O ano de 2012 foi marcado como um dos melhores para os jogos de smartphones e tablets. Jogos com grande qualidade gráfica e muitos lançamentos marcantes que fez todo mundo olhar para os jogos de mobile. Depois de um anos sensacional como 2012, o que podemos esperar de 2013? Confira uma pequena lista com algumas possíveis coisas que possam acontecer com você e com o seu smartphone.
Em 2012 vimos os primeiros jogos de iOS e Android mostrarem sombra em tempo real, assim como jogos de computador, console e até psvita. Para 2013 podemos esperar mais jogos utilizando este recurso. A chegada de Real Racing 3 e outros jogos mais realistas irão estreitar ainda mais o lado que separa jogos mobile dos jogos de console.
Apesar de diversas empresas investirem neste ramo em 2012, os controles bluetooth de smartphones e tablets ainda não se popularizaram. O principal motivo é a falta de suporte a jogos famosos, como os da EA, Gameloft e outras empresas. A Gameloft já deu o seu primeiro passo, criando o Duo Gamer. Porém o suporte da empresa ao seu pŕoprio controle ainda é fraco. Jogos como no novo Modern Combat 4: Zero Hour ainda não funcionam no controle da própria Gameloft.
A biblioteca de jogos do Windows Phone ainda não chega perto da Google Play ou App Store. Mas, a nova versão do sistema promete trazer grandes lançamentos da Gameloft e outras gigantes para WP8. A Gameloft já confirmou diversos jogos para Windows Phone 8. Usuários de Windows Phone podem então comemorar.
É óbvio que Android e iOS permanecerão lideres no ramo de jogos mobile em 2013. Android pela abrangência do sistema que domina o mercado, tanto de smartphone como de tablets. O iOS pela rentabilidade do sistema, é o plataforma mobile que mais dá retorno a produtores de jogos. Acredita que há uma produtora “pequena” que chega a lucrar 1 milhão de dólares por dia!!!
Se você “ainda” está nesta plataforma não espere por grandes novidades, e muito menos jogos importantes para ela. A plataforma Java já deu seus últimos suspiros em 2011, quando os primeiros smartphones com Android chegaram a um patamar de preço parecido com os celulares comuns com Java. Em 2012, a falta de desenvolvedores ficou evidente em um ano com menos de 10 jogos importantes da EA e Gameloft. Até as produtoras chinesas estão lançando jogos no Android que nada mais são do que versões em .APK de jogos Java chineses.
Em 2013 não há praticamente nenhuma esperança, talvez tenhamos cinco jogos lançados, contra as centenas de jogos lançados semanalmente para Android e iPhone.
Quem espera baixar jogos piratas tanto para iPhone/iPad como para Android em 2013, pode esperar mais “providências” tomadas por parte tanto das gigantes Google e Apple, como das produtoras dos jogos. Ficará mais difícil tanto baixar um jogo sem pagar como hackear um jogo para trapacear, principalmente em games da Gameloft e Gamevil. Em 2012, a Gamevil tomou uma providência que assustou os usuários com root no Android. O aplicativo do jogo pede acesso de administrador do sistema, caso este, esteja liberado. O motivo? Evitar que as pessoas trapaceiem em Zenonia 5.
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Eu ainda acho injusto matarem o java assim, ele tem tanto potencial. Jogos que foram lançados para ele serão com certeza inesquecíveis, é sempre bom ter um celular com java e relembrar o início da "Mobile Gameria".
Eu parei para pensar um pouco sobre os jogos java e percebi algo, o java teve mais suporte das empresas boas do que o Android, você pode ver bem quando observamos jogos da Konami, Capcom, Gameloft, EA e etc. sem mencionar a Fishlabs que na época deu um show com o java.
O java se restringia a featurephones pelo fato de ser a unica linguagem para estes dispositivos. Mas com a chegada do android em dispositivos mais simples e baratos (como Galaxy Mini, Ace e Y) acho que o java vai morrer em pouco tempo. A única empresa a apostar fortemente no java é a gameloft, que ainda tem vários jogos programados para 2013
O java pra mim ainda é interessante por seus jogos ''ultrapassados'' parecerem (ou serem) demakes de jogos atuais, como as versões de Splinter Cell, Rainbow Six, Ghost Recon, Need for Speed, Prince of Persia dentre outros.
Tenho um IOS e um ANDROID...
O android e otimo para trabalhar e o IOS e otimo para jogar ^^
Jogos piratas? Compro apps originais e a Hackulo faliu então jailbreak no Ios 6.0 se vir vai ser so para personalização
Pirataria no android não da pra parar, acho que posso até comparar o android com o xbox 360, no 360 o que quer que a microsoft faça é hackeado em 1 semana e ta desbloqueado e ele é um sistema fechado, agora imagina no android que o sistema é aberto?
Sempre vai haver alguém para burlar sistemas de segurança. Mas isso não é algo ruim, por possibilitar que novas funções sejam conferidas aos dispositivos (como uma modificação que permitia várias ''janelas'' com um iPad). O problema são os usuários que sempre pensam: se eu poso ter de graça porque eu vou comprar? Alguns reclamam do preço, mas pagar um dólar em Asphalt 7 é caro? E trinta reais em Chaos Rings é caro? Vejamos, o modo história leva em média vinte horas pra se terminar, e se tem dois pares de personagens pra se jogar e finais multiplos. Quanto tempo de diversão você vai ter com esses trinta reais? Será que eles não valem o preço?
Jogos em celular são absurdamente baratos, mas eu acho caro, bem cara pagar 30 reais no chaos rings que apesar de todo trabalhado na história e longevidade ainda é um jogo de smartphone.
Você pensa antes de escrever? Primeiro diz que os jogos são absurdamente baratos, o que é um fato, depois diz que acha caros? Incrível como esse pensamento de que tudo tem que ser de graça tomou conta de tanta gente na internet. Ninguém pensa que os caras ralam pra caramba pra fazer os jogos. Às vezes são empresas de 2 ou 3 pessoas. Um exemplo do que aconteceu com o Dead Trigger: "Developer says piracy forced Dead Trigger Android game to go free.
'Unbelievably high' level of unpaid-for downloads despite game's $0.99 price". Nem o cara cobrando 2 reais as pessoas querem pagar? Depois ainda reclamam que não tem lançamentos...
Ta desenvolvendo pra mobile, aceite a linha de preços dos mobile ué, e meu referi a caro no chaos rings caso não tenha percebido.
. O valor não deve ser medido pela plataforma do jogo mas sim pelo seu conteúdo e a qualidade do mesmo.