Ícone do site Mobile Gamer Brasil

iPhone 12 está sofrendo de Thermal Throttling em games? Testes mostram que sim!

Quando o iPhone 12 foi lançado, testes sintéticos mostraram o quão poderoso é o novo processador da Apple, o A14 Bionic. O novo celular da Maçã arrebenta os Android nos testes de Benchmarks. Mas tem uma pegadinha aí. 😉

Quando as pessoas receberam suas unidades e foram jogar alguns games, perceberam que algo não estava certo. Um exemplo foi o Youtuber do Canal TechTablets que percebeu “engasgos” em jogos pesados como Genshin Impact.

Ao realizar alguns testes de stress mais longos, ficou evidente que o novo smartphone da Apple, assim como os antigos, sofre de um severo caso de “Thermal Throttling“.

Publicidade

Vídeo do canal TechTablets com teste entre: iPhone 12 Pro Vs Mi 10T Pro Vs Mi 10 Ultra Vs Poco F2 Pro.

iPhone 12 Pro Vs Mi 10T Pro Vs Mi 10 Ultra Vs Poco F2 Pro Thermal Throttling Test!

Mas o que é o Thermal Throttling? É uma limitação de processamento causada por superaquecimento. Quando o processador esquenta perto ou além dos limites de sua capacidade operacional, ele baixa a frequência/clock durante alguns segundos, a fim de controlar a temperatura. Com isso, o desempenho do processador é afetado e baixa momentaneamente. Mas o Thermal Throttling pode durar muito mais, caso você esteja jogando um game pesado, por exemplo.

Qual é a jogada então?

A pergunta ficaria melhor assim: “qual não é a jogada”. O iPhone 12, assim como o 11, detonam tudo e todos smartphones em testes de benchmark. Mas apenas em testes curtos. Em testes de stress como o 3DMark WildLife Stress Test, que dura cerca de 20 minutos e mede especialmente a GPU em testes gráficos 3D (ou seja, em games), fica claro que os iPhones capam o desempenho das GPUs logo após os primeiros minutos.

Problema afeta também o iPhone 11. Na direita, temos o OnePlus 8.

A imagem acima, do site hothardware.com, mostra também o iPhone 11 (na esquerda) passando pelo mesmo problema. Veja como o OnePlus 8 (na direita) mantém o desempenho ao longo de todo o teste (que dura cerca de 20 minutos). No iPhone 11, o desempenho cai após o primeiro loop. No fim do teste, todos os iPhones ficam com desempenho parecido com os smartphones Android com Snapdragon 865, com pontuação perto dos 4000 pontos.

A boa notícia é que o usuário leigo não vai perceber a queda de desempenho. Afinal, o desempenho do iPhones 11 é tão bruto que segura qualquer jogo com qualidade gráfica “no máximo”. O que era para ser verdade também no iPhone 12. Mas segundo os testes do TechTablets, os novos iPhones estão sofrendo para rodar Genshin Impact na configuração alta e com os 60 fps habilitados.

Google News
Sair da versão mobile