Análise dos jogos indicados ao IGF 2014 disponíveis para iOS e Android

Dos finalistas e menções honrosas da décima sexta edição do Indepentent Games Festival, nove jogos já estão disponíveis para iOS (iPhone, iPod Touch e iPad) e Android. Portanto resolvi me voluntariar a levar uma bala pelo pelotão, comprando e testando todos eles para os leitores do blog. Será que eles são bons mesmo? Será que valem a pena? Será que são o tipo de jogo que você curte? Vamos a essas respostas!

Dominique Pamplemousse in “It’s All Over Once the Fat Lady Sings!” (iOS)

A melhor palavra para sintetizar esse jogo é “esquisito”. Basta ver o título e a opção da desenvolvedora por gráficos inspirados no preto e branco do cinema mudo e no stop motion. Uma atitude corajosa, já que com certeza afastou as pessoas que acham os gráficos a coisa mais importante num jogo (e eles não são poucos).

Publicidade

Como não tenho esse tipo de preconceito, entendi e curti a proposta que me deu a sensação de ser algo como uma mistura de expressionismo alemão com Backyardigans. Essa sensação é reforçada pelo lado peça musical e pelas dublagens divertidas e caricatas. O roteiro é simples, mas interessante com uma história que surpreende ao surpreender e um bom trabalho de desenvolvimento de personagens.

Só que, se o resultado funciona bem como uma espécie de animação experimental interativa, como game ele derrapa por ser fácil e curto, podendo ser concluído em uma hora. Isso somado ao fato dele custar $5 pode desanimar a muitos, no entanto vale lembrar que todo o jogo foi feito por uma garota sozinha que fez até mesmo os cenários com papelão e massa de modelar, um trabalho que merece ser valorizado. Eu particularmente gostei bastante e recomendo a quem curte point & click e propostas experimentais, mas não consigo deixar de achar as quatro nomeações (excelência em áudio, narrativa, inovação e prêmio principal) um exagero.

 

Link para Download:Dominique Pamplemousse in “It’s All Over Once the Fat Lady Sings!” [iOS (iPad) – $4,99]

 

 

Monster Loves You (Android e iOS)

A proposta desse jogo consiste em criar um monstro ao longo de todas as fases de sua vida e, através de suas escolhas, definir seu desfecho. Assim eu o baixei imaginando que se tratava de algo como esses jogos de criar dragões que estão surgindo aos montes, mas o que encontrei foi uma text adventure. Como não tenho problemas com esse gênero, pelo contrário, até gosto, permaneci interessado. Criei alguns monstros, desbloqueei alguns finais diferentes e foi aí que percebi o defeito que para mim acabou com o jogo: a repetibilidade.

Um jogo baseado em escolhas precisa levar o jogador por caminhos diferentes. Star Wars Knights of the Old Republic, por exemplo, permite seguir direções completamente distintas, chegando a poder acabar sendo o herói ou o vilão da história. Já aqui, isso não acontece, e mesmo opções opostas levam a praticamente os mesmos resultados, mudando apenas os finais.

Apesar da ideia ter sido boa, a execução não foi, e Monster Loves You acaba extremamente dependente de uma rejogabilidade que não tem, portanto não o recomendo. Para mim a menção honrosa em excelência em narrativa que recebeu foi desmerecida. Pode ser que a narrativa seja realmente boa quando se conhece todos os finais e se tem uma visão dela como um todo, mas de que isso adianta se o jogo falha ao fazer o jogador explorá-la e conhecê-la?

Link para Download: Monster Loves You [iOS (universal) – $2,99]

Link para Download: Monster Loves You [Android – Aproximadamente $7,00]

 

 

Detective Grimoire (Android e iOS)

Detective Grimoire é uma aventura point & click com uma trama investigativa e visual de animação que não decepciona em nenhum desses pontos, mas que também não se destaca. Seu lado point & click é bem brando, o que é comum em jogos que dão mais ênfase na história para não atrapalhar seu desenvolvimento, mas senti falta de obstáculos que desafiassem meu raciocínio e meu poder de dedução. Como trama investigativa o game funciona, porém o roteiro peca por optar pela segurança, abrindo mão de enigmas e surpresas que histórias do gênero precisam ter para causar impacto no leitor, aqui no caso no jogador. Mesmo no lado animação jogo poderia ser melhor, afinal os personagens e as cutscenes são bem bacanas, porém são escassas.

Não se trata de um jogo é ruim e sim de algo abaixo de outros jogos de investigação disponíveis para mobiles como Ace Attorney: Phoenix Wright Trilogy HD e Layton Brothers: Mystery Room. Eu o recomendo para quem, assim como eu, é fã de point & click e detetives, mas os demais jogadores acredito que não achariam muito interessante. Detective Grimoire recebeu menção honrosa em excelência narrativa, mas não é para tanto.

Link para Download: Detective Grimoire [iOS (universal) – $3,99]

Link para Download: Detective Grimoire [Android – Aproximadamente $9,00]

 

 

868-HACK (iOS)

Michael Brough é um desenvolvedor cujos trabalhos parecem ter como lema “Criatividade é tudo, gráfico é nada” e 868-HACK o segue à risca com um visual minimalista e retrô esquisito. Eu estava cético quanto a ele mesmo diante das excelentes reviews que li, mas conforme fui jogando, as regras e propostas do game foram se clareando para mim . E ainda se clareiam um pouquinho mais a cada vez que jogo. O conceito não é fácil de explicar e não é muito empolgante quando lido, mas vamos lá. Você controla a carinha sorridente por cenários quadriculados aleatoriamente gerados e precisa pegar umas moedas que também são carinhas sorridentes. Com essas moedas você pode obter informação (pontos) e power ups, mas também chamam os inimigos, então é preciso ter cuidado. O uso dessas moedas também servem para obter energia/dinheiro que cada quadrado possui, pois eles servem como combustível para o uso dos power ups.

868-HACK é o chamado jogo cebola, aquele em que você vai jogando e descobrindo novas camadas. Chegando ao fim de uma partida, você desbloqueia um novo power up e acha que é só isso, mas ao iniciar um novo jogo, você mantém sua pontuação. Assim a busca pelos highscores torna o jogo mais emocionante e faz com que os movimentos exijam cada vez mais cuidado.

Afinal, um erro pode significar a morte e sua pontuação espetacular por ir por água abaixo. Qual é o mais longe que você pode chegar? E certamente ainda há mais camadas para eu descobrir nessa saborosa cebola eletrônica. Fica a recomendação a quem curte estratégia, jogabilidade em turnos, roguelike, minimalismo e ideias únicas. Seu preço pode ser considerado salgado e desanimar a muita gente, mas não me arrependo de ter pago. O game foi indicado na categoria excelência em design, mas eu acho que a categoria inovação combinaria mais. Já a menção honrosa em prêmio principal foi merecida.

Link para Download: 868-HACK [iOS (universal) – $5,99]

 

 

Corrypt (iOS)


Esse jogo está no pódio das surpresas que esse mergulho no mundo dos games indies me trouxe. A princípio parece se tratar de um mero clone de Sokoban tendo como diferencial apenas a possibilidade de puxar as caixas em vez de só empurrar e poder também empurrar mais de uma caixa juntas. Se fosse apenas isso, já seria bastante legal, mas a criatividade do desenvolvedor acrescentou novos elementos o levou o velho Sokoban a algo que eu nunca imaginei. Não vou falar sobre esses tais elementos para não estragar surpresas, mas eles abrem as portas para tantas possibilidades que tornam o jogo em si um grande puzzle.


Sendo ele uma obra do Michael Brough, não é surpresa que os gráficos estejam longe de ser prioridade. Se em 868-HACK eles de certa forma são estilosos, aqui são quase sofríveis, no entanto isso é irrelevante diante do êxito genial alcançado em seu conteúdo. Quem curte puzzles desafiadores e tem a cabeça aberta para propostas incomuns precisa dar a esse jogo uma chance, mas aviso que ele exige também doses extras de paciência e perseverança. Corrypt está concorrendo na categoria inovação merecidamente e merecia até pelo menos uma menção honrosa no prêmio principal.

Link para Download: Corrypt [iOS (universal) – $1,99]
Fique ligado aqui no blog para conferir a segunda parte do post com as avaliações dos dois jogos que mais gostei e os dois que menos gostei.

Redação

Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: contato.mobilegamerbrasil@gmail.com Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Recent Posts

Delta Force NÃO terá modo Battle Royale, revela produtor

No último vídeo de "Pergunte qualquer coisa" de Delta Force, o primeiro após o lançamento…

16 horas ago

Riot Games faz postagem sugerindo atualização sobre Valorant Mobile

A Riot Games fez uma postagem no X (antigo twitter) com uma mensagem sugerindo uma…

17 horas ago

Como os jogadores ocultam seus nomes de usuário durante a transmissão?

Para jogadores que fazem transmissões ao vivo, ocultar seus nomes de usuário pode salvar vidas.…

23 horas ago

🐲 Fruta Dragon: diferenças entre a fruta antiga e novas do Blox Fruits

O update 24 do Blox Fruits trouxe um Rework da Fruta Dragon que está sendo…

2 dias ago

Como pegar todas as faixas no Blox Fruits (dojo belts)

O Evento do update 24 de Blox Fruits trouxe novos desafios, incluindo o sistema de…

2 dias ago

Ark: Ultimate Survivor Edition Mobile já está disponível para baixar no Android e iOS

A Studio Wildcard lançou finalmente Ark: Ultimate Survivor Edition Mobile no Android e iOS. O…

2 dias ago