Fortnite é um sucesso tão grande que está atrapalhando outras empresas de games. Segundo uma pesquisa do site SuperData, que analisa aplicativos e jogos, muitos games que apresentam microtransações registraram uma queda em suas receitas no último trimestre, devido ao lançamento de Fortnite no iOS.
E não foram só jogos para iPhone e iPad, Games de PC e consoles como Overwatch registraram queda de receita de até 13%, e o grande culpado é o Fortnite.
Com a versão para Android praticamente lançada, o cenário deve ser se agravar ainda mais. Outro fenômeno bizarro é o atraso exagerado de muito jogos no Android.
Há games praticamente prontos, apenas esperando a melhor “janela de lançamento”. Mas com Fortnite e outros Battle Royale tomando toda a atenção, vai ficar difícil se destacar, principalmente nas lojas de aplicativos.
Com o relatório, cai por terra aquela ideia de que “há espaço para todos”. Muitos games online precisam de um volume constante de usuários, e receita para manter a comunidade ativa e interessada. Hoje em dia, tem muita coisa interessante, e bem feita, para se jogar online. Perder usuários é um problema que até PUBG está enfrentando. Imagine, agora, no mobile, onde empresas como a Gamevil abandonam seus games depois do lançamento?
Um bom exemplo de título que espera uma janela de lançamento no ocidente é Durango (Android e iOS). O jogo da Nexon teve o teste beta no Brasil iniciado em 2016, e terminado no começo de 2017. Já estamos na segunda metade de 2018 e nada do jogo ser lançado por aqui.
Com informações de: SuperData