões q Zeus tenta se livrar de Kratos.
Bons tempos esse, quando tinha a GL, Dchoc, Glu, Global Fun, e outrasvárias empresas criando ótimos jogos de celular... Só quem viveu esse momento sabe.
Devo admitir que perco muito mais tempo terminando jogos Java do que experimentando jogos no iPhone e iPad.
Em breve vou colocar um post de recrutamento pois quero me dedicar a essa seção e começar a "cruzada N-gage"
N-gage tbm relembra a época de ouro dos nossos "consoles", embora eu tentei emular o n-gage no nokia 5233, mas pegou pouquíssimos jogos e a jogabilidade ficou péssima.
Nem me fale...
Mas a Java é "classudo" demais, equiparo ela ao NES em termos de história para os jogos de celular.
Deviam lançar a parte 2 pra smartphones, tem que ser um free ou pay, não freemium ou paymium, ja zerei o GoW betrayal, muito bom só que a história é inacabada (deveriam muito fazer a parte 2)
Realmente, o som é um grande defeito do game, nas partes q eu to atacando ta deboa, mas ai ele bate no chão e faz aquele boom, e buga os sons, não aparece mais os sons, só o boom