A morte dos Lumias: Microsoft desiste dos smartphones para o “grande público”

Quem acompanha o site, já deve ter notado que de uns 6 meses para cá, as notícias sobre jogos de Windows Phone e Windows 10 Mobile ficaram escassas. O motivo é simples: A própria Microsoft está desistindo dos smartphones!

Em um comunicado postado hoje, a empresa anunciou a demissão de 1.850 empregados e, nos termos da empresa, um “streamline” da sua divisão mobile que permitirá focar no mercado corporativo.

Trocando em miúdos, e sem enrolação ou sonhos de usuários xiitas, a verdade é a que a Microsoft errou feio desde a sua chegada ao mercado mobile. Hoje, os sistemas Windows Phone e Windows 10 Mobile correspondem a apenas 1% do mercado mundial de mobilidade. A situação da Microsoft está insustentável desde o fim do ano passado, com uma divisão que só existe por causa dos royalities de patentes pagas pela Google.

Publicidade

O sistema da Microsoft é bom? É bom! Mas a MS falhou em várias estratégias – principalmente no varejo – e assim, vai saindo pela tangente. A empresa deixou claro no post OFICIAL que vai desistir das vendas para o grande público e focar no mercado corporativo, onde seus produtos são mais relevantes.

O que isso significa?

Vai ser mais difícil ver smartphones Microsoft em lojas, e o Lumia 650, é mesmo o último da série! Ao que parece,  a MS vai apostar naquele Surface Phone e vender o bichinho apenas a quem interessar, sem se importar com market share (como a Apple fez no começo). Uma proposta interessante, pois foca em quem realmente quer a experiência diferenciada, ao invés de tentar ser uma “Samsung” da vida.

Entretanto, isso não significa que a Microsoft vá abandonar de vez o mercado mobile, um mercado grande e com potencial de lucros imensos. A empresa vai seguir firme e forte com o Windows 10 e Windows 10 Mobile. Quem já tem smartphones com Windows 10 Mobile, pode ficar despreocupado, que terá suporte ao sistema.

A Microsoft está desistindo apenas das vendas no varejo. Porém, é algo que impacta diretamente aqui no Brasil. Pois significa que a um curto prazo, não veremos mais lançamentos em smartphones focados em mid-range, básicos ou até mesmos top de linha.

 

Dario Coutinho

O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: dario@mobilegamer.com.br

View Comments

  • tenho um lumia 530 com o Windows 10 Mobile e vejo que o sistema não esta totalmente completo, existe bugs no sistema e muitos aplicativos inúteis na loja. O único problema é a falta de aplicativos. Se tivesse metade dos aplicativos e jogos do Android seria muito bom, pois o sistema é rápido, não trava e o custo beneficio é perfeito. Falta muito para o W10M crescer como o Android ou IOS.

Share
Published by
Dario Coutinho

Recent Posts

PUBG MOBILE Melhor e Mais Saudável

PUBG MOBILE Melhor e Mais Saudável - O sistema anti-cheat Ban Pan do PUBG MOBILE,…

5 horas ago

Dream Road: Online – Jogo de Corrida com GRAFICOS impressionantes para Android

Se você é apaixonado por velocidade, carros personalizados e corridas eletrizantes, Dream Road: Online é…

6 horas ago

Rogue Frontier é a Nova Atualização de Albion Online

Rogue Frontier é a Nova Atualização de Albion Online - Rogue Frontier e a mais…

8 horas ago

Huntbound é uma experiência co-op de caça a monstros, está disponível para Android

Se você é um entusiasta de caçadas épicas e desafios colossais, Huntbound já está disponível…

1 dia ago

eFootball™ x Captain Tsubasa: Volume 2 já está disponível!

A Konami acaba de lançar, nesta terça-feira (04 de fevereiro), a segunda fase da colaboração…

1 dia ago

Godzilla x Kong: Titan Chasers chega no final de Fevereiro

Antes tarde do que nunca! O mais novo trailer de Godzilla x Kong: Titan Chasers…

2 dias ago