Fornite vai chegar ao Android em breve, mas não da forma que muitos estavam esperando. Segundo o próprio Diretor da Epic, em uma entrevista ao site The Verge, o APK do game será lançado apenas no site oficial. Fortnite não será lançado na Google Play.
Leia também:
Conforme a própria Epic Games, produtora do jogo, a decisão de não lançar Fortnite na Play Store visa dois objetivos: manter uma relação direta com os usuários e, principalmente, evitar o pagamento de 30% ao Google sobre cada compra feita no game.
“A taxa de 30% é um custo alto em um mundo no qual os 70% para os desenvolvedores cobrem todo o custo de desenvolvimento, operação e suporte de seus jogos”, disse o CEO da Epic, Tim Sweeney, ao The Verge.
De acordo com o executivo, a taxa de 30% não é justificável. Ele entende que o valor é desproporcional às despesas para manter o game na plataforma Android (altas devido a compatibilidade com a grande gama de celulares).
Mas essa estratégia de não manter Fortnite na Google Play pode afetar os usuários desavisados. A grande maioria dos consumidores não costumam baixar jogos fora da Play Store. Além disso, a decisão pode ter um grande efeito negativo, pois vai ser um prato cheio para “spammers” e aplicativos falsos na Google Play.
Porém, de acordo com Sweeney, isso não será um problema. “Os sistemas operacionais móveis oferecem segurança cada vez mais robusta e baseada em permissões, dando liberdade para os usuários escolherem o que cada aplicativo pode fazer”, afirma.
A decisão da Epic pode se ter se espelhado em várias produtoras que lançam seus jogos na China. Porém, lá não existe Google Play, e os usuários precisam baixar games de outros serviços ou diretamente dos sites oficiais (você já viu muito isso por aqui).
A data de lançamento de Fortnite no Android ainda não foi confirmada, mas segundo rumores, deve acontecer no dia 9 de agosto, junto com o lançamento do Galaxy Note 9. Ainda de acordo com os rumores, a Epic teria fechado um acordo com a Samsung para oferecer exclusividade durante 30 dias.
Nossa! Que novela hein! Enquanto isso, Creative Destruction “deita e rola” com o “Fortnite da Google Play”.
Fonte: The Verge.
O jogo Streetball Allstar: DUELO foi lançado no Brasil, Disponível gratuitamente para Android e iOS…
Genshin Impact, o famoso RPG de aventura de mundo aberto da HoYoverse, trará o Festival…
A febre fashionista Dress to Impress, uma das experiências mais populares da Roblox, está entrando…
Desde 2017, a extensão de navegador Honey foi promovida como uma ferramenta indispensável para economizar…
O MMORPG de mundo aberto Tower of Fantasy passará por grandes mudanças em 2025. A…
O Invincibles Studio, conhecido por seus jogos de futebol mobile, lançou a fase de beta…
View Comments
Justo as pessoas vão baixar da mesma forma, pra mim não faz diferença alguma.
Fortnite no atual momento não precisa de Google Play.
Por um lado é bom, mas é certeza que as microtransações dentro do jogo vai ser salgada, vão passar a faca.