Android

Modern Combat Versus no Android continua decepcionante

Aconteceu de novo! Assim como Gangstar New Orleans, o lançamento de Modern Combat Versus foi um completo desastre no Android. Muita incompatibilidade, e até compatibilidade desnecessária, visto que o jogo está rodando de forma horrível em muitos aparelhos. Por outro lado, o lançamento de MC Versus no iOS e Windows 10 foi excelente, “uma uva”.

– Sem desculpas para a má otimização no Android

No Android, Modern Combat Versus continua com desempenho inferior às versões para iPhone, iPad, e também, computadores e tablets com Windows 10. Mesmo depois de várias atualizações que a Gameloft liberou depois de duas semanas do seu lançamento.

Não há desculpas para isso. Jogos como Eisenhorn Xenos, F1 2016 e até Radiation City chegaram ao Android pouco depois do iOS e mantiveram a qualidade visual, até mesmo em smartphones intermediários premium. Dizer que o Android é inferior “por que sim” é uma afronta a inteligência dos gamers.

Publicidade
Jogos impressionantes que foram lançados com intervalo curto de tempo entre Android e iOS.

E não é apenas na parte visual que o jogo está mal programado no Android. Ainda há lags de conexão desconcertantes que não acontecem na versão do iOS. Isso sem mencionar “force close” (jogo fechar sozinho) e bugs no menu principal.

Os requisitos mínimos fornecidos pela empresa são realmente mínimos, elencados para o jogo rodar com sofreguidão. Modern Combat Versus é injogável em muitos aparelhos com requisitos superiores. Os requisitos mínimos são apenas para o jogo “abrir”. Jogar é um departamento completamente diferente.

Não havia necessidade de deixar compatíveis celulares que vão rodar o jogo com muita dificuldade. Isso se torna mais frustrante ainda por causa do design de MC Versus, todo voltado para o competitivo.

Mas temos que ser sinceros aqui. Sim, é fato que muitas produtoras têm dificuldade de trazer seus jogos pesados para o Android, mantendo a qualidade visual. Mas é justamente para isso que serve a definição de compatibilidade no Google Play Console (sistema de gestão de apps para desenvolvedores do Android). Para evitar a frustração de quem vai baixar e dar de cara com um jogo travado e bugado.

 

Não é novidade a Gameloft lançar versões dos seus jogos com gráficos reduzidos no Android. Imagem de Modern Combat 4, no lançamento em 2012.

Deixar o jogo compatível apenas para inflar o número de downloads no lançamento foi algo sorrateiro e que deu falsas esperanças para quem possui um celular básico.

 

Esse tipo de mancada por parte da Gameloft não é algo novo. Ela fez a mesma coisa com Modern Combat 4. Quando o quarto capítulo da franquia chegou em 2014, o visual no Android era inferior também. Mas isso foi melhorado com o tempo. Contudo, a diferença entre MC Versus no top de linha do iOS para o top de linha do Android é complemente diferente de qualquer outro lançamento da Gameloft. Até mesmo de Gangstar New Orleans.

Vídeo do jogo rodando no iPhone 8 Plus:

 

Vídeo do jogo rodando no Galaxy S8:

No iOS, o game apresenta muitos shaders na tela, HDR ligado, pontos de luz com iluminação dinâmica, sombras realistas e muitos outros efeitos. No top de linha do Android, no máximo, você consegue os gráficos no médio, Em aparelhos potentes como S7 e Xiaomi Mi6, o visual fica no mínimo. Apenas via “gambiarra” é possível melhorar o visual do jogo.

– Soft Launch inútil

Fico me perguntando, Modern Combat Versus passou um bom tempo em soft launch no Android, certo? O jogo tinha que vir “fininho” pelo menos nos top de linha. Então por que aparelhos como Galaxy S7, S8 e Note 8 rodam o título com gráficos no médio.

Jogo passou 5 meses em soft launch no Android

As melhorias foram mínimas se comparadas aos problemas que o MC Versus apresentou no seu lançamento na plataforma da Google. O fato dele rodar com gráficos no mínimo em muitos top de linha com Android é algo vergonhoso.

Para um efeito de comparação, é a mesma coisa que lançar um jogo que roda liso no Xbox One e depois lançar ele com gráficos no mínimo no Playstation 4 e dizer que é “assim mesmo”. É o tipo de coisa que a comunidade gamer não perdoa, por que deveria fazer isso com MC Versus? Apenas por que o jogo é grátis?

Arrume a bagunça, Gameloft.

Dario Coutinho

O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: dario@mobilegamer.com.br

View Comments

  • Os desenvolvedores e as fabricantes tem preguiça de otimizar seus produtos.
    Games bugados e com falta de otimização e aparelhos com drivers desatualizados, é uma vergonha o que estão fazendo com a plataforma Android

    • No meu Moto G7 Power o jogo fica com um visual muito ruim, mesmo com os gráficos no máximo, da pra ver que a Gameloft reduziu bastante a resolução de renderização para deixar o jogo compatível, em compensação fica horrível. Seria melhor se desse pra ajustar a renderização igual acontece no Modern Combat 5. Sei que o celular é fraquinho mesmo, mais jogo outros jogos pesados com gráficos excelentes.

  • Cara, desisti dessa Gameloft faz tempo. É muita desculpa e pouca eficiência, seja dos desenvolvedores, pessoal do suporte e por aí vai.

    • É um milagre ela estar dando suporte bom para Windows ainda, porque os jogos antigos dela estão todos desatualizados no Windows

    • Gameloft pra mim já morreu, atualmente compensa mais ficar de olho nos jogos da Netease, Netmarble, Tencent, Nintendo, Rockstar entre outras. Essas sim fazem jogos realmente top.

  • não está nada de excelente no windows 10 não viu, Ping altíssimo, matchmaking bastante injusto, caída de conexão constante e atraso de resposta é o que reina no MC:versus no windows10

    • O matchmaking está injusto em todas as plataformas. Mas a Liga Bronze é uma bagunça mesmo. Só melhora depois da prata. Quanto ao ping, em qualquer plataforma fica em torno de 150ms mesmo. No Android, por incrível que pareça é pior.

      • ixi se fosse 150ms aqui tava uma delícia, nunca abaixa menos que 300 e a liga de prata eu as vezes acabo entrando numas panelinha também hein... nego de lv bem mais alto que todo o meu time, ou as vezes cai com carinha que já upou o char até o máximo com bastante poder aquisitivo, e o próprio game fala sobre quando tu morre por um cara desse, mas igualar ele para cair em partidas de outros jogadores que estejam ao mesmo nível... nada

        • Esse começo de jogo vai ser meio complicado mesmo. Nem entramos em detalhes de design, onde a Gameloft errou muito também. O tutorial inicial não explica nada de como o gameplay do jogo funciona, e os jogadores ficam tentando rushar kill (sem nem dominar a área).

          Isso sem mencionar gente que fica testando agente ou apenas AFK. O game ainda é carente de muita coisa. Praticamente recebemos um beta.

    • Concordo com vc fera. Tenho um ípega 9025 também, e não funciona. Deveria, já que todos os jogos da gameloft funciona (pelo menos vários que joguei). No meu Zenfone 2 o jogo até roda bem, só precisam melhorar os servidores, pois a conexão é muito lenta mesmo vc tendo uma boa internet. Já no Windows 10 o game fica saindo sozinho toda hora.

  • Gameloft acabou em 2016, acho que mandaram o foda se para android, e focaram no ios, essa e a verdade, eu nao vejo mais a galera da comunidade ansiosa por jogos dela hoje em dia, e se veio veio se nao veio blz, outras empresas mostram que podem fazer jogos lindos e acessíveis a todos, baixei o versus, joguei 10 minutos, e apaguei, e chato, partida rapida se pegar a area, e so, sem graca, bugado etc, gameloft pra mim hoje, ela conseguiu me fazer esquecer da grande empresa que ja foi um dia.

  • 2 anos de desenvolvimento 80 pessoas envolvidas e o resultado e esse?
    Três palavrinhas pra gameloft
    World War heroes😂😂😂😂

  • Eu tenho um Xiaomi Mi6 e nem acredito que o game não roda no talo, eu rodo games de GameCube e alguns de Wii(no emulador Dolphin), e esses desenvolvedores conseguiram fazer um SD 835 ter dificuldades pra rodar esse game

  • Essa história de compatibilidade não engana mais ninguém. As às empresas meio que dizem quer usar um app ou jogo atual, jogue seu celú caro no lixo e compre outro mais caro ainda.
    Tenho uma cobaia lollipop e já instaleia apps do S8 nele sem precisar de Root apenas editando o código XML do app e diminuindo a versão sdk.

Recent Posts

WinPlay: Xiaomi lança novo emulador de PC para Android (HyperOS)

O WinPlay é um emulador da Xiaomi que deixa você jogar games de computador direto…

9 horas ago

Asus Estaria Copiando a Samsung?

Asus Estaria Copiando a Samsung? -Especulações começam a surgir na web sobre o próximo smartphone…

1 dia ago

Crunchyroll: Tengami está disponível para Android e iOS

Imagine um livro que ganha vida. É mais ou menos assim Tengami, um jogo de…

1 dia ago

EL Hero, o Battle Royale brasileiro ganha data de lançamento

O El Hero, novo Battle Royale desenvolvido pela Moonite Games e idealizado pelo influenciador brasileiro…

1 dia ago

Dragon Quest X offline é lançado para Android e iOS no Japão

Dragon Quest X: Rise of the Five Tribes Offline foi lançado como um jogo pago…

2 dias ago

Ragnarok M: Eternal Love 2 – Novas informações sobre a continuação

Ragnarok M: Eternal Love 2 Causou grande entusiasmo entre os fãs de jogos novamente. Recentemente,…

2 dias ago