Uma das novidades escondidas dentro do iOS 7, a nova versão do sistema operacional do iPhone, iPod Touch e iPad é que com ela será possível ao desenvolvedores de games oferecer suporte nativo a controles e joysticks. A informação vazou durante o “backend” da WWDC 2013, evento organizado pela Apple com foco em seus desenvolvedores.
Segundo o site Pocket Gamer, os fabricantes que quiserem desenvolver game pads para os dipositivos da Apple terão que seguir várias exigências e normas para garantir a qualidade. Segundo o site, a Apple restringirá o design dos controles e cobrará eficiência até no tempo de respostas dos botões.
Ainda segundo o site, poderá haver dois tipos de controles. Um onde o iPhone ou iPod Touch será encaixado, deixando o conjunto com um aspecto parecido como o do Sony PS Vita. O outro controle será ideal para o iPad e não precisará de encaixe.
Os primeiros protótipos conceituais já foram esboçados e de acordo com a fonte do site Pocket Gamer, Logitech e MOGA (Que desenvolve controles para Android) terão game pads para iPhone, iPod Touch e iPad ainda este ano.
Entendendo o caso
Existem no mercado inúmeros controles e game pads não oficiais no mercado. Todos eles utilizam conexão bluetooth e são reconhecidos pelo iOS como se fossem teclados. Cada empresa tem seu padrão e isso cria um certo caos, onde um jogo funciona em um controle e não no outro. Com essa API oficial irá haver uma unificação do padrão e os controles para smartphones podem deixar de ser “experimentalismo” e virar realidade cada vez mais comum.
Via Pocket Gamer