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7 coisas que você deve considerar ao comprar celular da China

Esse artigo é um complemento do artigo anterior, pois entra ano e sai ano, e vejo a galera cometendo os mesmos erros. Querendo aplicar “jeitinhos” e passando “dicas furadas”. Aqui estão coisas que você deve considerar antes de comprar um smartphone importado da China.

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1 – Você poderá ser taxado em 60% em cima do valor real

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A primeira coisa que você precisa saber é que no Brasil, é raro cobrarem o imposto de importação corretamente. Isso mesmo! A receita é muito boazinha com a gente, ao contrário do que muitos dizem por aí.

No Brasil, a grande maioria dos celulares chineses é taxado em cima do valor declarado. Como as lojas sempre declaram o valor abaixo do normal, os fiscais simplesmente dão o “ok”. Quando não é isso, muita coisa passa sem ser sequer taxada.

A tal taxa padrão de R$ 191  que muitos falam é simplesmente o cálculo do imposto de importação em cima de US$ 100 dólares

Mas não pense que isso é correto. Na realidade os fiscais não estão “nem aí”. A seleção é aleatória, mas na maioria dos casos, os produtos não são taxados ou são taxados com valor abaixo do valor real.

Não acredite em dicas furadas como: “a partir de armazém X da GearBest é mais rápido” ou “corre menos risco se comprar de armazém Y via BR Express”. Qualquer produto comprado no exterior, leva menos de uma semana para chegar ao Brasil. O atraso é aqui! Entendeu?

A única dica é que você deve evitar fretes muito rápidos como DHL e EMS, caso a ideia seja economizar. Esses fretes tomam um caminho diferenciado e são taxados no que está escrito na Lei: 60% em cima do valor real. Escolher um desses fretes é ter a certeza de pagar o imposto de 60%. Em contrapartida, você recebe mais rápido.

2 – Nem sempre haverão roms alternativas e atualizações

Você é viciado em ficar fuçando no celular? TWRP, Bootloader e outros termos são comuns para você? Pois cuidado ao comprar aparelhos de marcas que utilizam MediaTek.

Conheço pessoas que brickaram seus smartphones da Ulefone e Oukitel por que foram “mexer” demais. A primeira pergunta que faço é “por quê? Estava tudo funcionando perfeitamente”. Aparelho deixou de funcionar por culpa da pessoa.

Quer desbloquear bootloader, testar rom, fuçar, e fuçar mais? Vai com calma. Pois se o aparelho der problema, você estará sozinho, pois não há suporte oficial no Brasil.

3 – Nos smartphones mais baratos, sempre existe um “porém”

Acostume-se com alguns porém. Afinal, esses celulares chineses não são baratos à toa. Aparelhos da Oukitel, por exemplo, costumam ter o áudio baixo durante ligações. Muitos aparelhos com chipset Mediatek não possuem bons softwares de câmeras.

Não seja apenas fã de números e especificações. Ao ver aquele smartphone potente, saiba que sempre existe um porém. No ZUK Z2, por exemplo, costumam acontecer alguns bugs na hora de ver o consumo de dados. É o fim do mundo? Não.

4 – Ao contrário do que dizem, existe sim garantia

Ao contrário do que muitos portais dizem por aí, existe sim garantia para smartphones chineses. Na GearBest por exemplo, você tem a garantia de um ano de utilização do produto.

Confira a tradução da seção de garantia na Gearbest:

Garantia de reparo de um ano

Salvo indicação em contrário na página do produto, o período de garantia do produto padrão é de um ano a partir da data em que você recebe a mercadoria, durante a qual você é elegível para reparação gratuita. Qualquer reparo gratuito deve ser confirmado com o fabricante através do Serviço ao Cliente. Os clientes devem pagar as taxas de envio por devolver o item de acordo, enquanto cobriremos as taxas de envio para enviar o item reparado de volta ao cliente. Se o comprador tiver danificado / mal utilizado o (s) item (s), ele não será elegível para reparo gratuito, no entanto, os clientes podem devolvê-lo por seu próprio custo e pagar uma taxa pelo reparo. As taxas de envio de devolução serão a responsabilidade dos clientes em tais casos.

Mas, o que acontece. A pessoa derruba ou bricka o seu smartphone, e pensa que a loja tem a obrigação de consertar o seu celular. Você o quebrou o seu aparelho sozinho, amigo.

5 – Celulares chineses são frágeis

Pequeno e bonito, o Zuk Z2 é bastante frágil.

Não recomendo celulares chineses para pessoas desastradas. NÃO MESMO! Você faz parte da turma que tem celular trincado? Que coloca o smartphone na pia do banheiro e fica na dúvida se ele vai cair ou não? Acho melhor nem pensar em comprar celular chinês.

“Mas eles são frágeis por quê?” Acontece que muitos são construídos nas mesmas bases de aparelhos top de linha. Com vidro na frente e atrás, bordas laminadas e etc. Em resumo, não são aparelhos que aguentam quedas e trancos. A não ser os dessa lista aqui.

Qualquer quedinha já é o suficiente para ter problemas. Vale lembrar que derrubar ou brickar o seu celular, são coisas que não serão cobertas pela garantia.

6 – Não compre nada depois de Outubro

Saiba porque as compras Ali express e DX, demoram para chegam quando estao em Curitiba

Essa última dica é muito importante. Se estiver pensando em comprar alguma coisa da China, compre até outubro. Ainda hoje (em fevereiro) há pessoas que esperam compras de novembro e dezembro de 2017. Foi o verdadeiro apocalipse de encomendas. Os Correios do Brasil já provaram por A + B que não estão preparados para atender a demanda no fim de ano. O governo tentou de tudo para diminuir as importações. Um inferno!

“Mas Dário, em novembro são as melhores promoções”. Então, se for comprar, compre algo que não seja uma necessidade imediata, e que você pode esperar pelo menos uns 4 meses para receber. Achou ruim? Pois é, pode acontecer de novo. Esteja ciente disso.

7 – Compre tudo com seguro, se possível

Os Correios no Brasil vive uma situação muito difícil. É uma estatal falida que ainda opera nos moldes do século século XIX. Toda sua estrutura é para distribuição de cartas, coisa que qualquer mensagem do Whatsapp resolve. Sem o devido preparo, os Correios não tem condição de atender a demanda de encomendas vindas do exterior.

Com armazém abarrotados de encomendas, o que de mal pode acontecer? Tudo pegar fogo! Foi o que aconteceu em diversos centros de distribuição. Por isso marcar a opção de seguro é essencial. Caso sua encomenda atrase mais de 120 dias, extravie (dê perda) ou chegue com defeito, você poderá acionar o seguro e receber o dinheiro de volta, ou pedir para a loja enviar outra coisa.

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