O último update do iOS 11 trouxe uma enorme dor de cabeça para a Apple. A Gigante de Cupertino foi acusada e depois confessou que reduz o desempenho de iPhones antigos. A situação ficou ruim depois que foi comprovado que ela faz isso até com aparelhos recentes como o iPhone 7.
O absurdo que muitos achavam ser teoria da conspiração se revelou a mais pura verdade. Seu iPhone 5S, 6, 6S e 7 fica mais lento a cada atualização que você fez.
A Apple reduz o clock do processador do seu iPhone a medida que a bateria vai se desgastando. Além disso, essa medida acontece também quando a carga está baixa para evitar que o aparelho desligue repentinamente.
E não é uma quedinha de leve. Isso já vem acontecendo desde o iOS 10.2.1 e no 11 só faltou vir um aviso para os donos de iPhone 6S para comprarem um novo aparelho.
Segundo a fabricante, essa medida é adotada para que os iPhones possam render um dia todo (aqui leia como um turno ou seja 8 horas) longe da tomada.
– A confissão da obsolescência programada
Confira a resposta da Apple dada ao site TechCrunch:
“Nosso objetivo é oferecer a melhor experiência para os clientes, que inclui o desempenho geral e o prolongamento da vida de seus dispositivos. As baterias de íon de lítio tornam-se menos capazes de fornecer demandas de corrente de pico quando em condições de frio, com baixa carga da bateria ou à medida que envelhecem ao longo do tempo, o que pode resultar no desligamento inesperado do dispositivo para proteger seus componentes eletrônicos.
No ano passado, lançamos um recurso para o iPhone 6, iPhone 6s e iPhone SE para suavizar os picos instantâneos somente quando necessário para evitar que o dispositivo se desligue inesperadamente durante essas condições. Agora ampliamos esse recurso para o iPhone 7 com o iOS 11.2 e planejamos adicionar suporte para outros produtos no futuro “.
A desculpa dada pela Apple não só revela que a empresa faz obsolescência programada no design, como ela intensifica ao “piorar” a performance geral de iPhones antigos.
Seria muito mais ético, a empresa sugerir a troca de bateria depois de dois anos de uso. Mas espera aí? iPhone 7 foi lançado em setembro de 2016. Ele não tem nem um ano e meio de uso. Se eu comprar um agora, novo serei afetado? Pode ser que sim!
Para a Apple, Se você não tem um iPhone do ano, você deveria trocar, e rápido. Essa é a impressão que fica.
– Por que sempre falta alguma coisa?
A Apple utiliza dezenas de truques para vender os seus aparelhos. Um deles é sempre deixar algo faltando para não dar a sensação de completude ao usuário. Afinal, ele precisa esperar o próximo lançamento.
Sempre foi ridículo a quantidade mAh nas baterias dos iPhones. Os smartphones da Apple já são ridiculamente finos e a empresa insiste em não adicionar mais bateria. É aquele ditado: “você não corrige um erro, cometendo outro”. E foi exatamente isso que a Apple cometeu aqui.
Em vários sites e grupos no Facebook, não faltam relatos de usuários de iPhone 6S e até o 7, falando que os aparelhos ficaram lentos depois do update para iOS 11.2. É, vai demorar um pouco para voltar a confiar na Apple.
Será que no futuro ela vai exibir pop-ups sugerindo a você comprar um iPhone novo ou vai simplesmente desativar o seu iPhone antigo? Deixe um comentário.
Fontes: