O conceito por trás dos jogos de Snake (cobrinha) é bem mais antigo do que muitos pensam. Antes de aparecer nos celulares da Nokia em 1997, o primeiro jogo com essa ideia surgiu em 1976, e praticamente criou esse gênero em um verme/cobrinha comem pontos e vai ficando cada vez maior.
Leia também:
O primeiro jogo a conter a ideia de cobrinhas na tela, serpenteando em quatro direções surgiu em 1976. Blockade foi lançado pela Gremlin (não é a mesma do Top Gear) com versões apenas para arcades. Apesar de não conter a ideia de pontos comendo pontos, o game possui uma jogabilidade quase idêntica aos jogos de Snake.
Naquela época, compartilhar códigos fonte de programas e jogos era algo relativamente comum, e foi assim que o jogo surgiu no Atari na forma de um port não oficial em 1978, chamado Surround. O game consistia da mesma mecânica de Blockade, onde um jogador tentava fechar o outro usando o seu “rastro”.
Em 1982, o programador Dave Bresnen desenvolveu uma versão do jogo com controles mais simples, usando apenas as setas do teclado. Ele também desenvolveu o conceito de que a cobrinha aumentava de velocidade, conforme a pontuação e também introduziu o conceito de não ter vidas extras. O jogo foi lançado junto com o microcomputador BBC Micro, e o jogo se chamava Snake.
Também em 1982, a Spectravision lançou um jogo chamado Tape Worm e esse sim, contém todos os elementos que podemos presenciar no Snake para celulares Nokia. Tela verde, um verme (mais parece uma cobrinha) que “devora” pontos e vai ficando cada vez maior. Porém, o jogador tinha três vidas.
Em 1991, você não vai acreditar, mas a Microsoft lançou uma versão de Snake para MS-DOS, com o nome de Nibbles. O jogo era, assim como outros games citados até aqui, feito em Basic, e vinha incluso no pacote do DOS 5.0, junto com o QBasic. Uma das curiosidades aqui é que o código-fonte do jogo vinha incluso. Todos os elementos praticamente idênticos aos jogos de Snake para Nokia. A cobrinha devora pontos vai ficando cada vez maior, não pode tocar nos cantos da tela e o jogador pode definir o nível de velocidade.
Por fim, podemos perceber que Snake para celulares Nokia não foi uma ideia tão brilhante assim. Do mesmo modo que Tetris foi o primeiro jogo portado para celulares, Snake fez o mesmo caminho. Contudo, ele não “nasceu” nos celulares da Nokia. Embora seja onde grande parte da geração atual de jogadores se lembra do jogo.
Recentemente, o desenvolvedor Taneli Armanto, que criou Snake para celulares Nokia, anunciou uma nova versão do game para Windows Phone, Android e iOS que deve ser lançada dia 14 de Maio. O jogo será gratuito para baixar e jogar.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Snake_%28video_game%29
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Jogo-Snake/62800312.html
https://atariage.com/software_page.html?SoftwareID=1396
http://en.wikipedia.org/wiki/Nibbles_%28video_game%29
Asus Estaria Copiando a Samsung? -Especulações começam a surgir na web sobre o próximo smartphone…
Imagine um livro que ganha vida. É mais ou menos assim Tengami, um jogo de…
O El Hero, novo Battle Royale desenvolvido pela Moonite Games e idealizado pelo influenciador brasileiro…
Dragon Quest X: Rise of the Five Tribes Offline foi lançado como um jogo pago…
Ragnarok M: Eternal Love 2 Causou grande entusiasmo entre os fãs de jogos novamente. Recentemente,…
Olá, viajantes estelares! Honkai: Star Rail, que já está quase completando 2 anos, chegou à versão…
View Comments
primeiro jogo mobile que fiquei viciado kkk
Sem dúvida. A versão para Nokia definitivamente foi a melhor versão do jogo.