Não demorou muito para que Jornais e correntes de fake news no WhatsApp encontrassem um culpado para o massacre ocorrido hoje (13) em uma escola em Suzano, zona metropolitana de São Paulo. E a culpa cai erroneamente sobre o game Free Fire.
Apesar de não haver evidências de que os jovens eram jogadores de Free Fire, não demorou para a mídia e pessoas no WhatsApp jogar a culpa no game.
O vice-presidente da república, General Hamilton Mourão também disse em entrevista: “os jovens estão muito viciados em videogames violentos”. Foi o suficiente para reaquecer o velho debate.
Diversos estudos já comprovaram que games não deixam as pessoas violentas. Como este aqui publicado em 2014.
Contudo, é preciso que pais fiquem atentos a classificação indicativa dos games. Free Fire, por exemplo, é um jogo com classificação para maiores de 14 anos.
– Reprise de Columbine
O massacre ocorrido em Suzano tem muitas semelhanças com o acontecido em Columbine High School, nos Estados Unidos, em 1999.
Ambos foram realizados por dois garotos desajustados socialmente. Em ambos, a imprensa tentou colocar a culpa nos games. No de Columbine, colocaram a culpa sobre o jogo Doom (PC).