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Bilhões de Dólares e Mais: Veja o Sucesso da Supercell em números

O CEO da Supercell, Ilkka Paananen, compartilhou em uma Wired Live em Londres, alguns números que mostram o quão gigante e esta produtora de games mobile. A criadora de Clash Royale e Clash of Clans gera cerca de €881 milhões de euros (cerca de um bilhão de dólares) em impostos para o seu país de Origem.

É sabido que muitos dos seus jogos geram milhões de dólares por mês, mas a novidade é que apenas um game gerou mais de um bilhão de dólares apenas em 2016 (foi um certo jogo de cartinhas aí). Só em vendas, a Supercell faturou US$ 2.6 bilhões de dólares em 2016!

São números impressionantes para uma empresa mobile com poucos funcionários e poucos títulos. A Gameloft por exemplo lucrou €257 milhões de euros em 2016 (cerca de US$ 300 milhões de dólares). A Supercell lucra mais que gigantes como a Nintendo, levando-se em conta apenas vendas de jogos digitais.

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Eternamente entre os mais rentáveis

Na entrevista, Paananen apresentou estatísticas que mostram o número de dias em que cada um desses títulos está no topo da classificação. Clash of Clans foi, de longe, o maior sucesso até o momento, com 1.813 dias no top de mais rentáveis, tanto da Google Play como na App Store. O Hay Day, entretanto, passou 884 dias nos mais rentáveis, Boom Beach, 616 dias e Clash Royale ficou 558 dias (este último foi lançado há menos de 2 anos).

No geral, o portfólio de jogos da Supercell é jogado por mais de 100 milhões de pessoas todos os dias. Paananen disse, no entanto, que o que mais impressionante é a média de logins diários. Cada usuário ativo abre os jogos da Supercell até oito vezes ao dia.

Cada um dos jogos da Supercell baseia-se, em grande parte, em torno do conceito de clãs, com grupos de pessoas trabalhando em conjunto para ajudar os membros da equipe. No mês passado, os games da Supercell tinham mais de 20 milhões de clãs ativos (clãs, não usuários).

Do zero aos 10 bilhões de dólares

Em 2016 a Supercell foi comprada pela Tencent em uma transação de US$ 10 bilhões de dólares. A transação aconteceu entre o Soft Bank, dono de maior parte da Supercell e a gigante chinesa. Mesmo após a aquisição, a Supercell continua com completa autonomia para atuar sem nenhuma intervenção da Tencent.

Todo esse sucesso levou a receita de US $ 2,6 bilhões em 2016. O lucro, fora impostos (EBITDA)  chegou a marca de um bilhão de dólares (lucro já descontado despensas e impostos).

Paananen completa que o número mais interessante, segundo ele, é o número 218. Este é o número de funcionários que a Supercell teve no final do último ano financeiro. Essas pessoas são de cerca de 32 países diferentes.

Esse número de funcionários foi capaz de gerar a enorme receita da empresa e sua avaliação de US $ 10 bilhões. A Supercell atualmente emprega cerca de 240 funcionários e realizou uma série de investimentos e aquisições nos últimos tempos, inclusive comprando estúdios como: Space Ape, Frogmind e Shipyard Games.

Mesmo para quem não gosta dos jogos da Supercell, é impossível negar a qualidade na hora de criação de mecânicas, de personagens carismáticos e, principalmente, jogabilidade ultra-viciante. Sem dúvida um dos maiores cases de sucesso no mercado de jogos de celular.

Fonte: Pocketgamer.biz e 2

Redação

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View Comments

    • Deixa de ser bocó. Nenhuma empresa fatura 1 bi com jogo ruim. Nenhuma empresa tem 20 milhoes de clãs ativos com jogo ruim. Milhoes e milhoes de usuarios e vc me fala que os jogos sao ruins?? Ta de brincadeira!!! Reformula essa frase aí: Parabéns a eles, mas EU nao gosto desses jogos.

      • Desculpa ai amigo mas prefiro jogos de vdd nao jogos de ficar clicando igual um retardado na tela... nem tudo que lucra é bom seu animal, funk lucra, é bom?
        Felipe neto lucra, é bom?

    • Jogo bom? Clash of Clans.........
      aquilo e chato demais eles só ganham dinheiro por causa dos estupidos que jogam
      e eles só jogam porque esse jogo virou outra daquelas modinhas um joga ai vem um monte

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