A produtora finlandesa Next Games reportou um prejuízo de US$ 12 milhões de dólares (aproximadamente R$ 45 milhões de reais) nos últimos três meses. Esse é um declínio significativo em relação ao ano passado. Embora a receita tenha sido levemente maior do que no ano anterior.
Essa “montanha russa” para a Next Games tem nome e se chama The Walking Dead: Our World (Android e iOS). O game lançado apenas para celulares, foi marcado por expectativas e frustrações para os dois lados (empresa e clientes).
O lançamento do game foi marcado por problemas técnicos que vão além de incompatibilidade com alguns aparelhos. Erros de conexão (que resultam em “forced close”) com o servidor e problemas de performance até mesmo em smartphones intermediários.
Do lado da empresa, a frustração se deve ao gasto exagerado em marketing, que não se converteu em vendas dentro do game.
O fraco desempenho também tem outra explicação. The Walking Dead No Man’s Land (Android e iOS) continua a sofrer um declínio nos usuários e nas vendas (apesar dos downloads irem bem).
Para finalizar, a série de TV encerrou um ciclo de um dos principais personagens, o que gerou um anti-clímax e descontentamento da maioria dos fãs.
A Next Games afirma que, após uma campanha de marketing de abertura forte, esses problemas afetaram a funcionalidade do jogo e levaram os usuários a sair e a receita declinou.
No seu auge, o jogo contava com 625 mil usuários ativos diários quando foi lançado – a média combinada de downloads de julho a setembro foi de 668.566.
A Next games afirmam que os problemas de The Walking Dead: Our World já foram contornados, mas isso “diminuiu consideravelmente o desenvolvimento de receita do jogo”. A empresa também está atrasada em seus planos para recuperar os gastos com marketing.
O estúdio mantém ambos os seus jogos de Walking Dead por que ainda são rentáveis.
A Next Games recentemente lançou em soft-launch o RPG de Blade Runner 2049 e também conseguiu o contrato de licença para o lançamento de outro título envolvendo o filme.
Esses títulos exigirão investimento. Como resultado do desempenho insuficiente de seu portfólio existente, bem como uma maior espera pelo retorno de investimento do marketing e custos acima do esperado, a posição de caixa da empresa piorou.
Isso colocou a Next Games em uma situação em que a receita de seus títulos da Walking Dead “não cobrirá os custos relacionados a produtos em fase de desenvolvimento, antes que a receita de Our World cresça”. Disse a CMO Saara Bergström.
As ações da Next Games fecharam ao menor preço de € 1,48 euros em 13 de novembro. A empresa terminou seu primeiro dia de negociação após o IPO de 2017 em € 9,5 euros.
Fonte: Pocketgamer.biz
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O problema é que lançam o jogo mal acabado, cheio de bugs e faltando conteúdo, e querem que os usuários continuem jogando ou pior, gastando rios de dinheiro. A ganancia no mundo dos jogos as vezes é o pior caminho.
As empresas precisam entender que tem de ser investido na produção do jogo, e não em marketing desnecessário!