Hora de saber o que é Freemium, Paymium e Premium em mais um Mobile Gamer Explica. Você já deve ter visto esses três nomes por aí. Eles representam três modelos de negócio que podem estar inseridos em um jogo a pontos de determinar se ele é um Freemium, Paymium e Premium. Buscaremos aqui esclarecer algumas dúvidas sobre esses três modelos de negócios, principalmente suas vantagens e desvantagens.
Este é o modelo da moda. Quando você baixa um jogo de graça para iPhone, iPad, Android ou até Windows Phone, muito provavelmente você está baixando um jogo Freemium. Jogos Freemium’s são gratuitos para baixar e jogar, mas não para terminar ou chegar perto do final. Alguns nem final possuem.
Esse tipo de jogo contêm compras “in-App”, compra de materiais ou recursos necessários na progressão do jogo. Esses itens, na grande maioria dos casos, só podem ser comprados com dinheiro de verdade. Por isso, muita gente não gosta deste modelo de “venda” de jogos , já que o cliente nunca sabe qual o preço real do jogo, terminá-lo então, pode exigir, às vezes, algumas CENTENAS de dólares.
O modelo até que é funcional para jogos Arcade e outros games casuais, mas para jogos com desenvolvimento de história e que pressiona o jogar rumo ao final, não é o melhor modelo de “venda”. Algumas empresas também abusam desse modelo exigindo altos valores e “podando” a diversão do game logo nos primeiros minutos de jogo.
Muito parecido com o modelo anterior. No modelo Paymium o jogo não é gratuito para baixar, ele é pago e, mas assim como o Freemium, possui compras in-app. Porém, nesse caso, os itens a serem comprados não influenciam na tarefa de terminar o jogo, mas influência em outras coisas como conseguir todos os troféus.
Esse é o modelo clássico, onde você compra o jogo e pronto, não tem que se preocupar se vai conseguir prosseguir, terminar ou não. Você compra o jogo e irá aproveitá-lo TOTALMENTE como quiser, é seu! Muitas vezes, esses jogos chegam por preços acima de 7 dólares, contudo, na grande maioria dos casos, o preço é mais que recompensador.
No mundo dos jogos eletrônicos não existe caridade, o custo de produção de um jogo vai estar em algum lugar, nos banners de propaganda que aparecem em alguns jogos Freemium, nas compras dentro do jogo ou no próprio preço do jogo em si. O modelo Freemium está na moda por ser novidade, mas isso não significa a extinção do modelo Premium.
Desde 2017, a extensão de navegador Honey foi promovida como uma ferramenta indispensável para economizar…
O MMORPG de mundo aberto Tower of Fantasy passará por grandes mudanças em 2025. A…
O Invincibles Studio, conhecido por seus jogos de futebol mobile, lançou a fase de beta…
FC 25 ou ‘’fifa 2025’’ para os veteranos é o mais novo jogo anual de…
A NetEase Games anunciou o roadmap de desenvolvimento para Once Human em 2025, trazendo grandes…
A Tencent Games anunciou o lançamento de One Piece: Ambition, um RPG de ação em…
View Comments
O modelo FREMIUM fez com que franquias importantes no mundo dos games como Real Football e Dungeons Hunters se transformassem em verdadeiros LIXOS.
Se as programadoras acham que devem insistir no modelo FREMIUM, então, devem disponibilizar a versão PREMIUM do mesmo jogo para quem quiser comprar, vide GAMELOFT.
Tudo é uma questão de design. Como ninguém "Mete o pau violentamente na mídia", as empresas aproveitam para inserir essas opções de compra descaradamente. Alguns jogos são inviáveis, se tornando verdadeiros buracos negros pro nosso suado dinheirinho.
Na minha opinião, os freemiums deveriam vir com uma opção de compra completa do jogo. Essa compra, mudaria o preço dos itens na loja, tornando-os mais acessíveis. Poderia até ser caro, algo em torno de 20 dólares, mas seria mais justo com os jogadores que pretende jogar um jogo até o final.
Por que, o pior do freemium é isso, você gasta um dinheiro que não tem retorno e não sabe se terminará o jogo: É UMA DIVERSÃO ALUGADA.
Jogo freemium é o tipo de jogo que da gosto usar hack pra liberar as coisas, os premiuns valem o preço e não vale a pena usar hack, mas os freemiuns....