Samurai Shodown II é um dos jogos de luta mais importantes da indústria dos games, ponto. Com fortes inspirações em lendas japonesas e personagens que existiram no Japão feudal, o game se destacava imediatamente das inúmeras “cópias” de Street Figther que haviam na época do seu lançamento, 1994. A começar pelo estilo de luta, com espadas e outras armas brancas e pelo seu estilo de batalha diferenciado que fugia dos “combos”, uma novidade, naquela época.
Em Samurai Shodown II para Android e iOS, mantém-se os mesmos elementos do game original, lançado para NEO GEO e Arcade. Jogabilidade lenta e focada em golpes decisivos são alguns dos pontos únicos deste clássico. Golpes especiais como “magias” são até funcionais, mas no estilo adotado por Samurai Shodown II é interessante como elas podem ser facilmente contornadas e em alguns momentos são até prejudiciais para serem usadas como estratégia de vitória. É algo totalmente inverso ao de jogos como Street Fighter II, onde o que predominava era o duelo de magias como “Hadouken”.
Em uma época de mitos e lendas, samurais, ninjas e outros guerreiros tem que lutar para derrotar o temível demônio Amakusa que se apoderou do corpo do filho do ninja Hattori Hanzo. Guerreiros lendários entram em cena para tentar derrotar esse demônio. Dentre eles, o joven Ronin, Haohmaru, protagonista de série.
A quantidade de referências é tanta que irei enumera apenas algumas.
Há várias referências em Samurai Shodown II. O samurai Jubei, que utiliza duas espadas, é baseado no lendário samurai Yagyu Jubei Mitsuyoshi que viveu entre os anos de 1607 e 1650 no Japão Feudal. O nome Hattori Hanzo, outro exemplo, é um nome tão conhecido que virou personagem em inúmeras séries e filmes ocidentais como Heroes e Kill Bill. As referências não param por aí, além de pessoas que realmente existiram, outros lutadores são baseados em personagens do folclore japonês como teatro Kabuki, aborígenes e até jogo de cartas. Um bom artigo para ver todas as referências desse incrível jogo, está esse blog.
Voltando ao game em si, Samurai Shodown II alivia sua dificuldade com suporte a controles físicos como MOGA, Xperia Play e outros. É uma compatibilidade interessante que facilita bastante a jogatina, principalmente para os experts que calculam a distância dos golpes baseado-se nas pequenas corridas (dois toques no direcional).
Jogar no touch pode ser um problema grande, se você não for um “especialista” em lutas em telas touch irá sofrer bastante com a configuração padrão do jogo. Para começar, essa configuração “esconde” o uso da “espadada forte” e do “chute forte”, sendo que para executá-los, você precisa pressionar dois botões, algo bem complicado de se fazer segurando um smartphone com apenas tela touchscreen. Outro grande problema é a quantidade de botões sobre a tela. Tal problema pode ser aliviado pela configuração que coloca o jogo dentro de uma janela menor e deixa mais espaço para os botões. Outra configuração interessante é adicionar o suporte a “6 botões” assim, os golpes mais fortes podem ser executados sem a necessidade de malabarismos.
Trazido pela SNK em parceria com o site DotEmu, que também traz outros jogos da SNK para Android e iOS, o jogo é igual a versão para NEO GEO. Isso tem o lado bom e o ruim, o bom é a nostalgia de reviver esse game clássico, o ruim é que o jogo ficou incrivelmente difícil para os padrões de jogos mobile. Mesmo colocando o jogo no modo easy, é sofrível tentar concluí-lo no modo arcade.
De fato, o alto valor do jogo em ambas as lojas (cerca de 18 reais) aliado a sua dificuldade excessiva, fazem de Samurai Shodown II um jogo quase que exclusivo para os fãs da SNK ou fãs de jogos que tenham um forte apelo à cultura japonesa.
Além de conter espadas e outras armas brancas, Samurai Shodown II possui elementos que o destacavam e ainda destacam da maioria dos jogos, um deles é a presença do Juiz, um personagem que fica com duas bandeira e “narra” as lutas. Outros personagens aparecem no mesmo plano onde está o juiz, jogando coisas que vão desde comida que restaura a energia do personagem até bombas que podem até matar o seu lutador.
Os controles na tela touchscreen funcionam muito bem. Há um botão para realizar golpes especiais, chamado “SP” que responde conforme você movimenta o direcional, realizando golpes diferentes. Em Samurai Shodown II há um golpe devastador que só pode ser usado quando a barra de “Pow” estiver completa. Quando essa barra estiver cheia, um comando especial irá aparecer em cima dessa barra, ao executá-lo, você realiza um golpe que destrói a arma do oponente, o qual ficará sem ela por alguns segundos, até que um dos juízes do jogo jogue uma nova.
Samurai Shodown II é um jogo único, um dos melhores jogos de luta de toda Play Store e App Store. Entretanto é um dos mais difíceis também. A SNK não pensou em balancear o jogo e simplesmente lançou um port. Por conta disso, o game é apenas indicados para fãs da SNK ou fãs de jogos de luta. Os comandos poluem a tela jogar com um controle pode, e é, a melhor opção a se fazer.
+Prós
-Contras
Link para Download no iOS (iPhone, iPod Touch e iPad)
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