Celulares e tablets estão sendo chamados de “chupetas do século 21” devido ao fato de que cada vez mais pessoas os usam para distrair e entreter crianças. Um hábito inofensivo que Tim Cooks provavelmente nunca imaginou que pudesse um dia custar dezenas de milhões à Apple.
Quando uma pessoa insere a senha na App Store para fazer o download de um app, há um prazo de 15 minutos onde ela fica ativa para fazer outras compras sem necessidade de digitá-la novamente. É aí que está o problema todo. Os usuários digitaram suas senhas, baixaram os jogos e entregaram os aparelhos para os pequeninos que fizeram a festa com compras dentro do aplicativo. Apenas uma criança chegou a gastar 2600 dólares dessa forma no jogo Tap Pet Hotel.
Na chegada da fatura esses usuários ficaram de cabelo em pé com o que viram e reclamaram na FTC, entidade americana de defesa ao consumidor, que julgou a Apple culpada por não informar o fato da senha ficar ativa para novas compras. Assim, a gigante maçã foi condenada a devolver o dinheiro referente a essas compras aos usuários, um valor que passa de 32,5 milhões de dólares.
A capacidade das crianças de causar prejuízos não para me de surpreender.
Fonte: Joystiq