Premiado jogo indie Year Walk acaba de alcançar 200 mil vendas em sua versão para iPhone, iPod Touch e iPad. Jogo foi citado até no livro “1001 videgames para jogar antes de morrer“. Um dos poucos jogos mobile a aparecerem na lista.
Não me recordo aonde, mas essa semana eu li que a maior parte dos empreendimentos só começa a dar lucro após de 3 a 5 anos de trabalho. Não sei se o estúdio indie Simogo, formado em 2010, começou a ter lucro no ano passado, mas é visível que já começou a receber a merecida notoriedade. Tanto Year Walk quanto DEVICE 6, lançamentos do estúdio em 2013, atingiram a marca de 100 mil vendas na App Store em menos de dois meses após seus respectivos lançamentos. Dizem que jogos para mobiles param de vender depois da segunda semana, mas não foi o caso de Year Walk, lançado em fevereiro, que seguiu tendo boas vendas e ainda antes do fim do ano chegou a marca de 200 mil.
Isso pode parecer pouco perto do que jogos como GTA V e Call of Cuty Ghosts venderam apenas no dia do lançamento, mas é bom deixar claro que estamos falando de um estúdio formado por uma dupla (Simogo = SIMOn + GOrdon) que faz os jogos eles mesmos sem centenas de desenvolvedores a disposição e usando dinheiro do bolso, sem milhões e mais milhões de orçamento vindos dos cofres de uma gigante multinacional. Esses jogos não tiveram sequer a publicação de uma editora, contaram basicamente com o boca a boca e a divulgação fornecida pelas ótimas reviews que receberam.
Para 2014 a Simogo planeja uma atualização para DEVICE 6 e começar a trabalhar num novo game. Mas antes eles levarão Year Walk ao Steam.
Creio que 2013 mostrou à Simogo que é possível games inovadores e ousados fazerem sucesso no mobiles mesmo em meio a um oceano de jogos casuais e freemium. Simon e Gordon afirmam que a calorosa receptividade de Year Walk e DEVICE 6 trouxe muita confiança e eles e nós gamers certamente seremos beneficiados por isso. A julgar pela velocidade em que esses caras trabalham acredito que vamos ter mais novidades ainda esse ano.