Especial com os jogos da série Resident Evil que foram lançados para celulares, smartphones e tablets. Engane-se quem pensa que Resident Evil 4 e Mercenaries são os dois únicos jogos da franquia Resident Evil lançado para celulares.
Pegando carona na balada de Resident Evil 4 Remake que tal conhecer os outros jogos dessa franquia.
Com o lançamento de Resident Evil 4 Remake, começou de novo aquela peregrinação que o pessoal sempre faz
Que peregrinação? ficar procurando um jogo semelhante ao que foi lançado nos consoles no celular.
mas o que talvez pouca gente saiba é que saiu bastante coisa de Resident Evil no celular, Inclusive RE4 Mobile que aposto que você já conhece.
Ao todo foram uns 15 jogos, contando as versões 3D e 2D de alguns deles.
A Capcom sempre ofereceu um suporte gigantesco pra gente, lançando grandes games exclusivos para J2ME e Symbian.
Embora a empresa não dê mais tanta bola para o mobile, afinal, já dá até pra emular RE4 via AetherSX2 ou até o remake do 1 via Dolphin, não se vê muita gente falando desses mini-clássicos que saíram entre 2002 e 2012.
Conheça agora todos os Resident Evil lançados para celular
Só os oficiais tá galera..
Todos os Jogos de Resident Evil no mobile
Os jogos do vídeo são esses:
1. Biohazard i-Survivor (JP, 2001)
2. Biohazard Zombie Buster (JP, 2001 e global 2006)
3. Biohazard Zombie Shooter (JP, 2001 e global 2004)
4. Biohazard Assault The Nightmare (JP, 2002 e global 2004 )
5. Resident Evil Confidential Report (2003e global 2006)
7. Resident Evil The Missions (2D – 2003 e 2006 — 3D – 2007)
8. Biohazard: The Stories (JP, 2004 e 2007)
9. Biohazard: The Operations – The Missions 2 (JP, 2007)
10. Resident Evil Genesis (2007 e 2008)
11. Resident Evil Degeneration (2008 e 2009)
12. Resident Evil Uprising (2009)
13. Resident Evil 4: Mobile Edition (2009)
14. Biohazard Survival Door (JP, 2010)
15. Resident Evil Mercenaries VS. (2011)
16. Resident Evil Mercenaries VS. (2011)
17. Biohazard Zombie Buster (JP, 2011)
18. Minna to Biohazard Clan Master | Team Survive (JP, 2012)
Bônus: gameplay de Resident Evil 5 via EGG NS
Conteúdo em vídeo:
Confira:
Bio Hazard: i Survivor (2001)
O primeiro game de Resident Evil chegou aos celulares primeiro e unicamente no Japão em 4 de junho de 2001.
Isso mesmo galera, 22 anos atrás, a Capcom lançava seu primeiro Resident Evil para celulares.
O jogo era uma aventura textual com elementos de RPG.
Resident Evil: Zombie Buster (2001)
Alguns meses depois chegou Zombie Buster.
Era um jogo bem bobinho de atirar em zumbis, mas que surpreendeu por ter gráficos coloridos.
De cara, já dava pra jogar com Leon ou a Claire. Uma versão para Java foi lançada em 2006, já com visual melhorado.
Também em 2001 chegava por lá RE: Zombie Shooter, que de shooter não tem nada. Esse é um jogo de puzzle onde você elimina os zumbis combinando eles.
Os celulares japoneses, nessa época, eram praticamente coisa do outro mundo.
Enquanto no ocidente se usava a tecnologia JavaME, versátil, porém limitada, no Japão, eles usavam jogos embargados ou Brew, que a grosso modo seria uma espécie de sistema para smartphone bem rudimentar, como o Symbian.
Isso lá em 2001, cê vê como os caras eram brabos.
Por isso guarde essa informação, os celulares japoneses entre 2001 e 2007 eram muito mais avançados para jogos do que no resto do mundo. A coisa só mudou de figura com o lançamento do iPhone.
Resident Evil Assault the Nightmare (2002 e 2004)
Assault the Nightmare chegou em 2002 primeiro nos celulares japoneses da NTT DoComo e apenas em 2004 no resto do mundo. A versão global nem preciso dizer que chegou na saudosa plataforma Java.
Nessa época, os celulares com tela colorida tinham acabado de chegar no ocidente, e um jogo assim, no mobile, tinha no máximo 100kb de dados.
O game então é muito simples, um título casual de atirar em zumbis.
Resident Evil Confidential Report (Java)
Lançado em 2006, Resident Evil Confidential Report é o primeiro jogo de Resident Evil a chegar aos celulares. Lançado exclusivamente para celulares Java, o game era dividido em 4 partes, chamada “Files”.
O game se passa em Raccon City durante a infestação de Resident Evil 2. Dois personagens desconhecidos até então são jogáveis, Tyler Hamilton, policial novato da cidade e Naomi McClain, agente do FBI. Com uma história dividida em dois capítulos para cada um e jogabilidade porquinha, o jogo só é interessante mesmo para os entusiastas da serie Resident Evil.
Resident Evil: The Missions (Java)
Pensado originalmente para N-Gage, Resident Evil: The Missions é um jogo em Java que pega parte da experiência. de Resident Evil 3 e a divide em missões. São 50 missões que fizeram a diversão dos jogadores em 2007, em celulares como Nokia N73, N95 e até Sony Ericsson W200.
Porém, nem tudo eram flores, ou melhor tiros e zumbis. Resident Evil The Missions possuía duas versões, uma com gráficos tridimensionais, popularmente conhecido como 3D e outra bem tosquinha, conhecida por 2D. Nela, o jogo se resumia a um shooterzinho com gráficos bidimensionais. Na verdade existiram dois jogos, um focado em RE 1 e outro no 3, mas apenas a versão baseada em Resident Evil 3 chegou por aqui.
Esse é o game mais marcante da série Resident Evil para celulares Java. Isso se deve, em grande parte aos seus gráficos, muito semelhantes aos do Playstation one. Aqui no Brasil era muito comum mostrar o game para amigos que não conheciam jogos de celular e eles ficarem surpresos como o era parecido com o clássico do Playstation.
Biohazard: The Stories
Sequência direta de The Missions, mas que parece mais uma DLC. The Stories saiu só no Japão e se passa dentro da Clock Tower em Raccon City. Dessa vez, o jogo trazia além de Jill, Carlos, Nicholai e Mikhail. Um jogo simples e com muitas missões com limite de tempo.
Biohazard: The Episodes
Esse é outro jogo pequeno que saiu apenas no Japão. Aproveitando o sucesso da The missions. O game tem poucas fases e uma mini-história que se passa dentro do RE 3 e RE 2. O game reaproveita vários cenários dos RE da era PS1.
Resident Evil: The Operations (iFOMA)
Cara é realmente uma pena o The Operations nunca ter sido lançado no ocidente. Apenas olhando as imagens parece um jogo incrível.
Esse aqui sim, era uma sequência digna de The Missions!
O game tinha 100 fases e o visual era baseado no remake de Resident Evil 1 que foi lançado para Game Cube.
Resident Evil: Genesis (Java)
Resident Evil Genesis é a versão bidimensional de Resident Evil 1 para celulares Java. O jogo feito em 2008 e com visual porquinho para os dias atuais continua sendo um game bem divertido para celulares com Java. O Foco, assim como nos RE originais, era os puzzles e a investigação para descobrir o que acontece na mansão.
Resident Evil: UpRising (Java)
Último dos RE em 2D para Celular. UpRising foi lançado em 2009 e chegava com Leon Kennedy e Claire Redfield, assim como Resident Evil 2. O game tinha jogabilidade similar a “Confidential Report”, mas dessa vez trazia o time de Resident Evil 2. O foco como sempre era a ação e os puzzles.
Resident Evil Degeneration (JAVA, Symbian e iOS)
O lançamento do filme “Resident Evil Degeneration” gerou muito jogos para celulares e smartphones. A versão Java de RE Degeneration, por exemplo, era subdividido em duas outras versões, uma 2D e outra 3D, dependendo do seu celular. O game une mais uma vez o time clássico do Resident Evil 2. Leon e Claire. Contudo, apenas na versão Java era possível jogar com Claire.
Já em sua versão para Symbian e iPhone os jogos eram muitos similares. A versão para Symbian só era disponível para ser jogada através da N-Gage 2.
Resident Evil 4 Mobile (iOS e Android)
E chegamos no provável Resident Evil mais conhecido do mobile.
Originalmente lançado apenas para celulares japoneses em 2009, Resident Evil 4 Mobile ganhou versões para iOS, Android e até aquele console falido da Tectoy, o Zeebo.
Gameplay do jogo em um celular chinês:
O game trazia partes da aventura do Resident Evil 4 original divididas em capítulos. Por anos foi um dos jogos mais desejados do mobile, principalmente pela sua compatibilidade com celulares fracos.
Já falamos desse game em outros vídeos, mas caso você não sabia, RE 4 Mobile nunca foi lançado na Google Play de verdade. O game foi lançado primeiro para alguns smartphones da LG com Android e apenas na Europa e extremo oriente. Foram os hackers que distribuíram esse jogo no formato APK para o resto do mundo.
Hoje em dia, RE 4 Mobile não é tão procurado assim. Com a evolução do poder de processamento dos celulares e emuladores como o AetherSX2 e Dolphin, as pessoas preferem emulador o game original e jogar completinho nos celulares.
Pois é RE4, você é aquele caso de game que demorou tanto a ser lançado globalmente no Android que só vale a pena jogar por curiosidade.
Biohazard Survival Door (JP, 2010)
Que isso, Resident Evil The Doors? Sim, parece que a criatividade começou a baixar muito depois do RE 4 Mobile, e a Capcom pensou que estávamos de novo em 2001.
Esse game é um joguinho muito simples de abrir portas no estilo “Olimpíadas do Faustão”.
Sério, não sei onde os caras estavam com a cabeça. Mas isso já deixava pistas de que a coisa já tinha saído dos trilhos.
Resident Evil: Mercenaries VS (iOS)
Baseado no 5ª jogo canônico da série, Mercenaries VS não é nem de longe um bom jogo, chegando a ser considerado medíocre por sites renomados como TouchArcade e PocketGamer.
Apesar do visual bonito, inspirado claramente no 5 e em Mercenaries, esse game foca apenas em multiplayer e tem uma jogabilidade bastante ruim.
A grande parte da culpa é o gameplay cheio de lacunas chatas, controles ruins e ausência de um modo história.
A Gree ainda tentou reviver ele em 2013, mas a repercussão do jogo foi tão ruim que ninguém nunca mais teve notícia dele.
Biohazard Outbreak Survive (2011)
Por volta de 2011, estava na moda as empresas japonesas emprestarem suas marcas para a Gree para criar jogos sociais com elementos de gacha e compras embutidas.
Esse tipo de game ficou bem popular na Europa e Japão e chegou a ter um milhão de jogadores ativos.
Outbreak Survive chegou ao mesmo tempo de Mercenaries 3D do Nintendo 3DS. O contraste entre os dois jogadores mostrava onde a Capcom queria colocar seus jogos “de verdade” e onde ficaria os “caça-níqueis”, pois é, nessa a gente saiu perdendo.
Minna to BIOHAZARD Clan Master (2012)
O último jogo de Resident Evil a ser lançado exclusivamente nos celulares foi, como você já deve estar imaginando, um gacha.
Minna to BIOHAZARD Clan Master foi um RPG/cardgame que tinha os personagens de Resident Evil com essa pegada fofinha de anime. O jogo ficou no ar de 2012 até 2015, quando foi encerrado.
Confira alguma imagens do jogo.
Emulação e considerações finais
E para não ficar com esse gosto ruim de jogo gacha, deixamos aqui como dica final jogos incríveis que você pode emular no seu celular.
Resident Evil do 1, 2 e 3 rodam em qualquer celular bata hoje em dia.
Se você tiver um celular mais ou menos, já pode até jogar Resident Evil 4 no Dolphin.
Quem tem celular “Pancada” já consegue emular até Resident Evil 5 e 6. com alguns gitches gráficos mas consegue.
E esse é o nosso vídeo sobre os Resident Evil de celular. Conhecia esses jogos? Jogou algum deles? Comenta aí.
Como sempre, aquele muito obrigado por assistir o nosso vídeo e até a próxima.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil_Confidential_Report
https://www.residentevildatabase.com/