Muita gente ficou me perguntando no Facebook por que eu achei a nova atualização de PUBG Mobile ruim.
Apesar das poucas novidades boas (modo spec para amigos), o update mostra que a Tencent não vai otimizar o jogo e nem criar modos realmente relevantes como Hardcore e um padrão com mapas menores.
– Skins cada vez mais ridículas
Há muitas semelhanças entre as skins atuais de PUBG Mobile e Free Fire. Antes, as Skins de PUBG era mais relacionadas ao enredo do jogo, (pós-apocalíptico).
Essas semelhanças não são meras coincidências.
Não levando em conta aquela antiga skin de milho, aquela para comemorar milhões de jogadores, a atualização mostra uma apontamento cada vez mais alinhado com o que Free Fire já vem fazendo.
A questão é que o jogo está partindo para o lado do lucro, e deixando o desenvolvimento de lado. Assim como Free Fire fez.
– O que já era chato, ficou pior
O novo modo “Noite Sombria” é muito chatinho.
No menu, o jogo afirma que é preciso matar zumbis para aumentar sua vida nos modos zumbis. O que é uma baita mentira! A recuperação de vida é mínima.
O modo “Até a Clarear 2” é o mesmo modo de antes e continua divertido. Mas o modo “Noite Sombria” é, sem nenhuma dúvida, o modo mais chato do jogo.
No “Noite Sombria”, os jogadores precisam ficar dentro das casas, ou serão infectados pelo vírus e morrem rapidamente. Esse modo limita muito a mobilidade, algo fatal em um jogo de mundo aberto.
– Festival de banners para tentar te vender algo
A quantidade de banner que surgem ao iniciar o game está ficando cada vez mais parecido com Free Fire. Se você joga várias vezes ao dia, é obrigado a passar sempre pelos mesmos banner de anúncio de compra de itens.
A coisa ficou ainda mais chata pois esses pop-ups surgem até mesmo quando você está olhando o seu inventário.
– RPG é o equivalente ao lança-granadas do Free Fire
O RPG ficou de fora da atualização. Talvez pela semelhança com o lança-granadas do Free Fire, uma arma polêmica que literalmente ganha a partida em várias situações.
– Animal companheiro
Eu sei que Free Fire não foi o primeiro jogo a adicionar animais de estimação (companheiros). Mas ficou evidente que PUBG Mobile aderiu a moda depois do jogo da Garena.
O comportamento do “companion” é quase idêntico ao do Free Fire, uma adição que não muda em nada no game, e só serve para ser uma “nova fonte de skins”.
– O que ficou bom?
O sistema de pareamento das partidas melhorou muito. Muito Mesmo! Agora se vê uma demora muito maior para jogar no PC (independente do emulador).
Isso indica que o jogo realmente está passando um tempo maior para escolher os jogadores e garantindo assim, que quem joga no PC não encontre um jogador de mobile.
– O que poderia melhorar?
1. Otimização
O jogo ficou pesado de novo. Ele exige mais processamento e já tem jogadores nos fóruns e grupos reclamando da otimização em aparelhos intermediários.
Quem já jogou as versões chinesa e coreana, sabe que é basicamente o mesmo jogo, com melhor otimização.
2. Modo Mini-zona em todos os mapas e sem dias específicos.
Esse modo já existe em no Arcade em Erangel, mas eu queria ver ele em todos os mapas e jogável a qualquer hora do dia. Com certeza muitos jogadores iriam preferir ele ao padrão. “Menos loot e mais treta”.
3. Modo Hardcore
O modo Hardcore foi adicionado por um tempo e nunca mais voltou. Era o modo mais fiel ao Battlegrounds do PC.
– Conclusão
Fica a impressão que PUBG Mobile já atingiu o seu auge, falo em termos de desenvolvimento, não de popularidade.
Daqui para frente, não estranhe ver skins e escolhas de design cada vez mais fora da realidade do game. O jogo ficará cada vez mais parecido com Free Fire, outro título que já percebi que já extrapolou a tempo o seu auge criativo, e que os produtores ligaram o “gerador de skins”. 🤣