Jogar Pokémon GO com um celular fraco não é impossível. Até mesmo aparelhos antigos de 2013 podem rodar o game. Confira dicas de como fazer para jogar Pokémon GO no seu celular fraquinho sem passar por muita dor de cabeça.
Importante: Vale lembrar que Pokémon GO exige pelo menos um celular com Android 4.4. Versões inferiores do sistema não serão compatíveis, tais como (Android 2.3, 4.1 ou 4.2) [TUTORIAL DE COMO JOGAR NESTAS VERSÕES EM BREVE]. Caso o jogo apareça como incompatível na Google Play, ainda que o seu celular tenha Android atualizado, você pode baixar pelo site APK Pure. Recomendamos baixar também o app do site, para que o jogo Pokémon GO seja atualizado automaticamente.
Celulares usados neste tutorial: Motorola Moto G 2 2014 (Android 6.0) e Samsung Galaxy Core 2 (Android 4.4).
Considerações iniciais
Pokémon GO é um jogo pequeno, mas que exige muito do seu celular. São apenas 60 MB para baixar, mas o game exige pelo menos 200 MB de RAM livre. Um dos grandes problemas do game é que ele checa todo os requisitos logo depois de ser iniciado. Ou seja, ele verifica o GPS, Wi-FI, Internet Móvel, memória RAM, câmera, tudo em décimos de segundos.
Para aparelhos com baixo poder de processamento, isso pode acarretar o fechamento imediato do jogo. Em alguns casos, até o celular reinicia (nosso “pebinha” Samsung Galaxy Core 2, por exemplo).
A ideia do tutorial é minimizar ao máximo a carga sobre o celular e deixar o dispositivo o mais “leve” possível para suportar o game.
Este tutorial não precisa de root
1 – Limpe a memória RAM antes de executar o game
Ao iniciar Pokémon GO em um celular fraco, o ideal é limpar a memória RAM com um aplicativo para esse fim (pode ser o CM Master Lite, com a opção “Optimizar telefone”). É uma boa ideia reiniciar o celular, caso o seu telefone tenha menos de 1GB de RAM.
Não sabe o que é memória RAM, veja aqui. Por hora basta dizer que se trata da memória volátil, não é nada que envolva arquivos guardados no dispositivo como fotos, música, etc.
2 – NÃO ative o modo de Economia de Bateria
Pode parecer contraditório, mas em celulares fracos (especialmente da Samsung), ativar o modo de economia da bateria, vai deixar o jogo Pokémon GO com muito lag. Por isso, desative esse modo para garantir uma execução mais fluída.
3 – Desinstale alguns aplicativos
Essa é uma alternativa radical, mas infelizmente, em alguns casos, a única alternativa é desinstalar apps como Facebook e Messenger. Ambos são muito pesados e como podem ser utilizados direto do navegador web, eu prefiro nem instalar. Se você for “manjador”, uma alternativa é hibernar esses apps através de aplicativos como o Greenify ou a opção de hibernar do CM Master.
4 – Desative a câmera durante a captura de pokémons
Pokémon GO é um dos jogos que mais utiliza recursos do celular. Além de processamento, ele precisa utilizar câmera, GPS e internet. É muita coisa para um celular fraquinho dar conta. Para aliviar um pouco as coisas, você pode desligar a câmera ao tocar no ícone “AR”, durante a captura de um pokémon. Com o recurso desligado, a bateria até dura mais.
5 – Corrigindo erros de inicialização (celular reinicia sozinho)
Paciência é essencial ao jogar Pokémon GO em celulares muito fracos. Alguns aparelhos da Samsung como o Galaxy Core podem até reiniciar sozinho ao abrir o game. Para corrigir esses erros é preciso fazer alguns testes, pois cada caso é um caso.
Passo 1. Em nosso pequeno experimento, a solução envolve vários fatores, mas começa com a desativação do Histórico de Localização (Configurações >> Localização).
Passo 2. Desative a localização e depois inicie o game.
Passo 3. Faça o login com a conta da Google e espere o jogo iniciar (Não se importe com a mensagem em vermelho sobre o erro no GPS).
Passo 4. Espere o personagem aparecer no mundo aberto e aguarde uns 15 segundos
Passo 5. Passado esse tempo, deslize a barra da notificações e habilite o GPS, e não mecha mais em NADA!
Passo 6. Espere mais 15 segundos com a tela acessa. Toque na tela e deslize de um lado para o outro para ver se o game não travou.
Se tudo der certo o jogo estará rodando. Nos nossos testes, o aparelho que mais deu trabalho foi o Galaxy Core 2. Para jogar, recomendamos não ficar alternando entre apps e jogar por um tempo e depois fechar o game completamente. Ah, e o ideal é deixar o bloqueio de tela com um tempo de pelo menos 5 minutos.
Dúvidas, sugestões e dicas, comente aí embaixo.