Fortnite, um dos jogos Android mais aguardados do ano, não estará presente na loja de aplicativos Google Play. Isso pode ser bom para a Epic, mas isso é melhor ainda para seu concorrente, Creative Destruction.
Fortnite, em um primeiro momento, não virá para a Google Play. A produtora do jogo, a Epic Games, deixou isso bem claro em uma entrevista recente, que depois foi confirmada em uma nota oficial. O game será distribuído apenas por APK.
Enquanto essa treta não é resolvida, tudo está se direcionando para uma explosão de downloads do principal concorrente de Fortnite. A cada dia, Creative Destruction (CD) fica maior e melhor, chegando a se equiparar ao jogo no qual é claramente inspirado. A jogabilidade é muito parecida, e o grande diferencial é a acessibilidade. Creative Destruction roda até mesmo em smartphones básicos, algo que Fortnite dificilmente cumprirá.
No PC, CD também se destaca. O game roda em qualquer computador ou tablet com Windows 10 com chip integrado Intel HD 3000 em diante. Em outras palavras, roda até no “PC do Milhão”.
Recentemente, CD ganhou servidores na América Latina e uma versão “Steam”. O jogo está disponível no PC tanto para download convencional (baixar o .EXE do site oficial) como na principal plataforma de download de jogos para Windows.
Para aumentar a popularidade do game, a NetEase está fazendo um recrutamento em massa de streamers e youtubers com mais de um milhão de inscritos. Foi a mesma estratégia usada para popularizar Rules of Survival e Knives Out.
Se tem uma coisa que a NetEase aprendeu com o processo de Knives Out, foi a necessidade de deixar o jogo um pouco diferente. Para quem não sabe, Creative Destruction é como se fosse um sucessor de FortCraft, jogo que a NetEase estava desenvolvendo e subitamente parou.
O motivo da produtora ter parado o desenvolvimento de FortCraft não foi explicado, mas pode estar ligado a mudanças para evitar processos legais.
As mudanças são sutis. Coisas como mudar a cor do cenário, o que acontece quando o inimigo morre, o modo de colher recursos, e até mesmo o balão e asas delta. Mas a principal é a mudança no marketing. Nunca sugerir que o jogo é inspirado em Fortnite é o caminho certo para não ter muitos problemas mais tarde.
Quando Fortnite foi lançado no iOS, houve um aumento repentino de downloads dos seus concorrentes. Ao buscar por Fortnite na Google Play, o segundo resultado é Creative Destrucion (isso na Google Play BR, na “gringa”, o jogo fica em primeiro).
O resultado de todo esse investimento da NetEase é que, quando Fortnite para Android chegar finalmente ao Android, pode ser que muitos jogadores nem liguem. Primeiro porque não terão smartphones potente para jogá-lo, e segundo, porque estarão ocupados demais jogando Creative Destruction ou outro clone que irá surgir.
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Sinceramente, CD é o único Battleground que me diverte. Eu até comprei a versão de steam dele pra ajudar os desenvolvedores, coisa q nunca tinha feito antes por outro jogo xD