Eu realmente estava empolgado com o anúncio de um próximo game da Nintendo para celulares e tablets com Android e iOS. Mas a apresentação do Jogo/App Miitomo prova que a Nintendo quer apenas usar a popularidade dos smartphones para chamar atenção para os seus produtos e plataformas.
O “Miitomo” será um app/game gratuito para baixar e terá funções semelhante a função StreetPass do Nintendo 3DS. No caso, os “Mii” irão conversar entre si e os usuários irão saber se conheceram ou não alguém legal pelo caminho. Para quem não sabe “Miis” são os avatares das jogadores no Nintendo Wii, Wii U e 3DS.
Segundo o presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima, a ideia é ajudar pessoas tímidas a se comunicarem. Ideia bem legal, mas… já existem as redes sociais para isso. Acredito que esse App é indicado para pessoas supertímidas, e focado no público oriental.
No ocidente, o Miitomo não faria muito sentido por um motivo. A cultura ocidental de superexposição é claramente o oposto da proposta do aplicativo.
“Miitomo” será o primeiro de 5 “jogos” que a Nintendo pretende lançar para celulares até março de 2017. Enquanto “Miitomo” será gratuito, os outros games serão pagos, mas do jeito que a Nintendo está conduzindo a coisa, eu não vou ficar mais empolgado.
Logo após revelar “Miitomo” o valor das ações da Nintendo caíram 7.5%. O que é algo óbvio, pois todo mundo estava esperando algo, digamos mais interessante. Em vez disso, a Nintendo apenas disse que tudo vai ser adiado para 2016 e ponto final. Nas redes sociais já começaram as piadinhas com relação a “jogabilidade”, que de “game” mesmo, há muito pouco para se comentar.
A Nintendo falou também sobre seu novo serviço online chamado Nintendo account. Será uma conta integrada entre os consoles da empresa, computadores e smartphones. A Big N também apresentou suas ideais para jogos em nuvem, mas não explicou se seriam os games do Wii U streaming no celular ou algo assim.
Se continuar assim, a Nintendo vai trilhar os mesmos passos da Sony que sempre encarou os smartphones como algo “passageiro”. Infelizmente, para a Sony, a moda durou tanto que a fez abandonar o pobre PS Vita.
Fonte: Kotaku