Para presidente da Nintendo, o foco no mobile é apenas para explorar a popularidade da plataforma e lucrar com ela.
Desde que a Nintendo anunciou a sua iniciativa para jogos mobile – e principalmente de satisfazer acionistas – vejo gente sonhando em jogar clássicos do Wii e GameCube completinhos no celular de forma gratuita. Isso sempre me rendeu boas risadas. Sabe por quê?
O objetivo da Nintendo em trazer suas franquias para o mobile nunca foi lançar os maiores clássicos de forma gratuita. Nada de Mario Kart 8 completinho no celular. Isso ficou claro para mim no “dia 1” em que anunciaram que iriam fazer jogos para celular, lá em 2015.
Em entrevista recente ao um jornal japonês, o sexto presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, apenas repetiu o mesmo discurso do seu antecessor, Tatsumi Kimishima.
“Os smartphones têm seus próprios estilos de jogo exclusivos. Não pretendemos que os jogos do Switch sejam reproduzidos como jogos para smartphones ou vice-versa. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas se interessem pelos personagens da Nintendo e aumentem nossa base de fãs. No entanto, os jogos em dispositivos inteligentes são diferentes dos consoles – um jogo de dispositivo inteligente não é vendido. Em vez disso, depois que o jogo é distribuído, mais conteúdo continua sendo adicionado. Um fluxo estável de receita está ligado a essa melhoria constante do jogo. Continuaremos nosso ritmo de lançamento de dois ou três jogos de dispositivos inteligentes por ano.”
Fica claro que o presidente da Nintendo enxerga os jogos mobile como a grande maioria das empresas na atualidade. Eles veem os games de celular como “serviço” e não como “produto”. Ficou claro pelo comentário que agora eles pretendem lançar apenas jogos gratuitos e lucrar com o apelo dos seus personagens.
Então para quem espera o próximo lançamento da Nintendo, que poderá ser um Mario Kart ou The Legend of Zelda, já pode descartar aquela ideia de jogar um game completo no celular. Vamos ter sorte se o Mario Kart, por exemplo, tiver pelo menos corridas completas e não seja apenas um joguinho de corrida infinita.
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Fonte: NintendoEverything
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Eu compreendo totalmente a posição da Nintendo, que inclusive, foi muito superior a da Blizzard com o Immortal (não chamarei de Diablo até testá-lo kk). Os jogos mais aclamados de fato devem de ficar nos consoles deles que já são um "dispositivo móvel". Não teria sentido lançarem jogos pesados para celulares enquanto o Switch é um campeão de vendas no mundo todo, acredito que só irias desbancar.
Lançarem os "joguinhos" de celular é a melhor posição que a empresa pode ter para não ficar de fora desse mercado. Parabéns pela posição Nintendo :3
(Posição de um jogador voltado mais ao PC e em segundo plano ao mobile.)