Rumores fortes, vindos de uma fonte ligada a Samsung, mostram que a empresa tem planos de criar uma estratégia que inclua smartphones usados. Previsto para o próximo ano, o modelo de negócio iria revender dispositivos recondicionados que viram de fabricas de reposição na Coreia do Sul e Estados Unidos.
Veja também:
Como todos sabem, o crescimento do mercado de smartphones já não é mas o mesmo. Aqui no Brasil, a gente culpa a crise, mas em outros países, já não há mais aquele ânimo para trocar de smartphones todo ano. Muitos usuários adiam a troca até por três anos. O grande culpado são os preços elevados.
Ao que parece, a estratégia da Samsung é comercializar aparelhos remodelados para ajudar na redução de custos e manter uma margem operacional acima de 10%. Algo similar ao que a Apple faz com as versões mais baratas do iPhone.
Outra parte da estratégia é ajudar a fabricante a aumentar a sua presença em países emergentes. Com a revenda oficial de aparelhos recondicionados, será mais atrativo para o consumidor comprar um top de linha do ano passado ao invés de partir para concorrência.
De acordo com o BNP Paribas, um dispositivo top de linha da série Galaxy, retém apenas 51% do seu valor original após o primeiro ano. Em outras palavras, O Galaxy S7 vai custar metade do preço no ano que vem. É o que acontece atualmente com o Galaxy S6, que chega a custar 1/3 do valor original em lojas de aparelhos recondicionados. O iPhone, consegue reter até 69% do valor original, após um ano do lançamento e a queda ao longo dos anos é bem menor do que nos aparelhos da Samsung.
Segundo a Reuters, que é quem deu o furo de reportagem, há também o risco da estratégia canibalizar o setor de intermediários da Samsung. Pode ser que isso aconteça, mas como já mencionamos aqui no site, vale muito mais a pena comprar um top do ano passado, do que um intermediário recém-lançado.
Fonte: Reuters
Foto: Manual do Usuário