Notícias

O que significa a compra da ARM pela Nvidia?

O mundo amanheceu com a notícia de que a Nvidia comprou a ARM por US$ 40 bilhões (cerca de R$ 211 bilhões).

A transação pode ter impactos profundos sobre a tecnologia móvel, já que ARM dita os padrões de arquitetura de CPUs nos smartphones há um bom tempo. Estaria a Nvidia se preparando para um futuro “Full Mobile” ou só quer ser dona da principal arquitetura do mercado móvel?

De acordo com a Nvidia, a operação teve como objetivo criar uma marca para a era da inteligência artificial e que possa chegar a mercados grandes e de alto crescimento.

Publicidade

Segundo o fundador e CEO da Nvidia, Jensen Huang, a “IA é a força de tecnologia mais poderosa de nosso tempo e lançou uma nova onda de computação. Nos próximos anos, trilhões de computadores criarão uma nova Internet das Coisas que é milhares de vezes maior do que a Internet das pessoas de hoje”.

Mas quem é a ARM ou o que diabos é a ARM?

A ARM Holdings desenvolve a arquitetura e a licencia para outras empresas como por exemplo: Apple, Samsung e Qualcomm. Essas fabricantes de chips, por sua vez, ficam livres para projetar seus próprios produtos, mas no geral, costumam implementar uma das arquiteturas da ARM – incluindo sistemas em chips (SoC) e sistemas em módulos (SoM). A ARM também projeta núcleos que implementam este conjunto de instruções e licencia esses projetos para várias empresas que incorporam esses projetos em seus próprios produtos.

Mas o nome da empresa não é ARM à toa. Ela significa diretamente a arquitetura Arm. Arm seria “Advanced RISC Machine”, originalmente “Acorn RISC Machine”. É uma família de arquiteturas de computação de conjunto de instruções reduzidas (RISC) para processadores em geral, mas que comumente é utilizada em dispositivos portáteis.

A arquitetura Arm virou um padrão da indústria. Porém, fabricantes como Apple, Samsung e Qualcomm utilizam apenas as instruções e design da ARM na CPU, mas usam GPUs próprias.

– O que a Nvidia está tramando?

Segundo a Nvidia, o foco da aquisição será na pesquisa e desenvolvimento de IA, com um investimento pesado em um centro de pesquisa na Inglaterra (Sede da ARM) e cujo resultados terá impacto na robótica, sistemas de saúde e carros autônomos.

Apesar de parecer sem impacto para o mercado mobile, a aquisição da ARM pode fazer com que as fabricantes se mexam e dependam menos da ARM na hora de projetar seus CPUs. Apesar da promessa de neutralidade da Nvidia, muita gente viu com desconfiança a operação. Inclusive o cofundador da ARM, Hermann Hauser, que acredita que a Nvidia quer “destruir” a ARM.

Fonte: Nvidia

Redação

Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: contato.mobilegamerbrasil@gmail.com Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

View Comments

Recent Posts

Sonic Rumble ganha data de lançamento e pré-registro, mas já está disponível para BAIXAR!

A SEGA anunciou oficialmente que Sonic Rumble, seu novo jogo multiplayer no universo do ouriço…

6 horas ago

ATHENA: Blood Twins abre pré-registro no Android e iOS e promete gráficos em 4K na Unreal Engine 5

ATHENA: Blood Twins é um novo MMORPG que promete gráficos impressionantes no Android.  O jogo…

1 dia ago

SD Gundam G Generation Eternal será lançado em 16 de abril para Android e iOS

A Bandai Namco confirmou que SD Gundam G Generation Eternal, novo jogo da consagrada franquia…

1 dia ago

TownsFolk: novo jogo para Android e iOS traz estratégia e visual em pixelart

O estúdio indie sueco Short Circuit Studio, conhecido por jogos como Teeny Tiny Trains e…

1 dia ago

Melhores Jogos Android e iOS – Março de 2025

O mês de março de 2025 foi repleto de lançamentos marcantes para os amantes de…

2 dias ago

Rumble Run: Novo Jogo para Android estilo Fall Guys “Realista” e muito engraçado

Um novo jogo de corrida e sobrevivência chegou ao Android prometendo desafiar os reflexos —…

2 dias ago