No mundo da tecnologia, tão importante quanto ter uma boa ideia é saber vendê-la. Atualmente, a Microsoft está em uma cruzada para finalmente emplacar o seu sistema mobile. A tática usada na mais recente investida da empresa remete ao início da computação pessoal, quando valia de tudo para ter a atenção do consumidor.
O que a Microsoft planejou, e já está em fase final de testes, é simplesmente converter de forma semi-automática qualquer app ou jogo do Android e iOS para o seu mais novo sistema, o Windows 10 Mobile.
A ferramenta que faz essa mágica chama-se “Project Astoria”, e embora esteja em beta fechado, já tem alguns usuários testando. Essa SDK, exclusiva para desenvolvedores, ajuda a portar um *.apk do Android direto para o formato do Windows 10 Mobile.
Há algumas limitações. O processo precisa ser realizado em um computador com Windows, e dependendo do app ou jogo, também é preciso dar uma trabalhada no código. Mas os resultados iniciais são impressionantes.
Mas uma variável que pouca gente analisou e literalmente o “Pulo do gato” é o seguinte. Como todos sabem, a Microsoft Store (ex-Windows Phone Store), não é a loja mais organizada do mundo. Nela, é comum desenvolvedores postarem emuladores com jogos embutidos, games do Game Boy Advance, são as vítimas mais corriqueiras. Então, caso os desenvolvedores se mostrem desinteressados em portar apps e jogos para Windows 10 Mobile, pode ser que os usuários ou desenvolvedores façam isso de forma “Não oficial”.
É o chamado “Se não vai por bem, vai por mal”. Dessa forma, a Microsoft contorna grande parte dos seus problemas. Com certeza é algo que vai irritar tanto Google como Apple, já que o “Project Astoria” também converte *.ipa.
“Ah, mais isso vai rodar sempre travando e cheio de bugs”, dirão alguns. Mas não é bem assim, No vídeo abaixo, você vê o Clash of Clans, que não possui versão para Windows 10 Mobile, rodando perfeitamente em um Lumia 1520.
E você? O que achou da jogada da Microsoft? Deixe sua opinião na seção de comentários.