Hora de saber o que é Freemium, Paymium e Premium em mais um Mobile Gamer Explica. Você já deve ter visto esses três nomes por aí. Eles representam três modelos de negócio que podem estar inseridos em um jogo a pontos de determinar se ele é um Freemium, Paymium e Premium. Buscaremos aqui esclarecer algumas dúvidas sobre esses três modelos de negócios, principalmente suas vantagens e desvantagens.
Freemium
Este é o modelo da moda. Quando você baixa um jogo de graça para iPhone, iPad, Android ou até Windows Phone, muito provavelmente você está baixando um jogo Freemium. Jogos Freemium’s são gratuitos para baixar e jogar, mas não para terminar ou chegar perto do final. Alguns nem final possuem.
Esse tipo de jogo contêm compras “in-App”, compra de materiais ou recursos necessários na progressão do jogo. Esses itens, na grande maioria dos casos, só podem ser comprados com dinheiro de verdade. Por isso, muita gente não gosta deste modelo de “venda” de jogos , já que o cliente nunca sabe qual o preço real do jogo, terminá-lo então, pode exigir, às vezes, algumas CENTENAS de dólares.
O modelo até que é funcional para jogos Arcade e outros games casuais, mas para jogos com desenvolvimento de história e que pressiona o jogar rumo ao final, não é o melhor modelo de “venda”. Algumas empresas também abusam desse modelo exigindo altos valores e “podando” a diversão do game logo nos primeiros minutos de jogo.
Paymium
Muito parecido com o modelo anterior. No modelo Paymium o jogo não é gratuito para baixar, ele é pago e, mas assim como o Freemium, possui compras in-app. Porém, nesse caso, os itens a serem comprados não influenciam na tarefa de terminar o jogo, mas influência em outras coisas como conseguir todos os troféus.
Premium
Esse é o modelo clássico, onde você compra o jogo e pronto, não tem que se preocupar se vai conseguir prosseguir, terminar ou não. Você compra o jogo e irá aproveitá-lo TOTALMENTE como quiser, é seu! Muitas vezes, esses jogos chegam por preços acima de 7 dólares, contudo, na grande maioria dos casos, o preço é mais que recompensador.
Conclusão
No mundo dos jogos eletrônicos não existe caridade, o custo de produção de um jogo vai estar em algum lugar, nos banners de propaganda que aparecem em alguns jogos Freemium, nas compras dentro do jogo ou no próprio preço do jogo em si. O modelo Freemium está na moda por ser novidade, mas isso não significa a extinção do modelo Premium.