Lançado para Android e iOS, The Dark Knight Rises, conhecido por aqui como Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, é o jogo oficial do novo filme do morcegão. Embora o game não tenha sido muito bem recebido nos reviews de sites pela internet a fora, o trabalho da Gameloft em trazer a atmosfera do terceiro e último filme dessa trilogia para o Android e iOS foi primoroso.
Não sou um fã de quadrinhos, mas para quem está com muita expectativa de ver o filme, não recomendo comprar e jogar o game antes de filme. Totalmente baseado na obra, o game tem muitas cenas, personagens e referências que podem estragar a diversão dos fãs mais xiitas. Sendo sincero, eu não acho que isso possa acontecer, qualquer pessoa com bom censo consegue degustar ambos sem ficar com xiismos por que “faltou isso ou aquilo”.
Portanto, caso você esteja evitando ler e ver qualquer coisa sobre o filme para evitar spoilers, não recomendo ler essa crítica ao game.
Muito bem, vamos ao jogo. “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” É um excelente jogo de ação com elementos de espionagem e ação furtiva, mesclados com combates corpo a corpo e um misto de fases lineares com missões paralelas.
Com uma trilha sonora belíssima e efeitos sonoros muito bons, a atmosfera do jogo é complementada por um trabalho de modelagem 3D que beira ao limite da plataforma móvel. É um jogo para “impressionar” os amigos, como Infinity Blade e Asphalt 7.
Os comandos podem não ser exatamente o que muitos esperavam, mas com certeza encaixaram-se muito bem com as telas touch e com a proposta do jogo, que apesar de ser uma “experiência de console” passa longe de substituir a mesma. Os golpes são realizados com apenas um botão, o de bater, não há opções de incrementar combos ou variar os ataques.
Apesar disso, o morcegão tem um botão de “contra-golpe” muito simples e que ajuda bastante quando você está cercado de inimigos.
Li muitos reviews por aí onde compararam o jogo demais com games fantásticos para PS3 e Xbox como Batman Arkham City. Comparação totalmente injusta e desproporcional. É como comparar um carro 1.0 com uma Ferrari.
O Batman
O bom e velho morcegão volta a sua forma melhor do que nunca em um jogo para smartphones. Com golpes legais e movimentação natural, o Batman desse jogo possui movimentos impressionantes como planar no ar usando a bat-capa (desculpe, não resisti). Ele tem um gancho (hookshot) que apesar de ser meio surreal adiciona uma jogabilidade interessante ao game.
Batman fala com aquela “vozona” de tenor rouco sem movimentação labial, mas sejamos francos, estamos falando de um jogo de celular, não dá pra cobrar demais. Pelo menos a dublagem ficou muito boa.
Na jogabilidade, minha única queixa é a quantidade de bat-bumerangues. Eles são muito úteis e economizam um tempo preciso para detonar bandidos, mas custam caro, portanto use-os apenas nas missões furtivas.
A Jornada
O game começa muito bem, com um breve tutorial ensinando a jogar e os itens do menu, principalmente os de comprar, a Gameloft nunca desiste de levar mais um por fora. Porém, depois de sair da prisão, e daquela cena linda com Bruce Wayne subindo seu pior pesadelo, um buraco fundo e escuro. O game começa a cair em fases repetitivas, não que sejam monótonas, mas quem esperava terminar o game em menos de 2 horas terá uma bela surpresa.
A Gameloft criou mais uma cidade belíssima, dessa vez, a Gotham City dos últimos filmes do Batman. Apesar de pequena, em comparação com New York do game do Homem-Aranha, essa Gotham City é muito mais povoada e com muito mais detalhes. Sem efeitos de texturas borradas, (pelo menos no iPad 2 e iPhone 4), como foi visto no jogo do Aranha, essa nova Gotham City é uma personagem a parte do jogo.
Os bugs
Nem tudo são trevas em O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Muito bugs povoam a experiência de quem tentar resolver as coisas no jogo de maneira não muito “ortodoxa”. Para quem tem mania, como eu, de puxar os inimigos com o gancho, algumas vezes eles ficam inacessíveis, no ar ou nos escombros da cidade.
Muita gente relatou no Android que o jogo costuma fechar sozinho, isso acontece vez por outro também no iOS. O bug mais engraçado, aconteceu comigo na missão em que temos que pilotar a moto. O botão que parece o acelerador de um carro, freia a moto, e o que parece um freio, acelera. Abaixo você confere alguns desses bugs encontrados pelo caminho.
Conclusão
Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge para smartphones e tablets é tão épico quanto o filme ao qual se inspirou. Muitas cenas cinematográficas esperam por você (como o mega spoiler abaixo). A Gameloft fez mais um excelente game Premium com horas de diversão. São 27 missões sem contar o free-run pela cidade.
A NetEase Games anunciou o roadmap de desenvolvimento para Once Human em 2025, trazendo grandes…
A Tencent Games anunciou o lançamento de One Piece: Ambition, um RPG de ação em…
A Tencent Games fará um teste fechado de Light of Motiram, aquele de sobrevivência em…
A NetEase Games anunciou que o jogo Dead by Daylight Mobile será encerrado em 20…
No último vídeo de "Pergunte qualquer coisa" de Delta Force, o primeiro após o lançamento…
A Riot Games fez uma postagem no X (antigo twitter) com uma mensagem sugerindo uma…
View Comments
Amigo nao consigo passar da fase, central na delegacia como entra na delegacia? um abraço
amigo na segunda face, na hora de usar a estatua para neutraulizar os inimigos eu não consigo fazer o procedimento, ponho o dedo e nada.. ajuda.
Como passar da fase 4, não consigo quebrar as luzes, fico o tempo todo jogando pedra e nada da porta abrir. o que devo fazer?
eu empaquei qnd chega na torre wayne...nao consigo chegar no topo sem escalar