Ainda na esteira dos acontecimentos de 2019, vamos ao um top de surpresas e decepções que tivemos ao longo do ano que se passou. Eu sei, esse top está um pouco atrasado, mas eu tinha que trazer ele para vocês, 2019 foi um ano atípico.
– Surpresas de 2019
Não entra na lista de surpresas coisas óbvias como lançamentos de jogos já previstos ou anunciados anteriormente. Esse tópico diz respeito às surpresas positivas. As surpresas negativas obviamente, vão ficar no tópico de decepções.
1. Streaming de jogos finalmente entrou na cabeça da galera
Como essa ideia demorou para entrar na cabeça do grande público, em especial, os jogadores de celular. Explicamos diversas vezes, mas muita gente nem deu bola.
Mesmo com gigantes como Google entrando no mercado em 2019, com o Stadia, as pessoas se recusavam a ver como o streaming de jogos é positivo para mobile gaming.
Pois bem, bastou vazar uma beta do Nvidia Games, com alguns jogos disponíveis de graça para testar, que a galerinha mobile ficou louca!
E a boa notícia é que vai “chover” serviços de streaming de jogos em 2020. O mais recente deles é o Migu, que permite jogar de graça vários jogos de PC e Consoles (PS4 e Xbox One) como: GTA V, Sekiro, Control, Devil May Cry 5, The Witcher 3, A Plague Tale: Innocence, Resident Evil 2 e muitos outros.
2. Free Fire ficou ainda maior em 2019
Em 2019 todo mundo esperava que o subgênero Battle Royale “esfriasse” um pouco. Afinal, isso vem acontecendo no PC, mas não foi o que ocorreu! Fortnite e PUBG Mobile continuaram batendo recordes.
Porém, nada se compara ao fenômeno social chamado Free Fire. O jogo continuou gigante no Brasil.
Fomos até convidados para a final mundial do evento no Rio de Janeiro, um evento que superou todas as finais de jogos similares em termos de números de audiência. Para se ter uma ideia, a final do Mundial do Free Fire superou em audiência os dois eventos de fim de ano do PUBG Mobile: Club Open e PEC (China).
O ano de 2020 parece que não vai ser diferente. Seria uma surpresa se a Garena anunciasse um Free Fire 2.
3. Publicadoras Chinesas de olho no ocidente
PUBG Mobile, Free Fire, Call of Duty Mobile, Saint Seiya Awakening, o que todos esses jogos de sucesso têm em comum? Todos vieram de produtoras chinesas.
Em 2019, as publicadoras menores acordaram para a realidade. Os games chineses fazem muito sucesso no ocidente, especialmente na América Latina.
Youzu e GTArcade lançaram com sucesso Saint Seiya Awakening. O game possui legendas em português lucra sólidos US$ 4 milhões por mês apenas no Android. A Koramgame lançou com sucesso Bleach 3D no ocidente também.
A Archosaur Games pretende trazer Dragon Raja para o ocidente, e o jogo já está em pré-registro no Ocidente.
E olha que nem mencionei a NetEase Games, atualmente a nova gigante dos games mobile quando o assunto é lançamento de jogos. A NetEase lançou vários Battle Royale em 2019, além de muitos jogos de MOBA e RPG. Ela inclusive foi convidada pela Blizzard e Marvel para desenvolver games como Diablo Immortal e Marvel Super War, respectivamente.
4. Apple Arcade é incrível, mas pouca gente notou
A Apple lançou seu serviço de assinatura de jogos, o Apple Arcade, em setembro de 2019. Muita gente que não possui iPhone e iPad achou algo desnecessário, mas basta uma pequena olhada no catálogo de exclusivos para ver que há muita coisa boa lá.
O Apple Arcade é uma grande vitória para os amantes de jogos offline. Jogos como os multi-premiados Sayonara Wild Hearts e WHAT THE GOLF estão disponível na plataforma.
Obviamente esse é um serviço indicado para quem é fã de jogos indies e games que não são online. Existe sim um grande público para isso.
Em 2019, o iOS, em conjunto com o Apple Arcade, continuou incrível com seus jogos exclusivos. Em 2020, vamos ver games como The Pathless sendo lançado primeiro no iOS.
5. Anúncios da Riot para Mobile
A Riot, criadora de League of Legends, anunciou muitas novidades em 2019. A maior delas foi finalmente o lançamento de League of Legends Mobile: Wild Rift.
O jogo não será o mesmo do PC, mas manterá boa parte da experiência. Há quem reclame, mas queriam o quê? Partidas de uma hora no celular? Infelizmente o mobile ainda tem a limitação técnica da bateria e isso é levado em conta na hora de criar jogos.
Além de Wild Rift, foi anunciado, e lançado em soft launch, Teamfight Tactics Mobile. Esse último, sim, é o mesmo jogo de PC e permite crossplay entre as duas plataformas.
A Riot ainda revelou outros projetos como um jogo de luta e um FPS. Será que eles serão lançados para mobile também? Vamos torcer!
6. Emulação do Nintendo GameCube e Wii foi “desbloqueada”
Finalmente a emulação do Nintendo GameCube e Wii foi “desbloqueada” no Android. Digo isso por que ficou extremamente fácil e comum rodar jogos desses dois sistemas em dispositivos top de linha (Snapdragon 845 ou superior). Sem lag, com taxa de quadros superior a 30fps e sem problemas no áudio.
Até mesmo alguns intermediários conseguem se arriscar na emulação (Snapdragon 660 ou superior no modo Vulkan). Mas alguns jogos vão apresentar lentidão.
O emulador Dolphin simplesmente é sensacional, recomendo muito o download.
– Decepções de 2019
Assim como acontece em qualquer mídia, as notícias ruins têm um impacto muito maior. E 2019 reservou algumas surpresas desagradáveis para o mercado mobile. Confira os fails que aconteceram no ano passado.
1. Payday: Crime War foi um desastre completo
Jogos de tiro em primeira pessoa são absurdamente populares nos smartphones. Vemos jogos como COD Mobile sendo um sucesso absoluto. E tem espaço para todo mundo, afinal a produtora de Standoff 2 era minúscula e o jogo é um desses sucessos que apenas quem conhece o mercado mobile sabe.
E então uma desenvolvedora de sucesso como BadFly Interactive se une a Starbreeze para desenvolver uma versão mobile de Paypay. O que poderia dar errado? Apenas tudo!
Payday: Crime War foi constantemente adiado e quando finalmente chegou em agosto de 2019, tinha apenas o modo “mata-mata”. Resultado? Ninguém deu a mínima para jogo.
Detalhe, o game foi lançado globalmente em agosto e removido em dezembro. Apenas quatro meses após o lançamento ele já tinha data e hora para morrer.
A boa notícia, se é que é boa mesmo, é que a desenvolvedora BadFly está procurando uma nova publicadora para o jogo.
2. Choro e tristeza no encerramento de Durango
Uma coisa é um jogo ruim ser encerrado. Outra bem diferente é um jogo bom.
Durango foi vítima mesmo de excessivos beta testes e adiamentos. Quando o jogo finalmente foi lançado globalmente, em maio de 2019, o game já havia morrido na Coreia do Sul (seu principal polo) e aguardava a morte no restante do mundo.
Uma mancada daquelas que só podemos culpar a própria Nexon. A publicadora adiou o jogo por mais de um ano, e quando ele finalmente chegou, já haviam concorrentes as quais o público já estava viciado e não queria largar.
O encerramento do serviço do jogo foi marcado por choro e tristeza não apenas dos jogadores, mas também dos criadores do jogo, o estúdio estúdio What!
3. A Gameloft encolheu
Fechar estúdios ao redor do mundo e cancelar jogos definitivamente não combina com uma empresa que está crescendo? A Gameloft encolheu em 2019 reduzindo custos e priorizando o lucro.
Game que é bom? Apenas alguns joguinhos focados apenas no que é mais rentável como simuladores e puzzles.
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A Gameloft nem parece mais aquela empresa empolgante que lançava clássicos absolutos como Modern Combat 4 e Gangstar Rio.
4. Jogos cancelados
O ano de 2019 foi marcado pelo cancelamento de jogos de produtoras famosas. A Bandai Namco começou o ano com o pé esquerdo ao cancelar Tekken Mobile.
O game de luta até tinha uma boa proposta, mas era muito “pay to win”. Os jogadores rapidamente perceberam isso, e jogavam apenas para passar o tempo, sem gastar muito $$ no jogo. Resultado? A empresa não quis manter o projeto.
E ainda tivemos mais cancelamentos bizarros como os de Rush Wars da Supercell e Real Racing 4. Sim, Real Racing 4 estava mesmo em desenvolvimento e foi cancelado.
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5. O serviço de assinatura da Google é uma piada
A Apple lançou o seu serviço de assinatura de jogos, o Apple Arcade em março de 2019 e a Google decidiu copiar a ideia. Porém, faltou apenas um único detalhe: os jogos!
O Google Play Pass, serviço da Google, foi lançado nos EUA, e por enquanto, é uma completa piada! Não há um jogo novo sequer, apenas jogos muito antigos.
É tão ruim assim? Nem tanto, mas é um serviço com “zero” novidades! A Google fez publicidade de vários jogos antigos como se eles fossem novidades. Há até jogos de 2015.
A Google precisa se esforçar mais para lançar algo que pelo menos não pareça uma piada de mal gosto se comparado a concorrência.