No começo de agosto, a Google começou os testes do Play Pass. Um serviço de assinatura que dará jogos pagos “de graça” para usuários que estiverem dispostos a pagar R$ 4,99 (R$ 20 reais por mês).
Além dos jogos pagos, o serviço vai oferecer diversas recompensas como skins em vários jogos freemium. Mas será que vai valer a pena?
Mas o que exatamente o Play Pass vai oferecer?
No quesito games, o Play Pass pretende ser a versão Android do Apple Arcade. Mas, apostando em conteúdo já existente na própria loja de aplicativos e games.
Os assinantes poderão usufruir de jogos sem anúncios ou compras embutidas. Isso já é realidade para quem curte jogos pagos. Contudo, haverá também jogos freemium com versões sem in-app purchases.
O que isso significa? Significa games free-to-play antigos com todas as compras internas desbloqueadas. Porém, duvido muito que isso aconteça com games mais recentes, como por exemplo: Free Fire, Clash Royale, Fortnite, PUBG e etc.
Leia também:
Apple Arcade: novo serviço mira em jogos premiums e OFFLINE
Esses são os jogos confirmados para Apple Arcade (até agora)
– Quais serão os jogos do Google Play Pass?
Ainda não há confirmação de quais jogos estarão disponíveis no serviço, mas screenshoots tiradas pelo site Android Police, revelaram alguns deles:
- Monument Valley
- Life is Strange
- Portal Knights
- Star Wars Kotor
- Limbo
- Stardew Valley
- Terraria
- Old Man’s Journey
- Marvel Pinball
- Mini Metro
- Threes
- Ticket to Ride
O serviço está em testes e não foi divulgado para o grande público. Fica óbvio que o catálogo precisa melhorar.
– E aí? Vai valer a pena?
Tudo vai depender do que for oferecido ao consumidor. Para se tornar um serviço interessante, o Play Pass precisa agregar outras coisas além dos jogos.
No Marketing do serviço, ainda em testes, há a informação de que serão centenas de jogos e aplicativos sem nenhum custo adicional.
Uma frase interessante, informa que o usuário vai explorar de “Jogos de Puzzle a aplicativos premium de músicas”. Será que Google Play Pass dará acesso ao Youtube Music também?
Saber se vale a pena? Isso apenas no lançamento do Play Pass. Entretanto, fica evidente que a Google precisa investir não apenas no marketing, mas também na própria plataforma. A Apple investiu mais de US$ 500 milhões de dólares em diversos estúdios, a maioria, de desenvolvedores indie.
O Play Pass ainda não tem data de lançamento prevista.
Fotos