Aconteceu há alguns dias a Tencent Game Developer Conference, uma conferência exclusiva da gigante dos games.
É quase impossível não fazer um paralelo entre a GDC, evento que acontece em San Francisco, EUA, e a TGDC na China. Não sei se foi intenção da Tencent.
Mas a TGDC é um evento exclusivo da Tencent que acontece no seu Instituto de Games.
A TGDC deste ano aconteceu no dia 24 de setembro e gerou muitos pontos interessantes para discutir.
Uma delas era a condição da indústria de games chinesa, que atualmente está muito animada. 554 milhões de pessoas estão baixando e jogando games chineses, o que representa um aumento de 5,1% em relação a 2018.
E eles estão gastando mais dinheiro. A receita cresceu 10%, para US $ 16,3 bilhões – uma proporção muito saudável do faturamento de US $ 152,1 bilhões do mercado global de jogos – também em relação ao ano passado.
Entre os principais tópicos discutidos no TGDC, estava a política de marketing da China e como ela se relaciona com os mercados externos. Com a chegada do 5G na China e o crescimento exponencial dos jogos mobile como um meio, os desenvolvedores estão voltando sua atenção para o futuro desse cenário.
Os desenvolvedores estão animados para crivar novas IPs com conteúdo peculiar com referência a cultura chinesa. Por lá, há um sentimento de reconhecimento de que os jogos são a “nona arte”.
Em termos de expansão global, os desenvolvedores chineses reconhecem que estão enfrentando forte concorrência de estúdios como a Ubisoft, provocando uma aceleração em P&D em direção a jogos maiores e melhores que podem se destacar no cenário global.
Uma das principais estratégias da Tencent para lidar com os meses e anos desafiadores é a cooperação com 19 grandes universidades em todo o mundo, incluindo grandes influenciadores como o MIT, a Universidade do Sul da Califórnia e a Universidade de Shanghai Jiao Tong.
Essas parcerias visam facilitar o fluxo livre de idéias para promover o progresso comercial e artístico da ciência e dos games na China e no exterior.
A TGDC também apresentou algumas palestras fascinantes, incluindo uma apresentação do chefe de desenvolvimento de IP de League of Legends, Thomas Vu, que descreveu a estratégia de longo prazo da empresa.
League of Legends agora tem dez anos, mas este MOBA excepcional sobreviveu e prosperou graças a um processo constante de aprimoramento e expansão. O jogo se tornou um universo, com uma abordagem centrada nos fãs, garantindo que ele ressoe com seu mercado-alvo.
De acordo com Thomas Vu, “apenas no coração dos fãs os heróis e as histórias sobrevivem.”
Pouco foi falado sobre jogos mobile, mas se você quiser saber mais sobre o evento. Acesse o site oficial.
Com informações de DroidGamers e Gamezeebo
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