Quem acompanha o noticiário de games para Android, sabe que a Epic liberou o acesso do APK de Fortnite para todos os jogadores. Todo mundo pode baixar. Baixar, eu disse! Instalar é outra história, jogar então, nem se fala.
A informação, que nem noticiamos, mudou apenas a forma de como a Epic dá a má notícia de que seu celular não é compatível, seria mais uma prova de que é cada vez mais impossível Fortnite rodar em celulares com 3GB ou 2GB de RAM.
Quando a Epic anunciou que o APK do instalador estaria liberado para todos baixarem, vi uma galera correndo e espalhando fake news de que o jogo estaria liberado para vários intermediários. Não está.
Leia também:
A Epic Games, percebendo a confusão, foi rápida em retirar a informação da versão em português do site de Fortnite. Agora, não há mais exibição de intermediários da Motorola (e nem de nenhuma outra empresa).
Essa é a lista atualizada com os celulares compatíveis neste momento com Fortnite.
Samsung
Asus
Essential Phone
Huawei
LG
Nokia
OnePlus
Razer
Xiaomi
ZTE
HTC
Lenovo/Motorola
Sony
Apesar de não ser incluso oficial como compatível, fica nota para aparelhos chineses da Lenovo como Zuk Z2 e Z2 Pro. Apesar de não estarem na lista, possuem processador idêntico ao do Mi5 e estão rodando o game (eu disse rodando).
Quando foi anunciado, a Epic Games já sugeria que Fortnite seria um jogo pesado, e isso se concretizou. No Galaxy S7, o game roda a sofríveis 25fps, com quedas para 20fps. É possível jogar para passar o tempo, mas essa taxa de framerate nunca seria aceitável para um cenário competitivo.
Antes, a Epic sugeria que o jogo rodaria em aparelhos Android com até 3 GB de RAM, mas essa informação não se confirmou nem para tablets.
Fortnite para Android exige pelo menos um smartphone com 4 GB de RAM e processador top de linha de 2016, pelo menos um Snapdragon 820. E isso para rodar o jogo na qualidade mais baixa.
Para ter o mínimo de performance (30fps), seu celular precisa ter pelo menos um Snapdragon 835 e 4 GB de RAM. O quesito RAM nem é tanto sobre o tamanho, mas sobre a velocidade da mesma.
O ideal é ter um celular com padrão de memória LDDR4X. Aparelhos com padrão LDDR4 rodarão o jogo no máximo a 30fps e com gráficos no mínimo. Intermediários e básicos com LDDR3, mesmo que tenham muita RAM, são marcados como incompatíveis.
Como está, não há a menor possibilidade de Fortnite chegar a dispositivos como Moto G5 e G5S Plus. Pode ser que surjam mods na internet que faça o jogo rodar nesses aparelhos, ou em qualquer um com Snapdragon 600x, mas a possibilidade de ser banido para sempre vai fazer você desistir da ideia.
Já em smartphones básicos como Samsung J5, J7, LG K10 e Moto G4, é impossível Fortnite chegar a esses aparelhos. Além da limitação de hardware para rodar o jogo no mínimo, a tendência é que Fortnite ganhe mais conteúdo e passe a ser incompatível nos top de linha de 2016.
Com isso, podemos chegar à conclusão de que uma parcela enorme de jogadores, não só do Brasil, vai ficar sem jogar este que é um dos games mais badalados do momento. A única solução possível para esse dilema é a Epic Games lançar uma versão mais leve.
Essa versão leve, seria bem-vinda até mesmo para o Galaxy S7 e outros top de linha de 2016 que vem sofrendo para rodar o jogo. Uma versão com mapa reduzido e poucas skins seria o suficiente para incluir muito mais gente na brincadeira.
Quem possui celulares como Samsung J5, Moto G4, G5 e G6, a melhor alternativa é o jogo Creative Destruction. O game equilibra com perfeição seu visual de modo a rodar até mesmo em aparelhos de entrada, com 1.5 GB de RAM.
Desenvolvedora: ZuoMasterDeveloper
Publicidade: Não| Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 4.4
Idioma: Português | Tamanho: 900 MB
No último vídeo de "Pergunte qualquer coisa" de Delta Force, o primeiro após o lançamento…
A Riot Games fez uma postagem no X (antigo twitter) com uma mensagem sugerindo uma…
Para jogadores que fazem transmissões ao vivo, ocultar seus nomes de usuário pode salvar vidas.…
O update 24 do Blox Fruits trouxe um Rework da Fruta Dragon que está sendo…
O Evento do update 24 de Blox Fruits trouxe novos desafios, incluindo o sistema de…
A Studio Wildcard lançou finalmente Ark: Ultimate Survivor Edition Mobile no Android e iOS. O…
View Comments
Realmente Fortnite é pesado. No meu iphone 8 plus ele roda a 30fps....seria um sonho que rodasse a 60fps...Pubg eu coloco na qualidade mínima só para manter os 60fps mesmo que rode no ultra a também 30.
Por esse motivo um dos games que mais tenho jogado ultimamente no meu smart tem sido o Pubg mobile e tmb bullet force, que é bem leve e roda suave.
Fica de aprendizado. Não é porq o iPhone 8 rodou liso com as mãos nas costas esse jogo q os outros vão rodar tmb.
Acho que lançaram pra mobile na hora errada, deveriam lançar só no final de 2019 ou 2020
https://androidgeek.pt/fortnite-fatura-us-300-milhoes-no-ios-em-200-dias
As pessoas estão vendo apenas o lado dos low-ends, eles já estão faturando muito, e estão pensando a longo prazo e não no agora.
Resumindo, eles não precisam NECESSARIAMENTE desse público.
Eu falei kk, mas a galerinha dos J7 Prime ainda não aprendeu o que é celular e ficaram sonhando muito alto, pode ver que pelo menos no Brasil, pouca gente fala de Fortnite Mobile, pouca gente faz conteúdo sobre.
Galera tem que aprender que celular de 2016 e etc já está ultrapassado pra jogos atuais, os jogos mobiles evoluem muito rápido e precisa de mais poder de processamento, assim como foi no PC lá nos anos de 2005 e etc que os jogos passaram de 256mb pra 2GB e Ram de 256 pra 1GB e assim vai até hoje...
Tem gente que se assusta com um PC com 16 GB de RAM em pleno 2018. 😂
Creative Destruction o jogozinho paia do caramba.
eu tenho um xiaomi mi 5 plus e nao roda fala que é imcopativel tncc isso que ta na lista deles da raiva os cara fala tudo errado
A Epic está pensando a longo prazo e prezando pela experiencia cross-plataforma, então, dificilmente uma versão lite irá ocorrer.