O conceito por trás dos jogos de Snake (cobrinha) é bem mais antigo do que muitos pensam. Antes de aparecer nos celulares da Nokia em 1997, o primeiro jogo com essa ideia surgiu em 1976, e praticamente criou esse gênero em um verme/cobrinha comem pontos e vai ficando cada vez maior.
Leia também:
O primeiro jogo a conter a ideia de cobrinhas na tela, serpenteando em quatro direções surgiu em 1976. Blockade foi lançado pela Gremlin (não é a mesma do Top Gear) com versões apenas para arcades. Apesar de não conter a ideia de pontos comendo pontos, o game possui uma jogabilidade quase idêntica aos jogos de Snake.
Naquela época, compartilhar códigos fonte de programas e jogos era algo relativamente comum, e foi assim que o jogo surgiu no Atari na forma de um port não oficial em 1978, chamado Surround. O game consistia da mesma mecânica de Blockade, onde um jogador tentava fechar o outro usando o seu “rastro”.
Em 1982, o programador Dave Bresnen desenvolveu uma versão do jogo com controles mais simples, usando apenas as setas do teclado. Ele também desenvolveu o conceito de que a cobrinha aumentava de velocidade, conforme a pontuação e também introduziu o conceito de não ter vidas extras. O jogo foi lançado junto com o microcomputador BBC Micro, e o jogo se chamava Snake.
Também em 1982, a Spectravision lançou um jogo chamado Tape Worm e esse sim, contém todos os elementos que podemos presenciar no Snake para celulares Nokia. Tela verde, um verme (mais parece uma cobrinha) que “devora” pontos e vai ficando cada vez maior. Porém, o jogador tinha três vidas.
Em 1991, você não vai acreditar, mas a Microsoft lançou uma versão de Snake para MS-DOS, com o nome de Nibbles. O jogo era, assim como outros games citados até aqui, feito em Basic, e vinha incluso no pacote do DOS 5.0, junto com o QBasic. Uma das curiosidades aqui é que o código-fonte do jogo vinha incluso. Todos os elementos praticamente idênticos aos jogos de Snake para Nokia. A cobrinha devora pontos vai ficando cada vez maior, não pode tocar nos cantos da tela e o jogador pode definir o nível de velocidade.
Por fim, podemos perceber que Snake para celulares Nokia não foi uma ideia tão brilhante assim. Do mesmo modo que Tetris foi o primeiro jogo portado para celulares, Snake fez o mesmo caminho. Contudo, ele não “nasceu” nos celulares da Nokia. Embora seja onde grande parte da geração atual de jogadores se lembra do jogo.
Recentemente, o desenvolvedor Taneli Armanto, que criou Snake para celulares Nokia, anunciou uma nova versão do game para Windows Phone, Android e iOS que deve ser lançada dia 14 de Maio. O jogo será gratuito para baixar e jogar.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Snake_%28video_game%29
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Jogo-Snake/62800312.html
https://atariage.com/software_page.html?SoftwareID=1396
http://en.wikipedia.org/wiki/Nibbles_%28video_game%29
A Halfbrick Studios acaba de abrir o pré-registro de Jetpack Joyride Racing, o mais novo…
Jogo de ação e sobrevivência com crafting e visual isométrico traz de volta a irreverência…
Jogo estrelado por HYDE, ícone do rock japonês, traz ação em ritmo acelerado com desafios…
NetherSX2 recebe atualização definitiva com suporte a conquistas e melhorias importantes! O emulador NetherSX2, o…
Aclamado no PC, game chega aos iOS. Ele já estava disponível no Android, mas com…
Os bônus Aviator sem depósito são formas de começar seu jogo no Aviator com vantagens…
View Comments
primeiro jogo mobile que fiquei viciado kkk
Sem dúvida. A versão para Nokia definitivamente foi a melhor versão do jogo.