Jogos freemium que oferecem compras aleatórias como baús e pacotinhos estão na mira da Apple. A fabricante não está nada contente com a política do “vale-tudo” de algumas produtoras de games. Houve mudanças no Guideline da App store, e jogos grátis são os principais afetados.
A partir do dia 21 de dezembro, a empresa que possuir jogos com compras de itens aleatórios, deve informar o que está sendo comprado e as chances que o usuário tem de tirar um item raro.
Segue o trecho que foi adicionado na Guideline da App Store
Apps offering “loot boxes” or other mechanisms that provide randomized virtual items for purchase must disclose the odds of receiving each type of item to customers prior to purchase.
Os aplicativos que oferecem “caixas de pilhagem” ou outros mecanismos que fornecem itens virtuais randomizados para compra devem divulgar as chances de receber cada tipo de item para clientes antes da compra.
Com isso, não apenas games como Clash Royale, Hearthstone e até Modern Combat Versus serão afetados, mas milhares e milhares de jogos freemium também.
Vale lembrar que essa medida é apenas para iOS. A Google ainda não se pronunciou sobre o caso. Mas provavelmente muitos games ganhem atualização com as mudanças também no Android.
No início deste ano, o Ministério da Cultura da China lançou novas regras que regem as loot boxes . Essas regras exigiam que os desenvolvedores revelassem explicitamente a probabilidade de obter itens específicos, forçando jogos como Dota 2 e League of Legends, a revelar os números exatos por trás de cada abertura de itens.
Mas a nova política da Apple marca a primeira vez que uma grande empresa dos EUA exigiu uma divulgação similar dos desenvolvedores.
A confusão com relação as loot boxes no ocidente começou em novembro, quando o governo da Bélgica determinou que jogos com sistema de “caixas aleatórias” são aposta, e por isso, seriam banidas do país. A polêmica foi reforçada pelo sistema de compras embutidas no jogo para consoles e PC, Star Wars Battlefront 2.
Curiosamente, Clash Royale recebeu recentemente uma atualização que adicionada o “Baú da Sorte”. Esse novo baú possibilita que o usuário veja o que está sendo recebido do jogo. Além disso, a Supercell introduziu o “Baú Relâmpago”. Já esse baú possui uma mecânica que permite escolher outra coisa para receber, caso não goste da primeira seleção.
Mas essas mudanças talvez não sejam o bastante. Pelo Guideline da Apple, todos os baús precisam ter um sistema parecido ao do “Baú da Sorte”. Então fica claro que a Supercell não ficou “boazinha do nada”. Ela foi obrigada a realizar essas mudanças.
Nem preciso dizer que quem ganha com isso são os jogadores, que vão adquirir mecanismos mais justos onde você saberá realmente o que poderá estar ganhando.
Fonte: The Verge
O serviço de jogos por assinatura da Apple, o Apple Arcade, começa o ano novo…
A Tencent (Level Infinite) acaba de adiar o lançamento de Delta Force Mobile para o…
O jogo de tiro Sniper Elite 4 já está disponível para iOS. A versão mobile…
A tão aguardada colaboração entre Naruto e Free Fire já está disponível, trazendo uma série…
A Xiaomi lançou oficialmente a linha POCO X7 no Brasil, trazendo o modelo base e…
A Provenance App, um emulador multi-consoles para dispositivos iOS e tvOS, está oficialmente disponível na…
View Comments
Maravilha tomara que isso aconteça mesmo. Não acho justo pro consumidor esse modelo sacana de compras aleatórias, que transformou os jogos mobile em verdadeiras máquinas caça níqueis/loterias onde o real objetivo de muitos dos jogadores fica sendo colecionar itens... me lembra até aqueles álbuns de figurinhas dos anos 90. As produtoras já perceberam que isso (as apostas) vicia o jogador. Digo isso por experiência própria.
Analogia perfeita. Opções de compras em muitos jogos freemium não diferem nada de máquinas caça níqueis.