Não! Você não leu errado. Neste artigo vamos discutir sobre algo que está acontecendo, neste momento, com os games de celular. Trata-se da sua morte prematura.
“Como assim? não se fala em outra coisa, jogos mobile nunca fizeram tanto sucesso”, você deve estar pensando. Mas já parou para pensar como os games mobile deixaram de ser um produto acabado, algo que você termina, para virar um “serviço”, um “empréstimo” do seu tempo e principalmente da sua visualização para anúncios?
– O problema para quem “chegou agora”
Quem comprou seu primeiro smartphone e entrou na era dos jogos mobile durante o ano de 2013 não deve ter notado muita diferença. Foi justamente um ano antes daquele ano, que a Gameloft (veja aqui) e outras produtoras começaram a converter muitos dos seus projetos, e até games já lançados, em títulos freemium (grátis com compras embutidas).
Mas de 2009 a 2012, a coisa era bem diferente. Não via-se tantos jogos grátis assim, a maioria dos games tentava, digo, se esforçava para proporcionar uma experiência muito próxima a dos jogos de consoles portáteis e até consoles de mesa.
Antes, era quase evidente que a indústria de jogos mobile iria se tornar a nova indústria de consoles portáteis, ou algo parecido. Porém, a maioria dos consumidores responderam de uma maneira inusitada. Eles preferiam jogos piores, ou de jogabilidade mais simples, desde que fossem de graça.
– As produtoras estão desistindo de atualizar jogos pagos antigos
Anos anteriores a 2013 guardam a melhor biblioteca de jogos mobile que já tive o prazer de jogar. Games como Dead Space, Horn, Modern Combat 3, PES 2012 tinham tudo o que esperava-se de um bom game.
Mas atualmente, diversas produtoras estão desistindo de atualizar seus games. A EA por exemplo, está fazendo promoções repetidas de Dead Space e Mass Effect Infiltrator. Ela já mandou avisar que os jogos serão retirados da App Store e Google Play. O motivo é a manutenção para o suporte a novas versões do iOS e Android. Ao que parece, não vale a pena apostar em jogos pagos.
O mesmo acontece com outras companhias: Capcom, 2K, Gameloft, Disney, muitas empresas não têm planos para jogos pagos e antigos. Até mesmo jogos pagos lançados em 2014 são deixados ao relento. Dois exemplos emblemáticos me vêm à cabeça: Monster Hunter Unite e Bioshock.
Parece que as grandes empresas de jogos ficaram com inveja do sucesso de pequenos estúdios como os de Angry Birds, Candy Crush Saga e Clash of Clans. A coisa só piorou depois de jogos muito simples virarem mania, como Flappy Bird. Hoje em dia, as grandes produtoras só pensar em criar o próximo hit do top 10 da Google Play ou App Store. Até mesmo a Nintendo entrou no barco e já confirmou que o foco são games casuais para mobile.
– Jogos mobile deixaram de ser um produto e viraram um serviço
Atualmente, não se termina mais um game, simplesmente ele continua até o infinito ou até você ficar sem dinheiro. A grande maioria dos jogos freemium são quase intermináveis. Alguns não podem ser concluídos nem mesmo com hack.
Mesmo que você não gaste nenhum centavo com um jogo gratuito, ele arranja um jeito de transformar você, amigo gamer, em moeda de troca. Seja para visualização de anúncios ou simplesmente para ser contabilizado como parte da base do público daquela empresa.
– Por que tantos jogos grátis é algo ruim
O motivo pela preocupação de tantos jogos grátis é a diluição da diversão. Você não tem mais uma experiência marcante com um jogo como tínhamos na época de lançamento de games como Wild Blood, Batman: The Dark Night Rises, Sword & Sworcery EP e outros.
Hoje em dia, a diversão proporcionada pelos jogos mobile é rasa, quase enfadonha. Acho muito engraçado haver discussões sobre FIFA 15 e 16 serem jogos bons? Eles nem são jogos propriamente ditos, são apenas um modo: o Ultimate Team.
Aí você me diz: “Por mim está de bom tamanho?” Será mesmo? Se algum desses jogos grátis custasse um dólar, você pagaria por ele?
Com a quantidade exagerada de jogos grátis, a qualidade cai por terra e vemos listas onde o pessoal considera games casuais melhores que jogos mais engajados. Games pagos são até deixados de fora de listas de “melhores” dos grandes veículos de mídia.
Muita gente comenta que “é assim mesmo” e que “jogos de celular é só para matar o tempo”. Se você pensa assim, provavelmente entrou no mar dos jogos mobile de 2013 pra cá! Lembre-se, o mesmo foi dito no lançamento do Game Boy, até a GameFreak lançar Pokémon e mostrar que os consumidores estavam errados!
A boa notícia é que ainda há estúdios que apostam em jogos de qualidade que proporcionam uma experiência marcante e que irão viver em nossas memórias e não serão apenas aquele “passatempo” de banheiro.