A Google anunciou ontem (19) o Stadia, o seu serviço de streaming de jogos. Não é necessariamente uma tecnologia nova, muitas empresas já tentaram engatar serviços parecidos, mas apenas a Sony obteve sucesso recentemente.
Então, o que Google precisa fazer para o serviço funcione de forma atrativa no Brasil e no mundo.
Para quem não sabe, já existiram muitos serviços de streaming de jogos. Onlive, Gaikai, PS Now e Gloudgames, a lista é longa. O que a Google anunciou essa semana foi completamente extraordinário para os “não gamers”, mas praticamente chove no molhado para quem já escuta há anos essa história de “jogos pela nuvem”.
A PS Now é o exemplo mais expoente. A plataforma oferece um total de 650 jogos via streaming com uma qualidade visual e de latência impressionante.
Mas parece que dessa vez a coisa vai. Com uma gigante como a Google com servidores espalhados mundo à fora, pode ser que esse tipo de serviço finalmente obtenha o sucesso que merece.
Mas o que a Stadia precisa fazer para ser sucesso no Brasil? Vamos debater sobre o assunto.
A Google prometeu mundos e fundos, mas literalmente não demonstrou mais que 5 jogos. Não foi informado preço.
Sobre a qualidade de conexão, serão exigido pelo menos 25 Mbps para oferecer 108p@60fps. (fonte aqui). Para obter 4K@30fps, o usuário irá precisar de pelo menos 30 Mbps. Vale lembrar que esses não são os requisitos mínimos para usar o Stadia.
A Google deixou em aberto que o Stadia vai funcionar literalmente em qualquer lugar. Isso, é claro, exige uma infraestrutura gigante. Esse sempre foi o grande problema desse tipo de serviço.
Para um serviço de streaming de baixa latência, é essencial que existam servidores com localização próxima, ou pelo menos, no mesmo país da pessoa que está tentando acessar o serviço.
Então é preciso que a Google coloque o pé no chão, deixe os requisitos os mais baixos possíveis para ser um serviço atrativo para quem não possui console ou PC Gamer.
O input lag precisa ser tão bom quanto o da PS Now, que nos países onde funciona fica em torno de 100 MS.
A grande questão em torno dos serviços de jogos pela nuvem não é a velocidade da conexão em si, mas a baixa latência.
De nada adianta o usuário ter uma conexão excelente com ping abaixo de 10ms e os servidores da Google estarem localizados a milhares de quilômetros de distância.
Vamos esquecer jogos em 4K@60fps e pensar um pouco. A Google precisa oferecer pelo menos jogos em 1080p@30fps para pessoas com conexão de 10 MB. ou até mesmo 720p@30fps para quem possui 5 MB.
Para usuários de internet via fibra, um serviço de streaming de games funcionaria sem muitos problemas. Até mesmo para quem tiver apenas 10 MB.
Enfim, para a realidade do nosso país, o Stadia precisa oferecer um serviço bom, mas que não exija uma conexão “da Nasa”.
O principal problema da Stadia neste momento são os jogos. Ao que tudo indica, Sony e Microsoft vão lançar serviços parecidos globalmente em breve.
Até o momento, foram anunciados apenas 5 jogos para o Stadia.
A Sony já está com o PS Now funcionando em muitos países ao preço de US$ 9,99 dólares ao mês, algo em torno de 37 reais.
A PS Now oferece 650 games. Parece muito mas a maioria são jogos de “segundo escalão”.
O grande defeito do serviço da sony é o marketing. A empresa exige um controle de Playstation 4, e oferece, em sua maioria, jogos da geração passada ou do começo da geração do PS4.
Voltando a Stadia, foi dito que ele rodará sobre máquinas Linux. Isso por si só já é um grande problema em termos de games. Muitos títulos não possuem versões para Linux.
O serviço vai precisar de ambos, games e preço atrativo. Seria interessante a Google disponibilizar pacotes mais baratos que os oferecidos pela Sony.
Qual a utilidade de um serviço de games via streaming? O objetivo é utilizar um grande poder computacional sem precisar comprar um PC Top ou Console de videogame. Não é mesmo?
Então de nada adianta oferecer o serviço para clientes que já possuem dispositivos potentes e já são compradores assíduos de games.
A Google precisa focar o marketing nos chamados “não gamers”, oferecer como principal vantagem ter acesso fácil, e sem frescura, a jogos de ponta.
Para finalizar, não poderia deixar de lado o nosso foco que é a mobilidade. Espero que com o lançamento do Stadia, finalmente morra aquela apelação de “jogo tal mobile”, pois não precisaremos mais ficar procurando “cópias” de jogos para o mobile. Vamos jogar os próprios The Witcher, GTA V e etc.
O Stadia, e outros serviços que chegarem ao Brasil, vão acabar de vez com a grande escassez de jogos singleplayer para mobile.
Mas por ser da Google, a Stadia precisa manter o foco que a empresa sempre demonstrou durante todos esses anos, o foco nos celulares.
A Google precisa oferecer um serviço “sem frescura”, que não exija controles físicos, mas quando pedir, precisa ter suporte amplo a qualquer tipo de controle Bluetooth compatível com celulares Android.
E você o que acha? Está empolgado com o Stadia? Deixe um comentário!
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