Se você tem dúvidas de como é a jogabilidade do game Pokémon GO (Android e iOS), chegou a hora de tirar todas. Descubra como funciona o sistema de captura, ginásios, PokéStops, Pokémons, ovos e etc.
Leia também:
- Pokémon GO: veja vídeo com batalhas nos GINÁSIOS do game
- Como baixar e jogar AGORA Pokémon GO no ANDROID E IOS
– “Cheguei agora do planeta Marte, o que é Pokémon GO?”
Pokémon GO é um jogo online onde você joga com seu smartphone (Android e iOS). É preciso estar conectado à internet e permitir que o app do jogo tenha acesso à sua localização. O game cria um cenário a partir de dados do GPS e espalha pelo mesmo, vários itens para o jogador coletar e interagir. É um game disputado a nível global, com interações em literalmente qualquer ponto do planeta.
– O game funciona em redes 2G?
Sim, Pokémon Go funciona perfeitamente em redes 2G. O jogo da Nintendo para celular não precisa de um grande volume de dados. E logo ao iniciar, já é possível ver os primeiros objetos surgindo na tela.
– É preciso estar com a tela do celular ligada ou ficar segurando o aparelho o tempo todo?
Não! O jogo possui um serviço que roda em segundo plano e notifica o jogador quando há algum Pokémon nas redondezas. O jogador só tira o celular do bolso para capturar Pokémons e ao interagir com PokéStops, Ginásios e etc.
– Como funciona o sistema de captura de Pokémons?
Quando um Pokémon estiver próximo, seu celular irá vibrar. Ao abrir o game, ele exibirá um Pokémon próximo a você. O jogador pode usar a câmera ou desativar esse recurso e capturar o Pokémon apenas jogando a Pokébola nele.
Há diversos tipos de pokémons. Os mais fáceis de capturar possuem um círculo verde ao redor. Laranja tem médio nível de dificuldade e o que possui um círculo vermelho é o mais difícil de capturar.
Ao iniciar o jogo pela primeira vez, pokémons vão aparecer muito perto de onde você está. Não é necessário nem se mexer. Bastar movimentar o celular para localizá-los, ou desligar o botão “AR” na interface do jogo para ir para um cenário renderizado e jogar a pokébola para capturar o seu pokémon.
Ao deixar o recurso de AR ativado, o jogador irá ver o Pokémon através da câmera, é um recursos muito bacana e divertido. É possível tirar uma foto do pokémon e compartilhar nas redes sociais.
Ao avistar um pokémon, basta deslizar o dedo sobre a tela para arremessar a pokébola. O sucesso da captura depende de um arremesso perfeito. Jogue a pokébola quando o círculo colorido estiver no menor diâmetro possível.
Após pegar um pokémon, você ganha pontos de captura e XP.
– O que são PokéStops?
PokéStops são pontos interessantes no mapa que guardam diversos itens. Você pode encontrar pokébolas, pokémons, incensos, ovos e etc. Geralmente, esses lugares estão na mesma localização de bibliotecas, praças públicas e pontos culturais da sua cidade.
– O que é o Incenso?
O incenso é uma cápsula que libera um odor capaz de atrair pokémons. Isso é ideal quando você está em um lugar onde não há muitos pokémons. Eles serão atraídos pelo odor e vão aparecer muito perto de você. É ótimo para quem não sai muito e fica em casa, e gostaria de ver como funciona o jogo. Entretanto, o incenso é um recursos limitado. O efeito dura 30 minutos.
– E os Ovos?
Sim, há ovos em Pokémon GO. Ao coletar um ovo em um PokéStop, o jogador precisa chocá-lo para conseguir um novo pokémon. Para isso, é preciso se locomover um pouco. O jogo reconhece se você está caminhando ou andando de carro ou ônibus. Por isso não adianta tentar enrolar o game andando de carro, pois ele não irá contabilizar como tempo/caminhada para chocar o ovo.
– Ginásios
[Atualização]
– Batalhas
Sim! Há lutas de pokémon em pokémon GO e elas não são automáticas. Há comandos de toque para realizar ataques, trocar de pokémons e até realizar golpes especiais.
Bom, por enquanto é isso? Qualquer dúvida deixe um comentário!