Segundo um relatório divulgado pela ComScore, o game mobile Pokémon GO perdeu 80% dos seus jogadores em 5 meses. Isso significa que, de cada 10 pessoas, 8 desinstalaram o game. Segundo a análise, o pico de jogadores ativo foi de 28,5 milhões, e em dezembro de 2016, atingiu uma quantia estável de 5 milhões.
A queda era algo esperado. Conforme nosso artigo apontou, a maioria dos jogadores desinstala um game mobile gratuito depois de algumas semanas. Porém, a febre ter passado não é algo positivo para Niantic. Isso pode afetar o futuro da franquia no universo mobile.
Vale ressaltar que o relatório apresenta dados apenas de julho e dezembro de 2016. O relatório não informa, por exemplo, os dados do game depois da adição da 2ª geração. Então ainda há esperança para que o jogo capture novamente o interesse do público.
Mesmo assim, isso é certamente motivo de preocupação para a Niantic. Pokémon GO tinha potencial para ser um mega sucesso como Clash of Clans e Hearthstone. Para o leitor ter uma ideia, Clash of Clans possui nada menos que 100 milhões de jogadores ativos (dado de 2016) e Hearthstone (pelo menos 50 milhões de jogadores ativos).
Fonte: Eurogamer