Categories: Mercado

O que está acontecendo com a Gameloft?

Gameloft-2013-Jogos-lançamentos-para-celular-javaGameloft-2013-Jogos-lançamentos-para-celular-java

Há alguns dias surgiu a notícia de que a Vivendi está interessada em virar a “dona” da Gameloft. Quando se fala em Vivendi, muitos imaginam a “Vivendi Games” e a situação “compra” faz muita gente pensar que a Gameloft vai mal. Mas na realidade, as coisas não são bem assim.

A Gameloft, por exemplo, vai muito bem. Ano passado (2015), a produtora de games mais popular do mercado mobile faturou nada menos que 256,2 Milhões de Euros, uma alta de 13% em relação ao ano anterior (2014). A empresa não sou conseguiu reverter a situação do começo fraco de 2015, como faturou ainda mais.

Vamos por parte. A Vivendi dessa história não é a subdivisão, já falida, Vivendi Games. Trata-se de todo o conglomerado francês que possui empresas na área de entretenimento, música, televisão, games e etc.

Publicidade

O alvo da aquisição, não é exatamente a Gameloft, a Vivendi mira em adquirir a Gameloft para ter meios para incorporar também a Ubisoft, em um futuro próximo. A Vivendi passou a deter 30,01 % das ações, dando-lhe 26,72 % dos direitos de voto. Com isso, ela pode fazer uma oferta pública de compra de ações de outros investidores. Poderia a Vivendi estar querendoa lacuna em sua carteira deixada pela venda de Activision Blizzard?

A medida foi anunciada dia 19 em uma declaração pública após a Vivendi cruzou a barreira dos 30%. No direito francês, possuindo mais de 30% das ações de uma empresa, significa que o comprador pode fazer uma declaração pública e tentar comprar uma participação controladora com uma recompra pública a um preço razoável. Resumindo, é um oferta para baixo para tentar comprar a produtora de jogos como Asphalt e Modern Combat com um preço mais razoável.

Após a venda necessária da Activision Blizzard para reduzir dívidas, a Vivendi decidiu, em Outubro de 2015, investir na Ubisoft (segurando um interesse atual de 14,9 %) e Gameloft (com mais 30,01%). Hoje, a Vivendi é o maior detentora de ações das duas principais empresas de jogos, todo mundo sediado na França, o que facilitaria o processo de incorporação.

Está longe de ser a primeira indicação de que a ex-proprietária da Activision Blizzard está olhando seriamente um oferta de aquisição da Ubisoft, algo que tem sido abertamente rejeitado por Yves Guillemot e toda a diretoria da Ubisoft. Na verdade, a empresa realizou uma conferência com investidores em Londres para tranquilizar acionistas que não querem a compra pela Vivendi. Mesmo assim, se a Vivendi está disposta a ofertar os preços certos, Ubisoft e Gameloft podem ficar em uma situação difícil.

Fonte: gamesindustry

Dario Coutinho

O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: dario@mobilegamer.com.br

Share
Published by
Dario Coutinho

Recent Posts

Pokémon GO é eleito melhor jogo mobile da Gamescom Latam 2025 e anuncia GO Fest em São Paulo

Com mais de 40 mil visitantes no estande, título da Niantic se destacou entre os…

10 horas ago

El Hero lança skin do meme “Tung Tung Tung Sahur”

Você já tinha visto essa skin na nossa notícia anterior, agora é o lançamento oficial…

10 horas ago

Car & Wheelie | RP Brasil – novo jogo com carros brasileiros

Título brasileiro traz personalização de veículos, profissões e atividades como dirigir jetskis e andar de…

1 dia ago

Crossfire Legends pretende voltar ao mobile em breve

FPS mobile da Tencent retorna após anos de ausência, com previsão primeiro nas Filipinas. O…

1 dia ago

Tudo sobre o Update 27 do Blox Fruits, quando chega, quais as novidades

O Update 27 do Blox Fruits promete ser uma das atualizações mais importantes da história…

1 dia ago

Warzone Mobile é encerrado e será removido das lojas ainda este mês de maio

FRACASSO MONUMENTAL: Call of Duty Warzone Mobile será encerrado e removido das lojas dia 18…

4 dias ago