O que antes era uma parceria agora é a compra de um ex-império. A Microsoft comprou a Nokia em uma operação multibilionária envolvendo pouco mais de sete bilhões de dólares. Os termos do “armistício” da Nokia podem ser encontrados no site The Verge. O curioso dessa compra, que do ponto de vista estratégico parecia óbvia, foi a reação de muitos usuários e potenciais consumidores acreditando que isso seria uma coisa “boa” para Nokia.
Para por a situação em perceptiva, vale lembrar que a Nokia já foi líder absoluta do mercado de celulares e smartphones com 40% do mercado, em 2008. Hoje, ela tem menos de 2%!
Com a venda, a Nokia cede a tecnologia para a Microsoft que agora é dona do Software e também do Hardware. Não há parceria aqui, a Nokia não é dona de nada!
Tecer o comentário que isso seria a melhor coisa para a Nokia é, no mínimo, mostrar desconhecimento sobre qualquer coisa relacionada ao capital. Para começar, em curto prazo, centenas de funcionários estão com o emprego “incerto”. O site The Verge deu uma rápida passeada no Twitter para ver a reação de alguns funcionários da Nokia. A resumo é um misto de surpresa e tristeza.
Mas espere que tem mais.
Sob os termos da aquisição por US $ 7,2 bilhões dos setores de dispositivos e serviços da Nokia, incluem que “Asha” e “Lumia” agora serão marcas da Microsoft. A Nokia permanecerá com seu nome, pois ela atua em vários setores, alguns não relacionados com tecnologia. Entretanto, não haverá mais smartphones com o logo da Nokia. O termo diz ainda que a própria Nokia está impedida de lançar novos celulares com sua marca até 31 de dezembro de 2015. Isso significa também que os futuros smartphones da Microsoft vão sair com o logo da “Microsoft” e não da Nokia.
Lembra-se da Sony Ericsson que depois virou só Sony, o mesmo está acontecendo aqui. Nem preciso lembrar sobre o que aconteceu com a Ericsson, afinal, ninguém lembra. A própria Nokia, disse ao The Verge, que este se trata do seu adeus ao mercado de smartphones, mercado que ela ajudou a criar.
Portanto podemos concluir que morre aqui a parte da Nokia que conhecemos e aprendemos a gostar. Triste!
Com informações de: The Verge
Adeus Nokia
Genshin Impact, o famoso RPG de aventura de mundo aberto da HoYoverse, trará o Festival…
Desde 2017, a extensão de navegador Honey foi promovida como uma ferramenta indispensável para economizar…
O MMORPG de mundo aberto Tower of Fantasy passará por grandes mudanças em 2025. A…
O Invincibles Studio, conhecido por seus jogos de futebol mobile, lançou a fase de beta…
FC 25 ou ‘’fifa 2025’’ para os veteranos é o mais novo jogo anual de…
A NetEase Games anunciou o roadmap de desenvolvimento para Once Human em 2025, trazendo grandes…
View Comments
triste !
Para animar aqui vai uma piadinha.. (ou não)
Sabia que a Microsoft pagou mais pelo Skype do que pela Nokia? Duvida?
Veja aqui
Para mim foi como se a Atari tivesse saído do ramo (Não vive naquela época, não sou tão velho assim). Fiz a analogia, pois o Nokia 5110 foi o primeiro celular onde encontrei joguinhos.
Contei isso no post sobre a história dos jogos de celular: http://www.mobilegamer.com.br/2011/02/historia-dos-jogos-para-celular-1a-parte.html
ola, vai rolar aquele artigo sobre meu jogo de android Saicum?
triste mesmo, sou fã da Nokia, pois eu tbm conheci os joguinhos de celulares por um celular da nokia, A microsoft daki a pouco compra a nintendo tbm ,outra revolucionária em outro ramo, mas que o revolucionou, mas está como a Nokia, mal das pernas, e pode futuramente ocorrer esse monopólio da microsoft no ramo dos games já que tbm está presente com seu Xbox, valeu Dario pelo post.
A Microsoft tem caixa de sobra, mas ultimamente o Steve Ballmer tem comprado empresas muito caras. Tá certo que a Nokia é uma aposta certa, mas pagou caro por coisas como o Skype.
Fica claro e evidente que a Microsoft quer esse mercado e muito.
nao concordo com o tom que foi escrito a matéria, estes dados são relativos se vc analisar em valores, o cenarios dias antes da venda da divisao de smartphone era que a nokia estava começando a reerguer, contraiu muita divida e estava se recuperando...as vendas dos lumias 520 estavam em alta, como do lumia 920 o q era bom, mas nao era sinal da saude financeira. vejo a transação como um bom negocio para MS pq hoje ele tem um SO amplamente divulgado e agora adquiri se n a melhor fabricante ou uma das melhores em celulares e smartphones. isto é um grande passo. Amo nokia,meu primeiro celular foi nokia, sentirei falta do nome,mas n sentirei falta da qualidade pq sei q todo know-how da nokia e da ms estará junto para fazer o melhor, com certeza comprei um sem medo de errar.
Olá Marco,
Perceba que não entrei no mérito da qualidade dos aparelhos e nem do SO, que é excelente.
O objetivo do texto foi citar alguns pontos sobre o processo da venda, os quais a imprensa no Brasil não tocou. É preciso entender que a Nokia vendeu uma divisão, ou seja, ela não é mais dona da parte de dispositivos e serviços. Não há parceria, a Nokia não tem mais autonomia sequer para lançar celulares sem o aval da Microsoft, mesmo que seja com software dela.
Para o consumidor final a mudança pode ser boa. Para quem gosta do Windows Phone é uma boa notícia de fato. Mas para uma empresa que criou um mercado e agora se despede dele, pode ter certeza que o gosto é amargo.
Caso tenha achado o tom da matéria pesado, veja esta coluna da Revista Época Negócios:
http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/tecneira/2013/09/03/previsivel-negocio-microsoft-nokia-nao-garante-sobrevivencia-de-ambas/
Tem até uma piada infame contida na matéria. Saber que a Microsoft pagou mais pelo Skype do que pela Nokia.
Cara.. já tive todo tipo de smartphone.. já passei por iPhones, Galaxys.. mas o smartphone que me deixou mais boquiaberto até hoje foi o Nokia N95! foi o smartphone que eu mais gostei de ter.. o que mais me deixou saudades.. Na época era indiscutível a superioridade dele em relação a qualquer outro smartphone.. hoje em dia as coisas só estão evoluindo, sem o mesmo impacto.. vc pega um celular novo e nunca é aquele impacto.. é sempre a evolução de algo que já existe... Eu lembro que troquei o N95 por um iphone.. lembro da profunda decepção que tive, pois o iPhone não fazia nem 1/3 do que o N95 fazia.. Acabei voltando pra Nokia, agora com o N95 8gb.. depois de um tempo acabei voltando pra o iPhone, quando saiu a versão 3GS, deopsi troquei pelo iPhone4, e depois pelo 4s.. e a Nokia foi decaindo e decaindo..com o lançamento do Android, e com o sucesso que ele fez, foi praticamente os pregos do caixão da Nokia.... mas quando ela apareceu com o Windows Phone, parecia que ela iria ressurgir e voltar a ser grande! principalmente depois das últimas notícias de que o Windows Phone estava tendo uma alta muito grande.. bom.. parece que não foi o suficiente pra reerguer a Nokia..
Caramba o meu nokia N8 agora e uma reliquia.
Os aparelhos vão continuar com o nome Nokia por um bom tempo amigo, só mais adiante será desvinculado! "A Nokia continuará dona da marca, que será licenciada para a Microsoft em uma acordo de 10 anos, que vai manter os nomes nos celulares."
No contrato e segundo o The Verge, Mobilexpert e diversos outros sites, depois do 1020, o próximo Lumia já será sem o logo da Nokia.
Lá no Estadão quando diz que a Nokia continua dona da própria marca, apenas generalizou para dizer que a Nokia vai continuar dona do seu próprio Nome. Mas os "Nomes" aos quais a matéria se refere são "Lumia" e "Asha".
E o contrato de 10 anos não é um "empréstimo" do tipo, "um dia a Nokia volta". Os 10 anos aos quais a matéria se refere é uma cláusula contratual que proíbe a Nokia de lançar outros smartphones e celulares sem aprovação da Microsoft.
Ao meu ver a marca licenciada em questão é a "Nokia", e ela permanecerá nos aparelhos por mais 10 anos, ou a té a M$ resolver tirar. Pelo menos foi o que entendi nos vários artigos que li!
E eu sei que não se trata de um empréstimo. A Nokia é a Microsoft agora! o que é ótimo, uma das empresas mais competentes do mundo!