Artigos

Comparativo N.O.V.A Legacy vs N.O.V.A original

N.O.V.A Legacy chegou ao Android. O aguardado game de tiro em primeira pessoa é uma remasterização do primeiro N.O.V.A, lançado originalmente para iOS em 2009. Contudo, o game não é exatamente um remaster em HD (pois já houve um). Conheça as diferenças entre as duas versões.

Leia também:

– Gráficos

A primeira questão a se analisar neste comparativo entre o N.O.V.A antigo vs o N.O.V.A “novo” são os gráficos. Em relação ao jogo original, N.O.V.A Legacy ganhou novas texturas e uma repaginação no design de personagens e armaduras. A armadura usada por Kal Wardin e outros marines, lembra muito a usada no game mais recente, N.O.V.A 3.

Publicidade

Preparamos um vídeo comparativo. Vale lembrar que o vídeo abaixo é da primeira versão para iPhone 3GS que possuía a resolução de 320 x 480 pixels.

O vídeo acima está um pouco borrado na versão original, devido a qualidade da captura.

N.O.V.A Legacy lembra muito o primeiro game, principalmente a versão em HD que foi lançada para iPad e Android em 2010. N.O.V.A ganhou upgrades muito bem vindos na nova versão Legacy, além de suporte a resoluções bastante altas como 2K.

– 20 MB ou 200 MB?

Ao baixar N.O.V.A Legacy, você deve achar que 23 MB de download é algo incrível para um jogo dessa dimensão. Mas não é bem assim. Depois de instalado no Android, o game “se descompacta” e aí temos a surpresa. N.O.V.A Legacy pesa mais que a sua versão de 2010.

Sim, depois de instalado, N.O.V.A Legacy ocupa de 200 MB a 250 MB. Isso é quase a mesma quantidade de espaço da versão em HD que pesa 198 MB a 230 MB.

– Fases

Além dos gráficos, uma das grandes diferenças entre o game de 2009 e sua versão de 2017 são as fases. Em N.O.V.A Legacy, as fases estão muito picotadas. Na primeira versão, cada cenário durava em torno de 10 minutos para ser concluído. Na nova versão, vários estágios foram divididos em sessões menores.

N.O.V.A já teve uma remasterização em 2010 que trouxe gráficos em HD. Jogo inclusive lançado no Android.

Alguns efeitos de transição como elevadores são mais curtos. O jogo também perdeu seus minipuzzles, que apareciam nas caixas de loot e exigiam que o jogador resolvesse um quebra-cabeça antes de pegar os itens.

– Jogabilidade e Armas

Existem diferenças entre a jogabilidade do N.O.V.A original e a versão Legacy. A começar pelo botão de pulso. Esse pulso era uma onda de energia que o personagem Kal Wardin podia disparar com sua mão esquerda. Era o equivalente ao combate corpo-a-corpo e servia para jogar o adversário longe.

N.O.VA HD rodando em um Motorola Milestone

O pulso sumiu na nova versão, mas essa não foi a única mudança negativa. Por causa do modelo de distribuição, as armas do jogo são fraquíssimas. É preciso descarregar um pente inteiro para matar um inimigo. No multiplayer, a coisa fica pior, pois com a possibilidade de recuperar energia, muitos dos seus disparos com a arma inicial serão inúteis.

– Modelo de distribuição

E por fim chegamos na parte mais fatídica que diferencia N.O.V.A/ N.O.V.A HD de N.O.V.A Legacy, que é o modelo de distribuição. No caso, o famigerado modelo FREEMIUM.

O novo N.O.V.A ganhou contador de energia, moedas virtuais, sistema de pacotes/caixas, montagem de armas e etc. Tudo de pior que podia acontecer, aconteceu.

Esse modelo de distribuição adotado pela Gameloft é o mesmo de Modern Combat 5. É muito agressivo. As armas iniciais são ridiculamente fracas no multiplayer e é preciso paciência (ou grana) para conseguir as melhores armas do jogo. Armas estas que não havia necessidade de ter na versão original.

Gostou do comparativo? Tem interesse em mais matérias como essa? Deixe um comentário para sabermos a sua opinião!

Dario Coutinho

O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: dario@mobilegamer.com.br

View Comments

  • Os únicos games que prestam pra jogar em Smartphones são aqueles que são portados dos consoles para o mesmo, fora isso, mais de 90% que são próprio dele são lixos, games que dependem de dinheiro pra evoluir, prefiro pagar um game e ter 100% de seu conteúdo liberado do que um fremium que vc gasta muito pra jogar legal.

    • Os desenvolvedores de jogos são obrigados a fazer isso hoje em dia, por causa da pirataria e dos mão de vaca, que não querem comprar um joguinho que custa uns 6 ou 7 reais, lembro que antigamente, tinha muitos jogos pagos, com jogabilidade parecida com consoles, eram fases grandes que prendiam o jogador, gráficos legais e jogabilidade solta, sem precisar de barrinhas de energia, ou cartinhas e por aí vai, você comprava o jogo completo e se divertia, hoje em dia, essa geração, quer tudo de graça e se o jogo for pago, eles reclamam e ainda, choram por ter que pagar por 6 ou 7 reais em um joguinho, infelizmente é lamentável para os desenvolvedores hoje em dia.

      • Exatamente. Por isso que games mobile dificilmente tem alto nível.
        Tem muitos jogos como Clash Of Clans que combinam com esse modelo é são bons, mas se você quiser algo mais complexo é bem definido fica difícil, tudo é fremium, e se sair algo pago a meninada que nem sabe português reclama, aí fode.

    • Concordo plenamente, meu bom. Infelizmente é uma plataforma inundada por jogos da pior qualidade possível. Também prefiro pagar um game e ter início, meio e fim. Só não chego a concordar que os únicos que prestam para jogar sejam os portados dos consoles. Existem alguns próprios para os mobiles com muito alto nível (Space Marshals, Implosion, Horizon Chease e alguns outros)

      Mas infelizmente, games de qualidade (ports ou próprios) trata-se mesmo de uma minoria absoluta. Eu sinceramente vejo um futuro nada animador para os games mobiles se continuar nesta toada.

    • pensa comigo:
      se você PAGAR O JOGO,você dá o dinheiro apenas uma vez,ou seja,você sai lucrado,mas se você TER QUE PAGAR PARA TER OS ITENS,você sai perdendo e a produtora do game ganhando,ja que toda vez que acabar por exemplo a munição de uma arma,você ter que pagar pra recarregar,porem vai acabar novamente e você ter que pagar denovo,e assim forma um circulo sem fim,você paga e sai perdendo,a produtora ganha e vai almentando o preço e abaixando a quantidade dos itens que você compraria.No caso,é só para a produtora não parar de ganhar dinheiro...uma forma de f**** com a gente.

  • Legal. O jogo ficou bem diferente mesmo. Os jogos antigos eram muito melhores
    Se puder, tragam analises de jogos antigos...

  • quando leio freemium, dá desgosto... Gostei pra caramba e zerei o n.o.v.a. mas esse aí nunca vou baixar..

  • Essa jogabilidade nova da gameloft é um saco.
    Voce nao tem a sensação que esta atirando como tinha ao jogar MC4 ou anteriores.

  • gostei do comparativo,porem não gostei do jogo,baixei o N.O.V.A LEGACY só pra jogar no multiplayer,porque no modo história até pra reviver tem que pagar em dinheiro vivo(dinheiro de papel(real))

Recent Posts

Asus Estaria Copiando a Samsung?

Asus Estaria Copiando a Samsung? -Especulações começam a surgir na web sobre o próximo smartphone…

19 horas ago

Crunchyroll: Tengami está disponível para Android e iOS

Imagine um livro que ganha vida. É mais ou menos assim Tengami, um jogo de…

20 horas ago

EL Hero, o Battle Royale brasileiro ganha data de lançamento

O El Hero, novo Battle Royale desenvolvido pela Moonite Games e idealizado pelo influenciador brasileiro…

23 horas ago

Dragon Quest X offline é lançado para Android e iOS no Japão

Dragon Quest X: Rise of the Five Tribes Offline foi lançado como um jogo pago…

24 horas ago

Ragnarok M: Eternal Love 2 – Novas informações sobre a continuação

Ragnarok M: Eternal Love 2 Causou grande entusiasmo entre os fãs de jogos novamente. Recentemente,…

2 dias ago

Honkai: Star Rail Patch 3.0: 8 Novidades Incríveis!

Olá, viajantes estelares! Honkai: Star Rail, que já está quase completando 2 anos, chegou à versão…

3 dias ago